Superesportes

COPA DO BRASIL

Estratégia funciona, Cruzeiro derrota Santos com gol no fim e sai em vantagem nas quartas de final da Copa do Brasil

Raniel foi responsável pelo único gol da partida na noite desta quarta, na Vila

Tiago Mattar
Cruzeiro venceu Santos na Vila Belmiro com gol de Raniel na reta final da partida pela Copa do Brasil - Foto: MARCELLO ZAMBRANA/AGIF/ESTADAO CONTEUDO SP
Se a torcida do Cruzeiro esperava por um jogo de quartas de final da Copa do Brasil emocionante, com vários lances de perigo, frustrou-se. Por outro lado, a estratégia de Mano Menezes de jogar por uma bola e sair em vantagem na disputa do torneio mata-mata funcionou. No talento de Raniel, o time celeste marcou aos 35' da etapa final e garantiu o placar de 1 a 0 contra o Santos, na Vila Belmiro. Com o resultado, a Raposa poderá até empatar no duelo de volta, no próximo dia 15, às 19h30, no Mineirão, que garantirá mais uma participação em semifinais do torneio nacional. 

O Santos precisará de uma vitória por dois gols de diferença para assegurar a vaga nos 90 minutos. Se triunfar por um gol de vantagem, a classificação será decidida nos pênaltis. O gol fora de casa não é mais critério de desempate.

No próximo domingo, o compromisso do Cruzeiro é pelo Campeonato Brasileiro, contra o Vitória, às 16h, no Barradão, em Salvador. Há uma tendência de que o time celeste seja escalado com grande parte de jogadores reservas, uma vez que na quarta-feira, dia 8 de agosto, o clube tem o primeiro compromisso pelas oitavas de final da Copa Libertadores, contra o Flamengo, no Maracanã. 

O jogo

Bem ao estilo Mano Menezes, o Cruzeiro iniciou a partida na Vila Belmiro com estratégia claramente reativa. Muito fechado, encurtando a marcação e aproximando as linhas defensivas, a equipe celeste nem sequer chegou ao gol de Vanderlei na primeira parte da etapa inicial.
O Santos, por sua vez, na estreia do técnico Cuca, buscou insistentemente explorar o talento do atacante Rodrygo pela direita, nas costas de Egídio. Assim, levou perigo pela primeira vez aos 23'. Depois de jogada de linha de fundo, a bola sobrou para Pituca na entrada da área. O meio-campista finalizou, mas Fábio realizou defesa tranquila.

No momento em que ainda era amassado pelo Santos no campo de defesa, o Cruzeiro construiu suas duas primeiras jogadas ofensivas. Aos 34', Lucas Silva finalizou da intermediária e quase surpreendeu Vanderlei. O santista espalmou para fora da área. No lance seguinte, aos 35', Thiago Neves tabelou com Arrascaeta e o uruguaio saiu na cara do gol, mas não conseguiu tirar do goleiro, que realizou nova defesa difícil. As chances foram praticamente as únicas do time celeste na primeira etapa.

A volta do intervalo não mostrou muitas mudanças. O Cruzeiro seguiu marcando em linha baixa, dando campo ao Santos e esperando o adversário errar para sair em velocidade. Muito desorganizado, porém, os donos da casa conseguiram furar a linha defensiva celeste em poucas ocasiões. Aos 18', Rodrygo fez boa jogada pela direita, mas foi derrubado por Leo na linha da grande área. Na vantagem, a bola sobrou para Gabriel, que finalizou a bola perto da trave esquerda de Fábio. Novamente com o atacante, o Santos levou perigo aos 33'.
Ele recebeu a bola na pequena área e finalizou de frente para o goleiro cruzeirense, responsável por nova intervenção importante.

No momento em que mais se defendia, o Cruzeiro contou com o talento individual de Raniel para garantir vantagem nas quartas de final da Copa do Brasil. Aos 35', o jovem atacante, de 20 anos, recebeu de Robinho na entrada da área, girou e acertou finalização no canto esquerdo de Vanderlei. 1 a 0. O jovem atacante, que havia substituído Barcos aos 9' da segunda etapa, mostrou força para segurar a marcação e fazer seu sétimo tento nesta temporada.

SANTOS 0X1 CRUZEIRO

Santos
Vanderlei; Victor Ferraz, Gustavo Henrique, David Braz e Dodô; Alison, Renato (Daniel Guedes) e Diego Pituca (Copete); Bruno Henrique, Gabriel e Rodrygo Técnico: Cuca. 

Cruzeiro
Fábio; Lucas Romero, Dedé, Leo e Egídio; Henrique e Lucas Silva; Robinho (Rafael Sobis), Thiago Neves (Rafinha) e Arrascaeta; Barcos Técnico: Mano Menezes

Gol: Raniel (aos 35'2ºT)
Cartões amarelos: Henrique, Rafael Sobis e Rafinha (Cruzeiro); Gabriel (Santos)

Público pagante: R$7.134
Renda: R$147.429,00

Motivo: jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data e horário: 1º de agosto de 2018 (quarta-feira), às 19h30
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA/GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva e Bruno Raphael Pires (FIFA/GO)
VAR: Bráulio Machado, Helton Nunes e Marcelo de Lima Henrique
.