Estádios
Cruzeiro e Flamengo já se enfrentaram em 18 estádios diferentes em todo o Brasil. O Mineirão foi o que mais recebeu jogos dos rivais: 32. O confronto desta quinta será o 31º no Maracanã. Até aqui, houve oito vitórias do Cruzeiro, 14 do Flamengo e oito empates. Curiosamente, o duelo já foi realizado uma vez nas Laranjeiras, campo do Fluminense, rival do Fla. A partida ocorreu em 1930 e terminou com triunfo rubro-negro por 3 a 0. Em 2013, Cruzeiro recebeu as faixas de campeão brasileiro do Flamengo, no Maracanã - Foto: Roberto Filho/Fotoarena/Folhapress RIO DE JANEIRO-RJCruzeiro e Flamengo também jogaram várias vezes no Nordeste: Almeidão (João Pessoa), Rei Pelé (Maceió) e Castelão (Fortaleza) foram palcos do clássico nacional. No interior de Minas, os estádios Arena do Jacaré (Sete Lagoas), Ipatingão (Ipatinga) e Dilzon Melo (Varginha) receberam celestes e rubro-negros.
Finais
Desde a criação da Copa do Brasil, em 1989, Cruzeiro x Flamengo é a terceira decisão que se repete - já havia ocorrido em 2003. Nas duas anteriores, um aspecto curioso é que uma equipe conseguiu devolver a derrota na final anterior. Depois de perder o título para o Corinthians em 1995, o Grêmio conseguiu superar o adversário em 2001. O Cruzeiro havia vencido a competição em cima do Palmeiras em 1996, mas perdeu para o alviverde em 1998.
O jogo número 1
O primeiro confronto entre as equipes inaugurou oficialmente o estádio do Barro Preto, em setembro 1923. O jogo terminou com um empate por 3 a 3, diante de um público de 4 mil pessoas. Chamado na época de Palestra Itália, o Cruzeiro foi reforçado pelo atacante Heitor, maior artilheiro da história do Palmeiras. Ele marcou dois gols.
Maior público
O maior público de Cruzeiro x Flamengo foi no empate sem gols pela semifinal de 1996, no Mineirão: 84.414. O recorde anterior pertencia ao jogo pelo Brasileiro de 1973, no Maracanã: 81.417 torcedores. A finalíssima de 2003, no Gigante da Pampulha, contou com um público de 79.993.
Zico em branco
Maior artilheiro da história do Flamengo, com 508 gols, Zico jamais balançou as redes contra o Cruzeiro. E ele conseguiu vencer apenas um dos quatro confrontos, sendo três no Maracanã.
Sequências
O Cruzeiro atingiu o número expressivo de sete vitórias consecutivas contra os cariocas entre 2007 e 2010, tendo Adilson Batista no comando em quatro delas. Todos os jogos foram pelo Brasileiro. O Flamengo conseguiu, no máximo, três vitórias seguidas sobre os mineiros, em três séries diferentes: em 1960, 1993 e 2015-2016.
6 a 2 duplo
As maiores goleadas aplicadas pelos adversários têm placares comuns: 6 a 2. A do Cruzeiro ocorreu num amistoso em 1966, com três de Tostão, um de Piazza, um de Dirceu Lopes e um de Marco Antônio. A do Flamengo foi pelo Campeonato Brasileiro de 2004. O zagueiro André Bahia, com dois gols, foi um dos destaques. Fred, hoje no Atlético, descontou para o time celeste.
Artilheiro
- Foto: O Cruzeiro/EM
Tostão, com quatro gols, é o maior artilheiro do Cruzeiro em confrontos contra o Flamengo. Seis atletas dividem a segunda colocação, com três gols cada: Ninão, Dirceu Lopes, Zé Carlos, Marcelo Ramos, Fábio Júnior e Fred.
Artilheiro
Tostão, com quatro gols, é o maior artilheiro do Cruzeiro em confrontos contra o Flamengo. Seis atletas dividem a segunda colocação, com três gols cada: Ninão, Dirceu Lopes, Zé Carlos, Marcelo Ramos, Fábio Júnior e Fred.