Superesportes

CRUZEIRO

Mano vê bom início de Brasileiro sem surpresa, mas pede evolução no Cruzeiro

Treinador aposta na volta de jogadores lesionados para afirmação do time

Vicente Ribeiro
Mano elogia grupo e aposta em um Cruzeiro ainda mais forte no Brasileiro com a volta dos lesionados - Foto: Marcello Zambrana/Light PressO bom começo de Campeonato Brasileiro do Cruzeiro, um dos líderes ao lado de Chapecoense e Corinthians, não é surpresa para o técnico Mano Menezes. O treinador considera que a posição de destaque do time celeste, nas três primeiras rodadas, é merecida pelo grupo de jogadores de que dispõe. Mas ele faz um alerta: é preciso trabalhar na evolução da equipe ao longo da competição, para uma afirmação definitiva na briga pela taça.
Mano participou do programa Bola da Vez, exibido nesta terça-feira pela ESPN Brasil, e disse que o Cruzeiro manteve o nível de atuação da primeira passagem do treinador pelo clube, em 2015. Naquela ocasião, a equipe brigava contra o rebaixamento e, com a chegada do técnico, teve uma recuperação impressionante e terminou o Brasileiro em oitavo lugar. O comandante acabou aceitando proposta do futebol chinês e interrompeu o trabalho ao fim daquela temporada.

No ano passado, o Cruzeiro passou por situação parecida e trocou de comando duas vezes até o retorno de Mano. Depois de um péssimo primeiro turno de Brasileiro, o time celeste reagiu e fechou o campeonato em 12º, conquistando vaga para a Copa Sul-Americana. Ao contrário da temporada anterior, o comandante permaneceu no clube, que se reforçou e manteve o nível em 2017, largando bem na competição atual.

“Não é um aborto da natureza o Cruzeiro estar nas primeiras posições. Eu sempre digo que iniciar o campeonato bem é bom, mas é preciso evoluir a partir desse bom começo. É uma necessidade que vai se colocar para a equipe”, declarou o treinador, que demonstra confiança com a volta de jogadores que estavam lesionados, como os armadores Thiago Neves e Robinho, o zagueiro Dedé, o lateral-direito Ezequiel e, mais para frente, o atacante Rafael Sobis, que se recupera no departamento médico.

“Com o retorno de vários jogadores que perdemos na reta final do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro vai crescer como nível de atuação. O time vai jogar melhor, pois são jogadores importantes que ficaram fora naquele momento. Então, o Cruzeiro pode estar aí sim, entre os primeiros”, acrescentou Mano, satisfeito com o fato de o time celeste brigar pela liderança – sete pontos, duas vitórias e um empate, campanha semelhante às da Chapecoense, que lidera no saldo de gols, e Corinthians, o segundo nesse quesito.

Continuidade


Mano vê a continuidade do trabalho, retomado no ano passado no clube, como fator fundamental para o bom começo no Brasileiro. “Na minha retomada no Cruzeiro, a exemplo da primeira vez, o time estava com dificuldades. Mas havia um grupo de qualidade e foi possível fazer a reação nas duas vezes. Na primeira, ainda chegamos em oitavo e na segunda, em 12º. Mas com aproveitamento de pontuação de equipes que estavam entre as primeiras, o que comprova a qualidade do grupo. O Cruzeiro foi o melhor do segundo turno na minha primeira passagem, e teve a quinta melhor campanha na segunda. Com ajustes, poderíamos fazer um Campeonato Brasileiro entre os primeiros, como estamos”, comentou.