Superesportes

CRUZEIRO

Cruzeiro e Tupi vão se enfrentar pela quarta vez em fases eliminatórias do Mineiro

Galo Carijó tenta classificação inédia diante da Raposa

Victor Paixão
Este ano, Cruzeiro venceu o Tupi por 2 a 0 na primeira rodada do Campeonato Mineiro - Foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press
Cruzeiro e Tupi farão nesta edição do Campeonato Mineiro o quarto duelo eliminatório válido pela competição. A equipe de Juiz de Fora busca neste confronto eliminar o clube celeste pela primeira vez na história. 
 
Em 1987, o Cruzeiro classificou sobre o Tupi e garantiu o título com vitória sobre o Atlético - Foto: Beto Magalhães/EM/D.A. Press 
O primeiro confronto eliminatório foi em 1987. Na ocasião, o Campeonato Mineiro era disputado em dois turnos. Em ambos, o Cruzeiro se classificou como primeiro colocado. Na final do primeiro turno, a Raposa saiu derrotada pelo Atlético, que se classificou diretamente para a final. Dessa forma, o clube celeste precisou enfrentar o Tupi pela final do segundo turno. O jogo único terminou empatado em 0 a 0, o que classificou o Cruzeiro para final geral, graças à melhor campanha do segundo turno. 

Assim como na primeira fase, o Cruzeiro voltou a golear o Tupi no mata-mata - Foto: Jorge Gontijo/EM/D.A. Press 
As duas equipes voltariam a se enfrentar em duelos eliminatórios em 2007, 20 anos depois. Na oportunidade, o clube celeste chegou à semifinal como primeiro colocado da fase classificatória.
O Tupi avançou em quarto lugar. Na partida de ida, disputada no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora, houve empate por 0 a 0. A Raposa conseguiu a classificação no jogo de volta, quando goleou por 4 a 0. 

Em 2009, Kleber Gladiador foi o destaque no confronto de volta, que terminou em goleada por 7 a 2 - Foto: Diogo Kling/Tribuna de Minas  
Em 2009, as duas equipes se encontraram novamente, desta vez pelas quartas de final, que foi uma das novidades do regulamento do Mineiro. Dentro de campo, um show da equipe celeste. Depois de vitória magra por 1 a 0 na primeira partida, disputada em Juiz de Fora, o Cruzeiro se classificou com uma goleada por 7 a 2, no Mineirão, em Belo Horizonte. O destaque do jogo foi o atacante Kleber Gladiador, que marcou três gols. 

Retrospecto geral
 
Cruzeiro e Tupi já se enfrentaram 65 vezes. O time da capital tem um retrospecto amplo de vitórias sobre o adversário. São 43 triunfos, contra apenas seis derrotas e 16 empates. A Raposa marcou 151 gols e sofreu apenas 49. A última vitória do Galo Carijó foi em 2010, por 3 a 2, em partida disputada no Estádio Mário Helênio. Pelo Campeonato Estadual, as equipes se enfrentaram em 50 oportunidades, com 36 vitórias cruzeirenses, contra apenas duas vitórias do Tupi. 

Duelo recente
 
O último confronto, válido pela primeira rodada da atual edição do Mineiro, terminou com vitória cruzeirense por 2 a 0, gols de Robinho e Rafinha. 

Novos horários
 
Os jogos da semifinal entre Cruzeiro e Tupi tiveram locais, datas e horários confirmados pela Federação Mineira de Futebol (FMF) nesta segunda-feira. A primeira partida, com mando da equipe de Juiz de Fora, será no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, nesta quarta-feira, às 21h45. Inicialmente, o Galo Carijó havia marcado esse compromisso para o Mineirão, o que é permitido pelo regulamento.
O segundo duelo, que seria no sábado, às 19h, foi transferido para o domingo, às 11h, no Gigante da Pampulha.
.