Superesportes

CRUZEIRO

Cruzeiro aproveita pausa para recuperar jogadores que estão no departamento médico

Comissão técnica espera contar com retornos de atletas na intertemporada

Redação
Edilson se recupera de lesão na panturrilha direita - Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro
Além de devolver a confiança à equipe, há nove partidas sem vencer em 2019, o Cruzeiro pretende aproveitar a pausa nas competições durante a Copa América para recuperar jogadores que estão no departamento médico. São eles os laterais-direitos Edilson e Orejuela e o atacante Fred.

Edilson machucou a panturrilha direita no dia 26 de maio, durante o aquecimento para a partida contra a Chapecoense, no Independência, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Como Orejuela havia sofrido lesão no joelho esquerdo, o técnico Mano Menezes recorreu ao volante Lucas Romero, também especialista na lateral.

Antes do jogo da última quarta-feira, contra o Fortaleza, no Castelão, Edilson iniciou a transição para a preparação física. Até o dia 24 de junho, data da reapresentação do elenco na Toca da Raposa 2, o camisa 2 deverá ficar inteiramente apto a cumprir todas as tarefas passadas pela comissão técnica.

Orejuela também reage positivamente aos exercícios de fisioterapia no joelho esquerdo. Ele teve o menisco medial operado, após se machucar na derrota por 4 a 1 para o Fluminense, em 18 de maio, no Maracanã, pela quinta rodada do Brasileiro. O departamento médico do clube estipulou um prazo de oito semanas para consolidar a reabilitação. Portanto, o colombiano ainda não estará à disposição de Mano Menezes assim que o time voltar a jogar.

Já Fred, artilheiro celeste em 2019, com 16 gols, ficou fora dos jogos contra Corinthians e Fortaleza em decorrência de edema na coxa direita, sofrido no empate por 2 a 2 com o Fluminense, em 5 de junho, pelo duelo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. O DM do Cruzeiro não considerou grave o problema do camisa 9, que deve treinar normalmente na intertemporada.

Quem também precisará adequar o condicionamento físico são o lateral-esquerdo Egídio, ausente dos três últimos jogos por causa de dengue, e o armador Rodriguinho, vetado em função de dores lombares.
Este último é vice-artilheiro do time em 2019, com oito gols em 20 apresentações.

Depois do encerramento da Copa América, em 7 de julho, o Cruzeiro se preparará para enfrentar o Atlético, no Mineirão, pela partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil. A Confederação Brasileira de Futebol ainda confirmará a data do clássico, previamente agendado para o dia 10. O duelo de volta deverá acontecer no dia 17, no Independência.

Outro mata-mata está no caminho celeste. Será contra o River Plate, pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América. Os confrontos ocorrerão em duas terças-feiras, dias 23 e 30 de julho, às 19h15 (de Brasília). Por ter feito melhor campanha na fase de grupos, o Cruzeiro jogará no Monumental de Núñez, na ida, e no Mineirão, na volta.

Já o Campeonato Brasileiro está previsto para ser retomado no domingo, dia 14 de julho, mas a CBF deve desmembrar a rodada com partidas no sábado (13) e na segunda-feira (15). O Cruzeiro, que está em 18º lugar, com oito pontos, pegará o Botafogo, sétimo colocado, com 15.
.