Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Bom começo em 2019 renova esperanças por ano artilheiro de Fred no Cruzeiro

Camisa 9 fez gols em três partidas consecutivas no Campeonato Mineiro

postado em 08/02/2019 09:00 / atualizado em 08/02/2019 16:10

Fernando Michel/Divulgacao
O atacante Fred renovou as esperanças de alcançar quantidade significativa de gols na temporada ao marcar três vezes pelo Cruzeiro em quatro partidas no Campeonato Mineiro. O bom começo em 2019 ajuda a minimizar as dificuldades vividas pelo atleta em 2018, quando ele sofreu grave lesão no joelho direito que o afastou dos gramados entre março e setembro.

Depois de passar em branco em sua primeira apresentação – vitória por 1 a 0 sobre o Patrocinense, no Mineirão, pela segunda rodada do Estadual –, Fred foi às redes nos jogos seguintes.

No clássico contra o Atlético, no Mineirão, o camisa 9 converteu cobrança de pênalti sofrida por ele mesmo e abriu o placar para a Raposa, que acabou levando o gol de empate, também em penalidade máxima convertida por Fábio Santos.

No duelo diante do Boa, no estádio Melão, em Varginha, Fred fez o segundo gol do Cruzeiro após receber assistência de Thiago Neves e chutar firme com o pé esquerdo. O time da casa conseguiu arrancar um empate por 2 a 2.

Já na vitória por 3 a 0 sobre o Villa Nova, no último domingo, em Nova Lima, o centroavante aproveitou cruzamento de Orejuela, desvencilhou-se da marcação adversária e cabeceou no canto esquerdo.

Em recente entrevista, o veterano de 35 anos (fará 36 em 3 de outubro) garantiu que não estabeleceu meta de gols pelo clube em 2019.

“A minha meta é estar lá dentro de campo. Tenho pedido muito a Deus para me proteger de todo o mal, de toda queda, torção, pancada, lesões, porque comigo lá dentro de campo e com a qualidade que o nosso time tem as coisas tendem a fluir. O início está sendo razoavelmente bom para mim. Mas eu sei que posso melhorar muito mais ainda. Há expectativa de coisas melhores, ao menos manter isso aí. Lógico que não é fácil. Vamos ver o que tem de bom para nós pela frente”.

Por causa de uma gastroenterite, Fred só não jogou a primeira rodada do Estadual, contra o Guarani, no estádio Farião, em Divinópolis. Seu substituto, Raniel, fez dois gols no triunfo por 3 a 1.

Como o treinamento dessa quinta-feira foi fechado à imprensa, não há, por parte da comissão técnica, pistas sobre a provável equipe titular do Cruzeiro para o jogo contra o Tupynambás, às 17h de domingo, no Mineirão, pela sexta rodada do Mineiro. Caso seja escalado pelo técnico Mano Menezes, Fred poderá alcançar o gol de número 50 na competição. Além dos 17 contabilizados pela Raposa, o centroavante fez 22 pelo América e 10 a serviço do Atlético. Ele disputou 64 partidas.

Ano artilheiro

Fred dificilmente repetirá os números de seu ano mais artilheiro na carreira. Em 2005, ele marcou 40 gols pelo Cruzeiro, seis com a camisa do Lyon da França e dois pela Seleção Brasileira, totalizando 48.

Contudo, caso consiga igualar ao menos a média de 23 tentos por ano registrada entre 2003 e 2018, o camisa 9 saltaria de 63 para 83 gols pelo Cruzeiro. No ranking de maiores artilheiros do clube, Fred pularia do 32º para o 22º lugar, posição ocupada por Fábio Júnior, com 81 gols.

O próximo dessa lista a ser alcançado pelo centroavante é o ex-armador Alex, com 64 gols em 123 partidas (121 oficiais).

Números de Fred pelo Cruzeiro:

2004 – 28 jogos e 16 gols

2005 – 43 jogos e 40 gols

2018 – 15 jogos e 4 gols

2019 – 4 jogos e 3 gols

Por competição

Campeonato Brasileiro: 49 jogos e 27 gols

Copa do Brasil: 9 jogos e 14 gols

Campeonato Mineiro: 25 jogos e 17 gols

Copa Libertadores: 1 jogo e nenhum gol

Copa Sul-Americana: 4 jogos e 2 gols

Amistosos: 2 jogos e 3 gols

Tags: cruzeiro seriea futnacional interiormg futnacional atacante fred artilheiro