Cruzeiro
None

COPA LIBERTADORES

Vivo na Libertadores ou praticamente fora: o que espera o Cruzeiro após o jogo?

Entenda os cenários em caso de vitória, empate ou derrota celeste

postado em 26/04/2018 07:00 / atualizado em 26/04/2018 08:09

AFP / JUAN MABROMATA

O jogo desta quinta-feira contra a Universidad de Chile, no Mineirão, pela Copa Libertadores, será definidor para o Cruzeiro: se vencer, o time de Mano Menezes permanece vivo e com chances reais de classificação; um empate mantém a situação complicada; em caso de derrota, a Raposa estará praticamente eliminada da competição. Projetamos alguns cenários para o torcedor celeste entender a importância do confronto.

Vitória

Se vencer a Universidad de Chile, o Cruzeiro alcançará o mesmo número de pontos do clube chileno (5). Um triunfo com boa diferença no placar pode ser decisivo, já que a Raposa tem saldo negativo (-2); a Universidad de Chile tem saldo positivo (+1). O saldo é o primeiro critério de desempate na Libertadores.

No outro jogo da noite, o Racing encaminhará a primeira vaga do grupo se derrotar o Vasco no Rio de Janeiro, já que chegaria aos 10 pontos, ficando muito perto do primeiro lugar. Caso o cruz-maltino surpreenda e ganhe o jogo, a chave fica aberta, com chances para os quatro clubes. Dessa forma, ficaria: Racing (7 pontos), Universidad de Chile ou Cruzeiro (5), Cruzeiro ou Universidad de Chile (5) e Vasco (4).

Empate

Uma igualdade no Mineirão mantém a diferença entre Cruzeiro e Universidad de Chile em três pontos. O caso é ainda mais problemático se levarmos em consideração o saldo de gols do Cruzeiro: - 2. Isso pode ser importante para definir uma vaga.

Assim, o empate deixa o Cruzeiro em situação delicada. Se o Vasco vencer o Racing, o time de Mano Menezes pode terminar a rodada na última colocação, pois iria a 3 pontos, ao passo que o clube carioca subiria a 4. Já o triunfo garantiria o Racing nas oitavas de final, deixando o segundo posto aberto.

Derrota

Uma derrota pode provocar o pior desempenho do Cruzeiro na história da Copa Libertadores. O resultado negativo praticamente eliminaria a Raposa, que ficaria com dois pontos e veria a Universidad de Chile disparar, com oito. Se o Racing vencer o Vasco, as duas vagas do grupo ficariam encaminhadas para chilenos e argentinos. Restará ao Cruzeiro disputar o terceiro lugar para garantir uma vaga na Copa Sul-Americana.

Tags: cruzeiro vasco racing lau libertadores2018