Cruzeiro
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Por reabilitação no Campeonato Brasileiro, Cruzeiro recebe o Bahia no Mineirão

Após avançar na Copa do Brasil, clube celeste tenta engrenar na Série A

postado em 19/08/2018 06:30 / atualizado em 19/08/2018 09:29

Edesio Ferreira/EM/D.A Press
O Cruzeiro atingiu um dos principais objetivos deste mês de agosto: se classificar às semifinais da Copa do Brasil. Agora, o clube celeste tentará a reabilitação no Campeonato Brasileiro contra o Bahia, neste domingo, às 16h, no Mineirão, pela 19ª rodada. 

Oitavo colocado do Campeonato Brasileiro, com 25 pontos, o Cruzeiro não vence pelo Campeonato Brasileiro há quatro partidas (três derrotas e um empate). O último triunfo foi contra o Atlético-PR, no Mineirão, pela 14ª rodada: 2 a 1. De lá para cá, o time perdeu para Corinthians (2 a 0, na Arena Corinthians), São Paulo (2 a 0, no Mineirão) e Flamengo (1 a 0, no Maracanã), além de um empate por 1 a 1 com o Vitória, no Barradão.

O Bahia está na 13ª posição, com 21 pontos. O tricolor baiano, ao contrário do Cruzeiro, vem de vitória na Série A. Na 18ª rodada, a equipe do técnico Enderson Moreira venceu o América, por 1 a 0, na Arena Fonte Nova.

O técnico Mano Menezes reafirmou o desejo de escalar força máxima no time do Cruzeiro para este domingo. Da equipe considerada titular, os únicos desfalques serão o armador Arrascaeta, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e o lateral-direito Edilson, com edema na coxa direita.

Para o lugar de Edilson, Mano tem como opções Lucas Romero e Ezequiel. O primeiro é favorito à titularidade. Na vaga de Arrascaeta, artilheiro do elenco ao lado de Thiago Neves com 11 gols, o provável substituto será Rafinha, já que o comandante pretende colocar um atleta de velocidade na posição.

O Cruzeiro terá uma sequência de três partidas para lutar pela reabilitação no Brasileiro. Além do duelo contra o Bahia, a Raposa enfrentará o Grêmio, na quarta-feira (21h45, na Arena do Grêmio), e Fluminense, no sábado (21h, no Mineirão). Para Mano, os próximos confrontos do time celeste na Série A serão decisivos para as pretensões da equipe na competição.

“Eu não gosto de criar ilusões no torcedor, mas o Campeonato Brasileiro tem mais um turno para ser jogado e um jogo. É muito cedo para ficar fora da disputa. Mas os dados que você acaba de citar sobre São Paulo, Internacional e outras equipes, elas terão no máximo 20 jogos. Se nós seguirmos nas nossas competições (Copa Libertadores, Copa do Brasil e possivelmente o Mundial de Clubes), teremos 34 jogos (na verdade, são 33). Lógico que isso influenciará na preparação para os jogos. Mas é futebol. Vamos tentar uma reação agora, porque é possível de acontecer, e depois, lá na frente, vamos ver se direcionamos ou não para lá e para cá”, analisou Mano.

Bahia

Ao contrário do Cruzeiro, o Bahia não conseguiu se classificar na Copa do Brasil. Com a derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, o tricolor baiano deu adeus a competição e perdeu a chance de enfrentar a equipe celeste nas semifinais. Além do torneio nacional, o time do técnico Enderson Moreira também entrou em campo pela Copa Sul-Americana.

É justamente pela sequência de jogos que o treinador do Bahia ainda tem dúvidas para definir o time que entrará em campo no Mineirão. Especificamente nos casos do meia Zé Rafael e dos atacantes Gilberto e Edigar Junio, que reclamaram de dores ainda no intervalo do duelo contra o Palmeiras. Apesar das situações, a tendência é que o trio encare o Cruzeiro neste domingo.

“A gente primeiro vai ter que ver quais atletas vão ter condições de participar. No intervalo, Gilberto reclamou de pancada, Zé Rafael com muita limitação, Edigar também. A gente tem que ver agora os atletas com condição de poder participar. Infelizmente a gente está tentando durante esse tempo todo dar prioridade a todas as competições, sempre tentando colocar o melhor time possível. Vamos agora avaliar”, disse Enderson.

Quem se juntou à delegação do Bahia foi o goleiro Douglas. O camisa 1 se recuperou de uma lesão no cotovelo, sofrida no duelo contra o Corinthians, o último antes da pausa para a Copa do Mundo, em junho. Ele disputa posição com Anderson.

O zagueiro Tiago cumprirá suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo. Com isso, Douglas Grolli deve formar dupla com Lucas Fonseca.

CRUZEIRO X BAHIA

Cruzeiro: Fábio; Lucas Romero, Dedé, Leo e Egídio; Henrique e Lucas Silva; Robinho, Thiago Neves e Rafinha; Barcos. Técnico: Mano Menezes

Bahia: Anderson (Douglas); Bruno, Douglas Grolli, Lucas Fonseca e Léo; Gregore e Elton; Zé Rafael, Vinícius e Edigar Junio; Gilberto. Técnico: Enderson Moreira

Motivo: 19ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Mineirão
Data e hora: 19 de agosto de 2018, às 16h
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Luiz Cláudio Regazone (RJ) e Carlos Henrique Cardoso de Souza (RJ)

Tags: bahiaba seriea futnacional cruzeiroec