Superesportes

CAMPEONATO BRASILEIRO

Cruzeiro recebe o Vasco pelo Brasileiro em despedida do Mineirão na temporada 2017

Raposa fará última partida em casa às 17h deste domingo, pela 37ª rodada

Paulo Galvão
Zagueiro Leo deverá ter Digão como companheiro de zaga na partida contra o Vasco, no Mineirão - Foto: Gladyston Rodrigues/EM D.A Press
Os jogadores do Cruzeiro passaram a semana se preparando e falando da partida de deste domingo, às 17h, contra o Vasco, no Mineirão, que marcará a despedida da torcida em 2017. Muito se enalteceu a química entre time e torcida, fundamental para a conquista do título da Copa do Brasil, e que todos esperam que se repita contra a equipe cruz-maltina, para que o até breve seja em grande estilo.

“A gente espera fazer um jogo bom e terminar o ano bem dentro de casa, vencendo. Vamos jogar para manter o retrospecto muito bom como mandante com mais um triunfo”, afirma o volante Henrique, um dos mais experientes e muitas vezes capitão da equipe nesta temporada.
 
Como em outras ocasiões, ele espera o apoio da China Azul. Afinal, se não briga por título no Brasileiro, já garantiu vaga na Copa Libertadores do ano que vem ao ganhar a Copa do Brasil. “No ano passado, mesmo quando estávamos em momento difícil, brigando lá em baixo, a torcida nos deu muita força. E este ano houve um engajamento muito grande, a partir das oitavas de final (da Copa do Brasil) a torcida nos ajudou muito”, argumenta o camisa 8, referindo-se às disputas com Chapecoense, Palmeiras e Grêmio, que antecederam a grande final com o Flamengo.
 
Os momentos bons realmente não foram poucos, mas no Brasileiro o Cruzeiro poderia ter se saído melhor. O time é apenas o sétimo melhor mandante da competição, com nove vitórias, sete empates e duas derrotas em 18 jogos - 63% de aproveitamento. O Corinthians, por exemplo, venceu 12 de seus jogos em casa e empatou apenas quatro, com aproveitamento de 74%, o que ajuda a entender o motivo de ter sido campeão com três rodadas de antecipação.

A Raposa cometeu alguns vacilos em casa, como a derrota por 2 a 0 para a Chapecoense, na quarta rodada, quando vinha de vitória sobre o Santos na Vila Belmiro.
Também empatou sem gols com o Vitória, pela 17ª rodada, e por 2 a 2 com Avaí, pela 35ª, além de ter perdido por 3 a 1 para o Atlético, de virada, pela 30ª rodada.

Como a torcida ficará quase dois meses sem poder ver o time em ação em BH, espera-se que compareça em bom número no jogo de hoje. “Neste último jogo em casa, esperamos terminar com vitória. Foi assim no ano passado e esperamos que seja agora novamente”, declara o armador Alisson, referindo-se aos 3 a 2 sobre o Corinthians, na última rodada do Brasileiro de 2016.

Time

Para o jogo de hoje, o técnico Mano Menezes contará com a volta dos armadores Robinho e Thiago Neves. Ambos marcaram gols na goleada por 3 a 0 sobre o Vasco no primeiro turno, no Estádio da Cidadania, em Volta Redonda. O atacante Sassá, que está machucado, fez o outro gol naquela oportunidade. O técnico optou por dar mais uma oportunidade para o goleiro Rafael, poupando Fábio.

O lateral-esquerdo Bryan também está animado com a chance de deixar boa impressão para a torcida.  Ele fez 15 partidas e tenta mostrar que pode ser o substituto de Diogo Barbosa, que acertou a ida para o Palmeiras. Já o lateral-direito Rafael Galhardo também estava otimista com a chance de jogar, mas foi vetado por causa de lesão no músculo reto femoral da coxa esquerda e vai ser substituído por Lennon. Para Galhardo, a partida seria uma oportunidade de provar que merece ter o contrato renovado.
 
“Ter o apoio do torcedor é importante, te deixa bem para trabalhar, para jogar. Tenho procurado atuar bem para contar com o incentivo de todos”, afirma Bryan, que chegou ao clube em maio de 2016 e ainda busca marcar o primeiro gol com a camisa celeste. “O primeiro pensamento é fechar bem o ano, é o último encontro com o nosso torcedor em 2017 e queremos jogar bem e vencer".

Encontro de campeões

Antes da partida contra o Vasco, os jogadores do time profissional, campeões da Copa do Brasil, e do Sub-20, campeões brasileiros e da Supercopa da categoria, trocarão faixas. A iniciativa é mais um atrativo para os torcedores que forem ao Mineirão, que poderão comemorar novamente as conquistas e também o fato de o Cruzeiro estar em duas Copas Libertadores no ano que vem – a Sub-20 será realizada de 10 a 24 de fevereiro, no Uruguai.

CRUZEIRO X VASCO

CRUZEIRO
Rafael; Lennon, Leo, Digão e Bryan; Henrique, Lucas Romero (Lucas Silva), Rafinha, Thiago Neves e Alisson (Robinho); De Arrascaeta
Técnico: Mano Menezes

VASCO
Martin Silva, Madson, Paulão, Anderson Martins e Henrique; Evander (Jean) e Wellington; Paulinho, Wagner e Nenê; Andrés Rios
Técnico: Zé Ricardo

Motivo: 37ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Mineirão
Data: domingo, 26 de novembro de 2017
Horário: 17h
Árbitro: Raphael Claus (FIFA/SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (FIFA/SP) e Alex Ang Ribeiro (CBF/SP)
Assistentes adicionais: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral e Vinicius Furlan (ambos CBF/SP)
Cruzeirenses pendurados: Ezequiel, Hudson, Lennon, Leo, Lucas Romero, Rafael Sobis, Raniel e Sassá
.