Superesportes

CRUZEIRO

Cruzeiro estuda criação de categoria de sócio para pessoas com deficiência

Raposa e Mineirão fazem parceria para facilitar entrada de cadeirantes

Matheus Adler
Membros da torcida Cruzeiro Eficiente se reuniram com a diretoria celeste no começo do mês - Foto: Divulgação/Torcida Cruzeiro Eficiente
Torcedores do Cruzeiro com deficiência poderão ter, em breve, uma categoria própria no programa de sócio-torcedor do clube. A diretoria celeste pretende iniciar conversas nos próximos dias com a Minas Arena, concessionária do Mineirão, para tratar de questões de acessibilidade no estádio e melhorar as condições do futuro público dessa modalidade.

“O Cruzeiro quer potencializar essa categoria de sócio de portadores de necessidades especiais. Vamos, inclusive, discutir com a Minas Arena também a parte de acesso, a área reservada para isso. Atualmente, o que está na plataforma, o torcedor tem direito a levar um acompanhante. Então o Cruzeiro quer fomentar ainda mais essa categoria. O Cruzeiro, além de tudo, quer trabalhar sua imagem como um clube inclusivo”, disse o vice-presidente executivo Marco Antônio Lage.

Atualmente, cadeirantes podem se filiar ao programa ‘Mineirão Eficiente’. Com R$ 50 por mês, o torcedor pode comparecer a todos os jogos no Gigante da Pampulha até o fim da temporada. A mensalidade contempla também o acompanhante. 

Apesar disso, alguns cruzeirenses com deficiência reivindicam a criação de uma categoria própria no programa do clube.
A vantagem seria usufruir de benefícios. Ao mesmo tempo, o Cruzeiro ganha mais uma fonte de receita.
 
É o que argumenta Leônidas Bisneto, presidente da torcida Cruzeiro Eficiente, fundada em 2009 e composta por mais de dez pessoas que possuem mobilidade reduzida. Ele defende a criação da categoria exclusiva de sócios com deficiência desde 2013. Em maio do ano passado, o Superesportes chegou a relatar a reivindicação do grupo de cruzeirenses. No início deste mês, Bisneto e Sabrina Moreira, também cadeirante, chegaram a se reunir com Bernardo Pontes, gerente de marketing do Cruzeiro.

Sugestão de cartão foi entregue ao Cruzeiro - Foto: Divulgação/Torcida Cruzeiro EficienteÀ reportagem, Leônidas disse que Bernardo Pontes deixou em aberto a possibilidade da futura modalidade se chamar ‘Cruzeiro Eficiente’, assim como a torcida de cadeirantes. Bisneto ainda sugeriu ao gerente de marketing um cartão personalizado para os membros da futura categoria de sócio, com um símbolo de acessibilidade.

O cadeirante que quiser aderir ao ‘Mineirão Eficiente’ pode comparecer ao hall do estádio,  em dias úteis, das 10h às 17h. O próprio torcedor deve solicitar a adesão, apresentando um documento que comprove o direito ao benefício. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito, parcelado em 10 vezes, e débito. A pessoa terá acesso ao estádio por meio do portão E (setor Vermelho Inferior), que conta com uma catraca exclusiva.
.