Cruzeiro
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Com garotada em campo, Cruzeiro enfrenta Bahia e tenta sair do Z4 do Brasileiro

Time celeste precisa da vitória para deixar a 17ª colocação da Série A

postado em 20/07/2019 06:00 / atualizado em 20/07/2019 12:37

<i>(Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro)</i>
Por causa da prioridade aos torneios de mata-mata, os titulares do Cruzeiro ganharão descanso visando ao jogo contra o River Plate, às 19h15 de terça-feira, em Buenos Aires-ARG, pelas oitavas de final da Copa Libertadores. Enquanto isso, os reservas terão a missão de tirar o time da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Com vários jovens, a Raposa enfrenta o Bahia neste sábado, às 17h, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 11ª rodada da competição nacional.

Dos titulares escolhidos pelo técnico Mano Menezes, o mais novo é o meia Maurício, que completou 18 anos em 22 de junho. No último domingo, no empate por 0 a 0 com o Botafogo, em Belo Horizonte, ele esteve em campo durante todo o segundo tempo. Outros com idade sub-20 são o zagueiro Cacá (20), o lateral-direito Weverton (20) e o volante Éderson (20). Em contrapartida, uma dos experientes é o goleiro Rafael, de 30 anos. Ele chegou ao Cruzeiro em 2002, quando tinha 13 anos, e subiu ao time principal em 2008, aos 19. Pela vivência na transição da base para o profissional, o camisa 12 garante que os atuais pratas da casa têm melhores condições de se adaptarem rapidamente ao grupo.

“Estou aqui há 17 anos. No profissional, acredito que 11. Acho que nesses 11 anos, muitas coisas mudaram em questão de relacionamento. Antigamente, quando alguém da base subia, o contato com os atletas do grupo profissional era um pouco mais demorada. O distanciamento era um pouco grande. Hoje em dia não. Vejo que a galera sobe da base e tem esse contato, esse acolhimento, a aproximação é muito grande desde o início. Todos aqui estão muito bem adaptados e muito bem confiantes. Todos jogam com tranquilidade, fazendo o seu melhor, e isso, ao meu ver, foi uma coisa muito boa que aconteceu. Eles têm a confiança e a amizade de todos. E no sábado, tentaremos fazer o nosso melhor, independentemente se um tem 500 jogos ou o outro tem dois jogos como profissional. Estaremos confiantes em campo”, disse o goleiro, reiterando também a confiança na qualidade técnica das promessas.

“Na verdade, o que a gente tinha que passar para eles a gente passou há mais tempo, quando eles chegaram. Eles estão muito bem ambientados. Era mais essa questão de ambientação, de entrosamento, de amizade. E o nosso grupo é muito bom. Dentro de campo, eles são muito bons e sabem o que têm de fazer. Claro que dentro de campo temos de correr, nos orientar e nos ajudar ainda mais para que talvez essa falta de ritmo possa ser recompensada. Mas eles são muito bons e têm a confiança de todos os jogadores e também da comissão. Eles farão o melhor dentro de campo para nos ajudar. Todos que estão aqui têm qualidade para entrar e ajudar o Cruzeiro em campo”, acrescentou Rafael, que completará neste sábado 111 partidas pelo Cruzeiro - números expressivos se levada em consideração a hegemonia de Fábio, titular da meta estrelada desde 2005 e recordista absoluto em aparições, com 841 jogos.

Se na Copa do Brasil o Cruzeiro comemorou a vaga às semifinais eliminando o arquirrival Atlético, no Brasileiro o jejum é longo. A última vitória do time foi sobre o Goiás, em 5 de maio, no Mineirão, pela terceira rodada: 2 a 1. Depois, a Raposa contabilizou três empates e quatro derrotas, despencando para a 17ª posição, com nove pontos.

Caso ganhe do Bahia, o Cruzeiro sairá do Z4 independentemente de outros resultados, pois Vasco (16º) e Fluminense (15º), também com nove pontos, fazem confronto direto às 11h deste sábado, no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro. Às 19h, o Ceará, 14º com 11 pontos, recebe o líder Palmeiras (26), no Castelão, em Fortaleza.

No lado do Bahia, estão em tratamento na fisioterapia o zagueiro Ernando, o meia Guerra e o atacante Rogério. O técnico Roger Machado deve mudar ao menos duas peças do time que perdeu na quarta-feira para o Grêmio, por 1 a 0, pelas quartas de final da Copa do Brasil: saem o lateral-esquerdo Moisés e o atacante Elber, entram Giovanni e Lucca. Como também foi eliminado da Copa Sul-Americana para o Liverpool-URU, o Tricolor de Aço se concentra exclusivamente no Brasileiro, no qual aparece em 11º, com 14 pontos (quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas). O grande destaque da equipe em 2019 é o centroavante Gilberto, autor de 17 gols em 33 jogos.

BAHIA X CRUZEIRO

BAHIA
Douglas Friedrich; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho e Giovanni; Gregore, Elton e Ramires; Artur, Lucca e Gilberto. Técnico: Roger Machado

CRUZEIRO
Rafael; Weverton, Fabrício Bruno, Cacá e Dodô; Éderson e Ariel Cabral; Jadson, Maurício e David; Sassá. Técnico: Mano Menezes

Motivo: 11ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Arena Fonte Nova, em Salvador-BA
Data: sábado, 20 de julho de 2019
Horário: 17h
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Bruno Salgado Rizo (SP)
VAR: Márcio Henrique de Góis (SP)

Tags: cruzeiro seriea interiormg futnacional