Superesportes

CRUZEIRO

Após queda de rendimento, Rodriguinho busca retomar início promissor no Cruzeiro

Meia teve atuação discreta nos últimos três jogos da equipe

Rafael Arruda
Apesar de queda de rendimento, Rodriguinho segue como vice-artilheiro do Cruzeiro em 2019, com sete gols. Fred, que marcou 16 vezes, é o primeiro colocado isolado - Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro
Vice-artilheiro do Cruzeiro em 2019, com sete gols, Rodriguinho teve queda de produtividade nos três jogos recentes da equipe. Ele tentará retomar as boas atuações nos duelos contra Ceará, às 19h15 desta quarta-feira, e Goiás, às 16h de domingo, pelo Campeonato Brasileiro. Thiago Neves também está na briga pela titularidade.

Especialmente na derrota para o Flamengo por 3 a 1, sábado, no Maracanã, Rodriguinho não encontrou espaços para criar situações de perigo. Bem marcado pelos volantes Willian Arão e Gustavo Cuéllar, o camisa 23 foi o titular que menos pegou na bola, com apenas 2,06% de posse em 62 minutos, e o que mais sofreu desarmes, em cinco ocasiões.

Rodriguinho também ficou “sumido” no toque de bola, sendo responsável por apenas 16 dos 339 passes do Cruzeiro (4,7%). Como comparação, o meia Marquinhos Gabriel liderou esse índice na equipe, com 36 acertos. No Flamengo, os recordistas foram, respectivamente, Willian Arão, 62; e Everton Ribeiro, 61.

Nas finais do Campeonato Mineiro, contra o Atlético, Rodriguinho já havia enfrentado dificuldades contra a forte marcação adversária. No primeiro jogo, vencido pelo Cruzeiro por 2 a 1, no Mineirão, Mano Menezes trocou o meia por Pedro Rocha, aos 23min do segundo tempo. Na partida de volta, no Independência, Lucas Silva entrou na equipe pouco depois de Fred marcar o gol de pênalti e assegurar o empate por 1 a 1.

Antes da sequência apagada, Rodriguinho estava em alta no Cruzeiro, funcionando muitas vezes como segundo atacante e se aproveitando dos espaços abertos por Fred para entrar na grande área e finalizar.
O meio-campista foi decisivo ao fazer gols nas vitórias sobre Huracán (1 a 0, na Argentina), Deportivo Lara (2 a 0, no Mineirão) e Emelec (1 a 0, no Equador), pelo Grupo B da Copa Libertadores.

Em matéria publicada no dia 5 de abril, o Superesportes destacou que Rodriguinho tinha média de gols digna de um atacante de área e havia anotado seis dos sete gols chutando com o pé esquerdo (o jogador é destro). Agora, são cinco partidas sem balançar a rede.

No último sábado, depois do revés para o Flamengo, Mano Menezes foi questionado por um repórter da imprensa do Rio de Janeiro sobre a atuação de Rodriguinho. Ele preferiu não analisar o momento indivudual de seu comandado, mas sim o grupo como um todo.

“A gente não fala de atleta individualmente. O Cruzeiro é uma equipe e ganha como equipe. Quem fala individualmente são vocês comentaristas que analisam o jogo. O técnico procura analisar o jogo como um todo. Eu acho que a gente, na medida em que não conseguimos transitar de defesa para o ataque com mais qualidade, sempre os jogadores de meio-campo que são os responsáveis por receber uma bola e construir jogadas vão sofrer um pouco mais. Está dentro do contexto”.

Caso seja escalado por Mano Menezes nesta quarta, Rodriguinho enfrentará o Ceará pela quinta vez na carreira. Nas quatro ocasiões anteriores, todas pelo América, o armador marcou dois gols.
.