Superesportes

CRUZEIRO

Fiel da balança, Cruzeiro busca melhor campanha com Mano Menezes na Série A

Por pontuação recorde sob o comando do treinador gaúcho no Brasileiro, time celeste enfrentará adversários que ainda têm objetivos na competição

Rafael Arruda
Após título da Copa do Brasil, Cruzeiro venceu quatro de seus últimos seis jogos no Brasileiro - Foto: Juarez Rodrigues/EM D.A Press
Distante tanto do líder Palmeiras quanto dos clubes que estão na zona de rebaixamento, o Cruzeiro será fiel da balança nas quatro últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. Na sétima posição, com 49 pontos, o time celeste enfrentará ao menos três clubes envolvidos em algum objetivo na competição. O São Paulo (5º, com 59), rival de domingo, às 19h, no Morumbi, luta para assegurar vaga na fase de grupos da Copa Libertadores de 2019. O Vitória (18º, com 34), oponente da próxima quarta-feira (21/11), às 21h45, no Mineirão, tem esperanças em escapar da queda à Série B. Já o Bahia (10º, com 44), desafiante na 38ª rodada, na Arena Fonte Nova, em Salvador (2/12), pretende consolidar a classificação à Copa Sul-Americana do ano que vem.

Dos adversários do Cruzeiro, apenas o Flamengo (63) tem a situação praticamente definida no Brasileiro. Se por um lado a distância de sete pontos para o Palmeiras dificilmente será revertida, por outro a confirmação da vaga na fase de grupos da Libertadores de 2019 está bem próxima. O rubro-negro poderá, inclusive, chegar ao confronto com a Raposa classificado ao torneio continental, desde que vença Sport (fora) e Grêmio (casa). As equipes duelam no domingo, dia 25 de novembro, às 17h, no Mineirão, pela 37ª rodada.

Apesar de já estar com a vida resolvida pela conquista do hexa da Copa do Brasil, que concedeu ao clube o direito de entrar diretamente na fase de grupos da Libertadores de 2019, o Cruzeiro dá sinais de que levará os compromissos finais a sério.
O retrospecto pós-título é positivo: quatro vitórias e duas derrotas, com 66,66% de aproveitamento. O time de Mano Menezes bateu Chapecoense (3 a 0, no Independência), Paraná (3 a 1, no Mineirão), América (2 a 1, no Independência) e Corinthians (1 a 0, no Mineirão). Os reveses foram diante de Ceará (2 a 0, no Mineirão) e Atlético-PR (2 a 0, na Arena da Baixada).

Os números favoráveis depois do título da Copa do Brasil alimentam as esperanças para que o Cruzeiro possa superar a pontuação do Brasileiro de 2017, no qual o técnico Mano Menezes teve a oportunidade de comandar o grupo em toda a competição. No ano passado, a equipe encerrou o torneio em quinto lugar, com 57 pontos (15 vitórias, 12 empates e 11 derrotas). O gaúcho também conduziu a Raposa em edições anteriores, porém de maneira parcial.

Em 2015, Mano alcançou ótimo aproveitamento em 16 partidas (62,5%), com oito vitórias, seis empates e apenas duas derrotas. Só que o Cruzeiro havia feito turno muito ruim (14º, com 22 pontos) sob as orientações de Marcelo Oliveira e Vanderlei Luxemburgo e, desta forma, encerrou o Brasileiro em oitavo, com 55. Já em 2016, o atual comandante foi contratado para substituir o português Paulo Bento, que deixara a equipe em penúltimo lugar, com 15 pontos em 16 rodadas (31,25%). O time reagiu na Série A e registrou 10 vitórias, seis empates e seis derrotas em 22 jogos, saltando para 12º, com 51 pontos.

Para ultrapassar as pontuações anteriores, o Cruzeiro precisará vencer ao menos três dos quatro jogos finais. Nessa circunstância, o time chegaria a 58 pontos. Outro desafio é superar, no returno, a campanha do turno da edição de 2018. Nas primeiras 19 rodadas, a Raposa somou 26 pontos e ficou na oitava posição. Se ganhar do São Paulo no domingo, igualará esse índice a três rodadas do encerramento do Brasileiro. Nos próximos duelos, o auxiliar Sidnei Lobo ficará à beira de campo, pois Mano Menezes segue afastado para realização de tratamento médico em São Paulo.
.