Superesportes

CRUZEIRO

Por ver Cruzeiro muito acima do Atlético, Sobis elege Gre-Nal clássico mais acirrado

Atacante justificou sua resposta ao equilíbrio de títulos entre os clubes do Sul

Redação
Rafael Sobis não titubeou ao colocar Grêmio x Internacional como clássico mais acirrado que jogou - Foto: Alexandre Guzanshe/EM D.A Press
O atacante Rafael Sobis, do Cruzeiro, elegeu o clássico entre Grêmio e Internacional como mais acirrado que já disputou. Em entrevista ao canal ‘De Sola’ no YouTube, do jornalista Alê Oliveira, o camisa 7 celeste justificou sua escolha ao equilíbrio entre os rivais do Rio Grande do Sul. No complemento da resposta, Sobis deu sua opinião a respeito do dérbi mineiro e colocou o clube celeste ‘muito acima’ do Atlético, sobretudo pela superioridade em número de títulos.

“Gre-Nal. Gre-Nal envolve muita coisa. E acho que aqui (em Belo Horizonte) está partindo para o mesmo lado. Tem esse negócio de internet, que movimenta muito. Lá tem mais igualdade. Aqui existe uma diferença muito grande, principalmente de títulos.
Existe uma rivalidade que tem que ser respeitada, mas o Cruzeiro está muito (jogador usou um gesto para mostrar a superioridade celeste). São números. Uma pessoa que está fora vai ver que ali estão os números”.

Com relação aos troféus mais importantes, o Cruzeiro ganhou duas Copas Libertadores, quatro Campeonatos Brasileiros e cinco Copas do Brasil. O Atlético tem uma taça de cada um desses torneios. No Estadual reconhecido pela FMF, a vantagem é alvinegra: 44 a 37.

Apesar de não ser titular absoluto, Sobis é um dos jogadores de confiança do técnico Mano Menezes no Cruzeiro. Nesta temporada, ele disputou 23 partidas e marcou cinco gols - Foto: Juarez Rodrigues/EM D.A PressJá no Rio Grande do Sul, o Grêmio ganhou um Mundial, três Copas Libertadores, dois Brasileiros e cinco Copas do Brasil. Por sua vez, o Internacional faturou um Mundial, duas Libertadores, três Brasileiros, uma Copa do Brasil e uma Copa Sul-Americana. No Campeonato Gaúcho, a supremacia é colorada: 45 a 37.

Além de usar o critério ‘número de títulos’ para considerar o Gre-Nal mais forte que Cruzeiro x Atlético, Sobis citou questões familiares influenciadas por paixão clubística. “No Sul envolve até família. Se a família é colorada, tem uma filha, e o cara é gremista, o cara vai sofrer para entrar na família. E é sério isso, há muitos exemplos, quem morou no Sul, quem jogou no Sul e não é de lá, pode confirmar isso. Vai além. É um negócio que extrapola, e aqui está indo para esse lado”.

No bate-papo bem-humorado com Alê Oliveira, Sobis relembrou outros episódios, como as provocações do venezuelano Rómulo Otero – negociado pelo Atlético para o Al-Wehda, da Arábia Saudita – na final do Campeonato Mineiro. O Cruzeiro, que perdeu o primeiro jogo por 3 a 1, no Independência, ganhou por 2 a 0 na volta, no Mineirão, e se sagrou campeão estadual.

“É uma boa oportunidade para responder.
Até vazaram vídeos do jogo dele debochando, virando a cara, mostrando a linguinha, teve um vídeo com o Robinho, ele ficou atrás do Robinho fazendo aquilo (movimento com a mão à frente do nariz) e olhou para a torcida. E o futebol exige respeito, independentemente de ser rival. Nós somos colegas de profissão. Futebol dá voltas, e essa volta foi dada em uma semana. Provavelmente ele, por não ser brasileiro, se empolgou. Houve outras coisinhas dentro de campo que não vêm ao caso, mas que não precisam. Acho que ele pagou e aprendeu. Aquilo serviu de uma arma para nós. Talvez não foi nem o treino em si da semana, pois tivemos no meio o jogo com o Vasco, no qual empatamos por 0 a 0. Isso serve de lição para todo mundo, que o mundo dá voltas.
Eles comemoraram um jogo, o que aconteceu depois? Nós, campeões, falamos pra caramba e respondemos. As pessoas têm que errar para aprender”.

No Cruzeiro desde junho de 2016, Sobis contabiliza 102 jogos e 25 gols pelo clube. O jogador foi contratado por aproximadamente US$ 5 milhões ao Tigres-MEX e assinou vínculo até dezembro de 2019. Veja, abaixo, a entrevista completa do atacante ao canal ‘De Sola’.

.