Cruzeiro
None

CRUZEIRO

CBF libera atletas que estavam na pré-lista, e Dedé terá condições de enfrentar o Santos

Defensor do Cruzeiro estará à disposição de Mano para o jogo de domingo

postado em 25/05/2018 14:52 / atualizado em 25/05/2018 15:37

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

A CBF publicou nota em seu site oficial informando que já encaminhou à Fifa a relação final dos 23 atletas que participarão da Copa do Mundo. Dessa forma, os jogadores que estavam na pré-lista, caso do zagueiro Dedé, do Cruzeiro, estão liberados para atuarem sem nenhuma restrição.

Assim, Dedé estará à disposição do técnico Mano Menezes para a partida contra o Santos, neste domingo, às 16h, no Pacaembu. O zagueiro conseguiu se recuperar de graves lesões no joelho e faz ótima temporada. Ele tem sido um dos destaques da Raposa. Em 2018, o zagueiro disputou 16 jogos e marcou dois gols.

O regulamento da Fifa estabelece que todos os jogadores que tenham sido pré-inscritos para a Copa do Mundo não podem mais atuar pelos seus clubes desde a última segunda. A exceção fica para as equipes envolvidas em competições europeias, já que a final da Liga dos Campeões será neste sábado. A Conmebol enviou um ofício e também conseguiu uma liberação para que os clubes envolvidos na Copa Libertadores tivessem seus atletas liberados, entre eles, o próprio Dedé, na vitória do Cruzeiro sobre o Racing, na terça.

Antes da liberação ser oficializada pela CBF, o técnico Mano Menezes chegou a classificar de 'inaceitável' a situação dos atletas na pré-lista, já que eles não se apresentaram à Seleção Brasileira na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro, tampouco tinham condição de jogo pelos clubes. O atacante Dudu (Palmeiras), por exemplo, foi cortado do jogo contra o América, pela Copa do Brasil, na última quarta-feira.

“Temos a questão do Dedé, que é outra incerteza. Hoje é sexta e ainda não sabemos se poderemos utilizar um jogador importante como ele, pois ainda não temos uma posição da CBF. Parece que tem chance de acontecer até as 15h. Se não vier, não vamos poder utilizar o jogador na rodada. Algo que diria ‘inaceitável’. Para tantas informações que temos hoje, são coisas inaceitáveis”, declarou Mano Menezes, em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira.

Dedé não treinou com o grupo nos últimos dias, porém deve ser titular do Cruzeiro neste domingo. Mano Menezes fechou o treino desta sexta-feira, mas o Cruzeiro deve entrar em campo com Fábio; Edilson, Dedé (Murilo), Léo e Egídio; Henrique e Lucas Silva, Robinho, Sobis e Thiago Neves; Sassá.

Tite homenageou o zagueiro

Durante a convocação, no dia 14 de maio, o treinador da Seleção Brasileira elogiou a superação de Dedé. “A lista tem atletas que nunca foram convocados, mas que estamos acompanhando. Vou falar de um porque ele merece. Dedé, do Cruzeiro, merece. Porque todo trabalho que realizou de superação, e me identifico com ele porque passei por isso como atleta. Vou fazer essa confidência aqui. Problemas de joelho que passou, de ficar fora, de encontrar um clube, uma família, tinha que encontrar essa superação e voltar em alto nível. Têm atletas também que nunca estiveram convocados que estão na lista e brigaram por uma possibilidade. Ele se faz merecedor de eu quebrar essa... Me perdoem meus companheiros de comissão técnica, mas ele merece”, disse Tite.

Lesões

Com a camisa celeste, o zagueiro chegou a ser convocado para Seleção Brasileira pelo técnico Luiz Felipe Scolari em 2013. Ele esteve na lista dos relacionados para os amistosos com Coreia do Sul e Zâmbia. No clube, foi peça importante no bicampeonato brasileiro. Porém, um edema ósseo no joelho direito sofrido em 5 de novembro de 2014 - empate por 3 a 3 com o Santos, na Vila Belmiro, pela semifinal da Copa do Brasil - deu início aos sucessivos problemas.

Dedé passou todo o ano de 2015 ausente dos gramados. Em 2016, ele voltou no começo do ano, porém fez apenas seis partidas. Uma fratura na patela do joelho direito diagnosticada em março obrigou o camisa 26 a passar mais um longo período no departamento médico.

Depois de ficar fora do futebol por um ano e 22 dias por causa da enfermidade, Dedé voltou a jogar em 21 de março de 2017. O zagueiro disputou sete partidas até sofrer um edema ósseo no joelho esquerdo, em junho, por forçar a perna que até então não tinha lesão. À época, o clube estabeleceu prazo de quatro a seis semanas para o retorno do jogador.

O defensor só voltou às atividades na pré-temporada deste ano. Seu primeiro jogo foi em 24 de fevereiro, na vitória por 3 a 0 sobre o Boa Esporte, pelo Campeonato Brasileiro. Até ser lembrado por Tite para a lista de suplentes, foram 14 jogos pelo Cruzeiro e dois gols marcados.

Confira a nota da CBF


A Confederação Brasileira de Futebol comunica que concluiu de forma satisfatória os testes físicos e médicos realizados na Granja Comary desde o início desta semana.

Conforme o plano original, informado por ocasião da convocação oficial, a CBF encaminhou nesta data (25 de maio) à FIFA a lista final dos 23 atletas que atuarão na Copa do Mundo pela Seleção Brasileira.

A CBF informa também que os 12 atletas adicionais constantes na pré-lista (35 jogadores) estão em condição de jogo por seus clubes nas competições que estejam disputando.

Tags: cbf cruzeiro divulgação dedé liberado santos