Superesportes

CRUZEIRO

CBF cobra providências da Conmebol após expulsão injusta de Dedé na Libertadores

Entidade divulgou nota solicitando reparo do prejuízo causado ao Cruzeiro

Redação
Antes de ser expulso, Dedé era o principal destaque do Cruzeiro na partida contra o Boca Juniors - Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro E.C.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nota oficial na noite desta quinta-feira cobrando providências da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) após a expulsão injusta do zagueiro Dedé, do Cruzeiro, no jogo dessa quarta-feira contra o Boca Juniors. O defensor recebeu cartão vermelho do árbitro paraguaio Eber Aquino por causa de um choque acidental com o goleiro argentino Esteban Andrada. Com um jogador a menos, o time celeste, que já perdia por 1 a 0, levou o segundo gol e acabou derrotado por 2 a 0, na Bombonera, em Buenos Aires. Agora, para avançar às semifinais no tempo normal, será obrigado a vencer no Mineirão por pelo menos três gols de diferença.

No documento assinado por Rogério Caboclo, diretor-executivo de gestão da CBF, há destaque para o fato de Eber Aquino ter interpretado a dividida de maneira equivocada ao consultar o Sistema de Assistência Arbitral por Vídeo (VAR, na sigla em inglês). A entidade máxima do futebol brasileiro ainda considerou a ação “fora do protocolo de utilização da referida tecnologia” e exigiu justiça por parte da Conmebol em relação ao prejuízo causado ao Cruzeiro pela expulsão de Dedé. O destinatário da carta é Alejandro Dominguez, presidente da Confederação Sul-Americana.

Dominguez, aliás, recebeu nesta quinta-feira três representantes da diretoria do Cruzeiro: o presidente Wagner Pires de Sá, o vice-presidente jurídico Fabiano de Oliveira Costa e o supervisor administrativo Benecy Queiroz. O clube celeste solicitou a anulação do cartão vermelho mostrado a Dedé, com o objetivo de contar com o atleta no duelo de volta, dia 4 de outubro (quinta-feira), às 21h45, no Mineirão. Não há, por ora, prazo para resposta, mas a cúpula cruzeirense espera uma posição o mais breve possível.

“Fiquei bastante satisfeito pela maneira com que fomos recebidos na Conmebol.
Estamos indignados com tudo o que aconteceu ontem na Bombonera. Não podemos admitir que a decisão pessoal de um árbitro coloque em xeque um sistema tão avançado como o VAR, que vem para contribuir com os avanços do futebol mundial”, destacou Wagner Pires de Sá, que também informou ter recebido apoio da CBF no pleito do Cruzeiro.

A expulsão de Dedé

Dedé foi expulso pelo árbitro paraguaio Eber Aquino aos 29min do segundo tempo de Boca x Cruzeiro. No lance, ele subiu para tentar finalizar a bola cruzada por Egídio e acertou uma cabeçada no maxilar do goleiro Andrada. A pancada involuntária foi tão forte que o goleiro do Boca passará por cirurgia e ficará fora dos gramados durante dois meses.

Durante o atendimento médico a Andrada, o árbitro Eber Aquino decidiu consultar o recurso eletrônico do VAR. Depois de rever a jogada algumas vezes, mostrou o cartão vermelho para o camisa 26 do Cruzeiro, fato que gerou sensação de incredulidade no estádio em função do caráter acidental da dividida.

Veículos de imprensa de várias partes do mundo e diversos clubes, jogadores e personalidades mostraram apoio a Dedé e condenaram o erro de Eber Aquino. O defensor de 30 anos, conhecido por ser um jogador disciplinado, não havia recebido um cartão vermelho sequer nas 134 partidas anteriores a serviço do Cruzeiro.

LEIA A NOTA DA CBF NA ÍNTEGRA:

Rio de Janeiro, 20 de setembro de 2018.

Ofício nº 406/2018

Ilmo. Sr. Alejandro Domínguez,
Presidente da Confederación Sudamericana de Fútbol – CONMEBOL
Luque - Paraguai

Ref.: Desempenho da arbitragem na partida das quartas de final da Copa Libertadores da América entre Cruzeiro Esporte Clube e Club Atlético Boca Juniors

Senhor Presidente,

A partida disputada entre Cruzeiro Esporte Clube e o Club Atlético Boca Juniors em 19/9/2018, pelas quartas de final da Copa Libertadores da América, infelizmente foi marcada por um grave erro de arbitragem. O atleta Dedé foi expulso injustamente pelo árbitro paraguaio Eber Aquino, após um choque involuntário com o atleta Esteban Andrada.

Como agravante, a injusta expulsão aconteceu após consulta ao Sistema de Assistência Arbitral por Vídeo (VAR), o que ocorreu de forma irregular e fora do protocolo de utilização da referida tecnologia.

A CBF registra seu inconformismo com a decisão da arbitragem e solicita que a Conmebol, valendo-se de suas instâncias funcionais, tome todas as providências cabíveis no sentido de fazer justiça em relação ao dano causado ao Cruzeiro Esporte Clube e ao atleta. Sugere ainda que uma investigação seja aberta pela Conmebol para completa apuração do ocorrido em relação à indevida intervenção do VAR neste episódio, dando
transparência à decisão do árbitro no momento do lance.

A CBF faz isso não apenas no cumprimento do dever de apoiar sua agremiação filiada, mas no interesse de proteger a credibilidade do Sistema de Assistência Arbitral por Vídeo. O VAR é uma ferramenta fundamental para a melhoria do nosso futebol, mas para isso precisa da confiança das entidades, atletas, agremiações e torcedores. Isso só acontecerá se erros como o ocorrido na partida de ontem forem prontamente reconhecidos e corrigidos.

A CBF reconhece os grandes progressos de sua gestão à frente da Conmebol, notoriamente em relação a modernidade e transparência administrativa. Por isso, está confiante que serão adotadas as necessárias providências em relação aos fatos em questão.

No aguardo de sua manifestação, subscrevemo-nos.

Atenciosamente,

Rogério Caboclo
Diretor Executivo de Gestão 


.