Superesportes

CAMPEONATO BRASILEIRO

Com objetivo de terminar bem o Brasileiro, Cruzeiro encara São Paulo no Morumbi

Time celeste quer emplacar série de vitórias nesta reta final da temporada

Matheus Adler
Sidnei Lobo comandará time pela segunda vez consecutiva por causa da licença médica concedida a Mano Menezes - Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro
São Paulo e Cruzeiro se enfrentam neste domingo, às 19h, no Morumbi, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Enquanto o Tricolor busca entrar novamente no G4, para garantir uma das quatro vagas diretas para a fase de grupos da Copa Libertadores, o clube celeste está ‘leve’, com objetivo de terminar a temporada na melhor colocação possível na Série A. O retrospecto pós-título da Copa do Brasil aponta quatro vitórias e duas derrotas em seis jogos.

Na oitava posição, com 49 pontos, o Cruzeiro busca subir na classificação nestes últimos quatro jogos restantes, para faturar valores maiores de premiação ao fim da temporada. Já o São Paulo, campeão do primeiro turno, além de perder seu reinado na ponta da tabela, acabou saindo do G4. O Tricolor está com os mesmos 59 pontos do Grêmio, mas os gaúchos levam a melhor pelo número de vitórias (16 a 15).

O auxiliar Sidnei Lobo comandará o Cruzeiro pela segunda vez consecutiva por causa da licença médica concedida a Mano Menezes. Ele terá os retornos dos volantes Henrique e Ariel Cabral ao time titular. O primeiro foi preservado contra o Corinthians, enquanto o argentino atuou só alguns minutos no segundo tempo. Outro que deve voltar é Thiago Neves.
O armador também foi poupado no meio de semana. O lateral-direito Edilson regressa após cumprir suspensão, assim como Sassá. O atacante, no entanto, deve começar o jogo no banco de reservas.

Por outro lado, Rafinha, Mancuello e Fred serão ausências. O primeiro apresentou dores no pé esquerdo e será novamente substituído por David. O segundo, que foi titular na quarta, está com a panturrilha direita dolorida e dará lugar a Thiago Neves. Já o centroavante, que jogou os 90 minutos contra o Corinthians e deu assistência para David marcar o gol da vitória, ficou em Belo Horizonte por causa do rodízio feito pela comissão técnica entre atletas da posição. Com isso, Barcos deve comandar o ataque celeste.

Apesar de se ausentar das atividades no Cruzeiro, Mano Menezes mantém contato constante com Sidnei Lobo. O treinador passa ideias a seu assistente. Durante os jogos, porém, o 'interino' tem liberdade para tomar decisões não combinadas com o 'chefe'.

“Nesse momento em que estou dirigindo, já conversei com o Mano, inclusive temos umas ideias parecidas. Mas, ao chegar no jogo, o jogo apresenta diversas maneiras, diversas formas táticas e técnicas, então a gente tem que saber no momento o que você vai usar. E tenho essa liberdade, que é dada por ele. Se tiver que fazer uma decisão ou outra, jogar de um jeito de outro, eu posso fazer. Isso é que é bacana no trabalho.
Mas quando a gente está junto, sempre prevalece é o que o treinador pede ou o que ele monta no momento”.

Sidnei Lobo contabiliza 12 jogos à frente do Cruzeiro, com sete vitórias, dois empates e três derrotas. O aproveitamento é de 63,88%. Com o assistente, o time cinco estrelas marcou 16 gols e sofreu nove.

São Paulo

A fase do São Paulo na temporada não é boa. Três jogos sem vitória, demissão de Diego Aguirre e adeus ao G4. Assim, o Tricolor aposta no histórico contra o Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro: 34 vitórias, 15 empates e apenas 12 derrotas.

Para tentar a 35ª vitória diante do Cruzeiro na Série A, o técnico interino André Jardine deve seguir apostando em Tréllez no ataque. Isso porque Diego Souza ainda se recupera de entorse no joelho direito. O camisa 9 desfalcou o Tricolor no empate por 1 a 1 com o Grêmio, na quinta-feira. Assim, é pequena a chance de o jogador estar à disposição para a partida desta noite.

SÃO PAULO X CRUZEIRO

SÃO PAULO
Jean; Bruno Peres, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Jucilei, Hudson e Nenê; Everton, Helinho e Tréllez
Técnico: André Jardine

CRUZEIRO
Fábio; Edilson, Manoel, Leo e Egídio; Henrique e Ariel Cabral; Robinho, Thiago Neves e David; Barcos
Técnico: Sidnei Lobo

Motivo: 35ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Morumbi, em São Paulo
Data e horário: domingo, 18 de novembro, às 19h

Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Henrique Neu Ribeiro e Eder Alexandre (SC)
.