Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Thiago Neves, David, Egídio e outros: período sem jogos servirá para Cruzeiro recuperar atletas com problemas físicos

Alguns jogadores atuaram no sacrifício antes da pausa para a Copa

postado em 16/06/2018 15:20 / atualizado em 16/06/2018 15:20

EM/D.A. Press
O período de mais de um mês sem jogos oficiais servirá para o Cruzeiro recuperar atletas que encerraram o período ‘pré-Copa’ com problemas físicos. São os casos do lateral-esquerdo Egídio, do volante Ariel Cabral, dos meias Mancuello, Rafinha e Thiago Neves e dos atacantes David e Fred.

A reapresentação do grupo cruzeirense será na segunda-feira, dia 25 de junho, na Toca da Raposa II. Vale lembrar que o time fará dois amistosos contra o Corinthians: o primeiro em Belo Horizonte (4/7) e o segundo em São Paulo (11/7). As duas datas cairão na quarta-feira. O horário ainda não foi confirmado pelos clubes.

Já o regresso às competições será em 16 de julho, segunda-feira, às 20h, no Mineirão. A Raposa enfrentará o Atlético-PR pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Na ida, em Curitiba, houve vitória azul por 2 a 1, gols de Henrique e Raniel (Carleto fez o gol dos paranaenses).

Veja, abaixo, a situação de cada jogador que se encontra machucado ou atuou no sacrifício nos últimos confrontos do Cruzeiro antes da paralisação para o Mundial.

Thiago Neves

Sofreu um edema na panturrilha direita na derrota do Cruzeiro para a Chapecoense por 2 a 0, em 9 de julho, na Arena Condá, em Chapecó. Antes, vinha atuando no sacrifício, já que o time perdeu Arrascaeta, convocado pela Seleção Uruguaia para disputar a Copa do Mundo. O próprio técnico Mano Menezes afirmou, na ocasião, que o camisa 30 não se encontrava na sua melhor forma.

“Ele não está 100%. A volta foi necessária, conduzimos para que acontecesse na ausência do Arrascaeta, para não ficar sem um dos dois jogadores que são decisivos naquela função. Então, vamos conduzindo para que a coisa volte ao normal. Mas é bem provável que ele só vá estar pronto depois da Copa”.

Mesmo com a queda de rendimento, Thiago Neves segue como artilheiro do time em 2018. Ele marcou nove gols em 26 partidas.

David

O atacante teve um edema na parte posterior da coxa direita há um mês e meio, quando a Raposa empatou sem gols com o Internacional em 29 de abril, no Beira-Rio, pela terceira rodada da Série A. Desde que se recuperou deste problema, ele realiza trabalho de fortalecimento muscular.

Nessa quinta-feira, David publicou fotos e vídeos em seu perfil no Instagram de atividade em um dos campos da Toca da Raposa II sob orientação do fisioterapeuta Charles Costa. Há expectativa do departamento médico que ele retorne aos treinamentos com bola junto com os outros companheiros, depois da Copa do Mundo.

Ex-jogador do Vitória, David foi contratado pelo Cruzeiro em janeiro, quando ainda tratava uma lesão muscular grave na coxa direita. Ele se machucou na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro de 2017, em 26 de novembro, no triunfo da equipe baiana por 3 a 2 sobre a Ponte Preta. Mesmo com essa situação clínica, a direção celeste apostou na aquisição do atleta e pagou ao rubro-negro baiano cerca de R$10 milhões.

Fred

Principal contratação para a temporada, Fred está entregue ao departamento médico desde 25 de março, quando o Cruzeiro venceu o Tupi por 2 a 1 no jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro. Na ocasião, o atacante teve ruptura do ligamento cruzado anterior e de um ligamento lateral secundário do joelho direito. Ele passou por cirurgia para corrigir a lesão três dias depois. 

Coordenador médico do clube e responsável pelo procedimento cirurgico, Sérgio Campolina afirmou na época que o prazo de recuperação era de seis a oito meses. Vice-presidente de futebol do Cruzeiro, Itair Machado afirmou recentemente em seu Twitter, respondendo ao questionamento de um torcedor, que espera o retorno de Fred aos gramados “no início de setembro”. 

Ariel Cabral

Embora não tenha sido utilizado com frequência por Mano Menezes nas últimas partidas, Ariel Cabral reclamou de dores musculares na panturrilha direita e desfalcou até o banco de reservas do Cruzeiro nos compromissos diante da Chapecoense e do Paraná, válidos pelo Campeonato Brasileiro. De acordo com o clube, não há lesão constatada no argentino. Ele deverá aproveitar o período da Copa para tratar dos problemas físicos.

Rafinha

Afastado dos gramados desde 16 de maio,  meia-atacante Rafinha certamente será um dos principais reforços para o Cruzeiro depois da Copa do Mundo. Ele não atua desde a vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-PR, na Arena da Baixada, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. A expectativa é que ele retorne, justamente, no confronto de volta com o Furacão, marcado para 16 de julho, no Mineirão.

Rafinha, que desfalcou o time em oito partidas, teve constatada uma pubalgia abdominal. Ele se recuperou e já foi liberado para a preparação física. Mano Menezes chegou a cogitar a participação do meia-atacante nas últimas partidas antes da Copa do Mundo, mas acabou recuando para dar mais tempo ao camisa 18 de alcançar a condição física ideal. 

Mancuello

Embora tenha sido titular no empate por 1 a 1 com o Paraná, na 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, Mancuello precisará do período sem jogos para recuperar a melhor condição física. Assim como o compatriota Ariel Cabral, o meia foi cortado da lista de relacionados para a partida contra a Chapecoense, no último dia 9. O jogador reclamou de dores musculares, mas passou por exames que não constataram qualquer lesão mais grave. Contudo, ele deixou o duelo contra o Paraná antes do fim (substituído por Patrick Brey) justamente por não reunir as melhores condições físicas.

Egídio

Um dos atletas mais utilizados por Mano Menezes antes da parada da Copa do Mundo – foram 27 compromissos dos 35 disputados pelo Cruzeiro –, Egídio sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo na partida contra a Chapecoense. De acordo com Sérgio Campolina, o lateral-esquerdo “não tem nenhuma lesão estrutural”, o que irá acelerar seu retorno. A tendência é que já fique à disposição para o primeiro compromisso depois do Mundial, em 16/07, contra o Atlético-PR, pela Copa do Brasil. 

Tags: Thiago Neves egidio david seriea interiormg cruzeiro