Superesportes

CRUZEIRO

Cruzeiro avança em negociação com Botafogo, e agente de Bruno Silva garante: 'Falta um detalhe. Não passa desta quarta'

Empresário Carlinhos Sabiá acredita que negócio será fechado nesta quarta

Tiago Mattar Rafael Arruda
De acordo com empresário Carlinhos Sabiá, situação de Bruno Silva será resolvida até esta quarta-feira - Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo
O Cruzeiro deve fechar até esta quarta-feira a contratação do volante Bruno Silva, do Botafogo. Quem garante a proximidade do negócio é o empresário do atleta, Carlinhos Sabiá, que se reuniu com dirigentes alvinegros na tarde desta terça e recebeu resposta positiva quanto ao desfecho do negócio.

“A reunião foi muito boa. Falta um detalhe só, já passei para o Itair. Não acho que vai ter problema para resolver isso não. Estamos tentando resolver o mais rápido. Vou te dizer, não passa de amanhã (quarta-feira)”, disse Sabiá, em contato com o Superesportes.

Ao ser perguntado sobre as condições da transferência, Sabiá afirmou que não estava autorizado a informar os trâmites do negócio. A multa rescisória é de R$ 8 milhões.

Porém, conforme informou a reportagem, o jogador que o Cruzeiro tenta envolver na negociação é o meia-atacante Roni, atualmente no Albirex Niigata, do Japão. Ele foi adquirido pelo clube asiático por 1,2 milhão de dólares, em dezembro de 2016.

A pedido do próprio Albirex, a negociação foi feita em formato de empréstimo – modelo de negócio semelhante aos do meia Robinho (do Palmeiras para o Cruzeiro) e do lateral-esquerdo Fabrício (do Cruzeiro para Palmeiras e, posteriormente, Atlético-PR).

Assim, o Cruzeiro segue com a posse dos direitos federativos de Roni e teria de ressarcir o Albierx Niigata, seja com alguma importância financeira ou repasse de um jogador.
Segundo o site Toque Di Letra, parceiro do Portal Uai, o camaronês Joel tem sido observado por equipes japonesas. Ele atua em função semelhante à de Roni - atacante aberto pelas beiradas de campo.

Roni disputou 32 jogos na J1-League 2017 e marcou sete gols. Sua equipe acabou rebaixada ao terminar o campeonato em 17º lugar (de 18 participantes), com apenas 28 pontos (sete vitórias, sete empates e 20 derrotas). 

Procurado para comentar o assunto, o vice-presidente de futebol do Cruzeiro, Itair Machado, afirmou que a negociação não está fechada.

Outros nomes sugeridos

Meia-atacante Roni marcou oito gols (sete na J1-League) em 35 jogos pelo Albirex Niigata - Foto: Albirex Niigata/DivulgaçãoO Superesportes já havia informado, em 5 de dezembro, a proposta inicial feita pelo Cruzeiro ao Botafogo em reunião na última semana, no Rio de Janeiro. Na ocasião, a nova diretoria celeste, capitaneada pelo presidente eleito, Wagner Pires de Sá, ofereceu o zagueiro Fabrício Bruno, hoje emprestado à Chapecoense, o meia-atacante Elber e o atacante Rafael Marques. Os dois primeiros tiveram agentes consultados, mas o negócio não caminhou. Enquanto isso, o terceiro foi descartado pela cúpula alvinegra.

Presidente já se mostrava confiante

O presidente eleito Wagner Pires de Sá, em entrevista à Rede Minas (programa Meio de Campo), mostrou confiança e citou o desejo de Bruno Silva em jogar em Belo Horizonte. "Tivemos com a direção do Botafogo, e o Botafogo já tem feito e fez algumas parcerias com o Cruzeiro, tem o Sassá, o Marcos Vinícius, e outros. Estamos quase. Nós estamos noivando, vamos dizer assim. Pedindo a mão, esperando o pai deixar. Ele (Bruno Silva) quer voltar para Minas Gerais, e isso é muito importante. Então, acredito que será menos difícil (contratá-lo)".

Histórico de Bruno Silva

Bruno Silva, de 31 anos, começou a carreira no Villa Nova, em 2005. Ele atuou por times do interior de Minas antes de passar por Avaí, Bahia, Ponte Preta, Atlético-PR, Chapecoense e Botafogo.
Um dos destaques do alvinegro em 2017, o volante jogou 60 partidas e marcou nove gols. De estilo aguerrido, é considerado líder no elenco alvinegro e se destaca pela entrega em campo. Por causa da forte pegada, levou 18 cartões amarelos e dois vermelhos nesta temporada.

Se for contratado, Bruno Silva brigará por posição com Robinho no Cruzeiro. Apesar de também atuar como volante, o jogador prefere entrar em campo aberto pelo lado direito, dando apoio ao ataque e auxiliando o lateral na defesa. O Cruzeiro priorizou sua contratação, já que Robinho tem sofrido com lesões nesta temporada e precisa de um concorrente à altura.

Assim que o interesse do Cruzeiro se tornou público, Bruno Silva foi vaiado pela torcida do Botafogo. Em 16 de novembro, depois da derrota para o Atlético-GO por 2 a 1, em pleno Engenhão, o jogador fez sinal para as arquibancadas de que estava deixando o clube. No dia seguinte, Bruno convocou entrevista coletiva e pediu desculpas pela manifestação.

O Botafogo detém 40% dos direitos econômicos de Bruno Silva, que tem contrato até dezembro de 2018. O restante do "passe" pertence à Ponte Preta. Outro interessado no negócio, o Internacional também propôs uma troca de atletas, mas o clube carioca rechaçou os nomes oferecidos.
.