Superesportes

CRUZEIRO

Com queda do Hamburgo, grupo dos 'incaíveis', que conta com Cruzeiro, fica menor

Clube celeste está no seleto círculo de equipes que não foram rebaixadas

Thiago Madureira

São poucos os clubes no mundo que nunca foram rebaixados em suas respectivas ligas nacionais.
O Cruzeiro faz parte desse seleto grupo, que ficou ainda menor neste sábado, quando o Hamburgo foi rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Alemão.

O Hamburgo até venceu o Borussia Monchengladbach (2 a 1), em jogo que terminou interrompido por confusão nas arquibancadas, mas não foi suficiente. Para não cair, o campeão europeu de 1983 precisava que o Wolfsburg perdesse do Colônia. Contudo, os Lobos venceram e vão disputar o playoff do rebaixamento.

Na Alemanha, todos os clubes já disputaram as ligas de acesso. Até o poderoso Bayern de Munique já esteve na ‘pior’. Antes de se tornarem soberanos, os bávaros disputaram a Segunda Divisão da Alemanha.

No Brasil, além do Cruzeiro, Santos, São Paulo e Flamengo são os ‘sobreviventes’. A Chapecoense também nunca caiu, mas já disputou as divisões de acesso.


Na Espanha, Barcelona, Real Madrid e Athletic Bilbao sempre estiveram na elite. Mesmo com uma política de contratação mais conservadora, o Bilbao, que tem preferência por jogadores com raízes da sua região, sempre conseguiu permanecer entre os melhores do país.

Países com grande relevância no esporte, como Inglaterra e França, não têm nenhum representante ‘invicto’. Todos os clubes franceses e ingleses já passaram por alguma divisão inferior.

Nem os grandes campeões Milan e Juventus escaparam da Segunda Divisão. A Juve jogou na elite até 2006, quando foi descoberto um escândalo de manipulação de resultados. A equipe de Turim foi severamente punida. Na Bota, apenas a Internazionale jogou todos os campeonatos italianos desde 1908, ano de sua fundação.

Na América do Sul, os tradicionais Boca Juniors, Colo Colo, Nacional e Peñarol nunca sentiram o gosto amargo do rebaixamento. .