Superesportes

CRUZEIRO

Leo lançará o livro 'A Quinta Estrela', a história do penta da Copa do Brasil

Zagueiro foi um dos líderes do time do Cruzeiro na campanha do título

Redação
Leo acertou um dos pênaltis nas cobranças alternadas na decisão contra o Flamengo, no Mineirão - Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press


O zagueiro Leo vai lançar na próxima terça-feira, na loja do Cruzeiro no Barro Preto, às 19h, o livro “A Quinta Estrela” (Editora Agência Um), a história do pentacampeonato da Copa do Brasil. A publicação será feita em parceria com o grupo Memória Celeste.

"Vem aí o livro do penta da Copa do Brasil, escrito por mim com muito amor e contando as histórias de bastidores, lembrando todos os jogos e detalhes dessa nossa conquista", escreveu o zagueiro, no Instagram. A obra também relembra todas as demais conquistas do Cruzeiro: 1993, 1996, 2000 e 2013.

O livro foi escrito pelo jogador com o apoio de integrantes do Memória Celeste, fotógrafos e outros apoiadores.

Leo se ausentou de apenas um jogo na campanha do título, a partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, contra a Chapecoense, no Mineirão. Ao lado do goleiro Fábio, do volante Henrique e do armador Thiago Neves, o zagueiro foi um dos líderes da conquista.



O caminho para o título começou no interior do Rio de Janeiro. Na primeira fase, o Cruzeiro venceu o Volta Redonda por 2 a 1. Depois, o São Francisco, do Pará, foi batido por 6 a 0. Na fase seguinte, o Murici, de Alagoas, foi a vítima: 2 a 0 para o time de Mano Menezes no primeiro jogo e 3 a 0 no segundo.

Nas quartas de final, o primeiro duelo de peso.
O São Paulo foi o adversário. A Raposa venceu o primeiro jogo na capital paulista por 2 a 0, perdeu no Mineirão por 2 a 1, mas garantiu a vaga. Nas oitavas, o Cruzeiro superou a Chapecoense: 1 a 0 no Mineirão e 0 a 0 na Arena Condá.

O Palmeiras foi o rival nas quartas de final. E foram dois empates. A Raposa saiu beneficiada pela regra do gol qualificado fora de casa: 3 a 3, em São Paulo, e 1 a 1, em Belo Horizonte. A semifinal contra o Grêmio foi sofrida. O Cruzeiro perdeu o primeiro jogo por 1 a 0, mas venceu pelo mesmo placar em casa. A decisão foi para os pênaltis, e o clube celeste garantiu a vaga: 3 a 2.

Na grande final, a Raposa superou o Flamengo. No primeiro jogo, no Rio de Janeiro, o Cruzeiro arrancou empate por 1 a 1. Na volta, 0 a 0 no Mineirão. Nos pênaltis, Fábio pegou a cobrança de Diego e deu o título ao Cruzeiro.

O coletivo Memória Celeste foi o responsável pelo curta documentário ‘Eterno: Um  capítulo incontestável’, que conta a história maior público do Mineirão, na final do Campeonato Mineiro de 1997, entre Cruzeiro e Villa Nova, com reencontro de uma família cruzeirense 20 anos depois. O grupo também fez uma campanha de crowdfouding para viabilizar a produção de um filme sobre de vida de Seu Lúcio, que sonha escrever um livro a respeito do Cruzeiro destinado a deficientes visuais.

Serviço do lançamento do livro “A Quinta Estrela”

Lançamento: 21/11/2017
Horário: 19h às 21h
Local: Cruzeiro Official Store, na rua Araguari, 598, no Barro Preto
Preço: R$ 60
Forma de pagamento: cartão de crédito e dinheiro.
Não serão aceitos cartões de débito

Outros eventos

Além do lançamento na loja oficial do Cruzeiro, estão previstos mais dois eventos de divulgação do livro “A Quinta Estrela":

23/11 (quinta-feira): Loja “Maior de Minas” do Minas Shopping (Avenida Cristiano Machado, 4.000, bairro União, em Belo Horizonte)

29/11 (quarta-feira): Bar e Restaurante “Confraria Celeste” (Rua Marília de Dirceu, 94, bairro de Lourdes)

Os horários ainda serão definidos pelo marketing do clube.

- Foto: REPRODUÇÃO
.