Superesportes

CRUZEIRO

Rogério Ceni fecha com Cruzeiro menos de quatro meses depois de recusar oferta do Atlético

Treinador deixou o Fortaleza e fechou com o clube celeste até o fim de 2020

Redação
Treinador conquistou três títulos no comando do Fortaleza - Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Cruzeiro fechou a contratação de Rogério Ceni menos de quatro meses depois de o técnico de 47 anos recusar uma oferta do rival Atlético para suceder Levir Culpi. Os contatos do Galo com o treinador foram mediados pelo diretor de futebol Rui Costa no fim de abril. À época, ele tinha sido campeão cearense e estava em vias de faturar o título da Copa do Nordeste, confirmado em maio.

Aprovou a contratação de Rogério Ceni? Clique aqui e vote

Quando foi procurado pelo Atlético, Ceni entendeu que o melhor caminho era seguir no Fortaleza. Semanas depois, ele ganhou a Copa do Nordeste e ampliou seu prestígio com o terceiro título à frente do Leão do Pici: havia sido campeão da Série B em 2018 e do Campeonato Cearense de 2019.

O acordo com o Cruzeiro, fechado até dezembro de 2020, gerou memes na internet justamente pela recusa ao Atlético menos de quatro meses atrás. 

Na internet, torcedores do Cruzeiro zoaram os atleticanos por causa do acerto com Ceni - Foto: Reprodução/Internet

Ao todo, Ceni comandou o Fortaleza em 94 jogos, com 51 vitórias, 18 empates e 25 derrotas. O aproveitamento é de 60,63%. Ele é o quinto treinador que mais dirigiu o clube cearense.

Este ano, Ceni esteve à frente do Fortaleza em 38 jogos, com 18 vitórias, nove empates e 11 derrotas. O rendimento na temporada é de 55,25%. No Campeonato Brasileiro, ele deixa o clube em 14º lugar, com 14 pontos.

São Paulo

O Cruzeiro será o terceiro clube de Ceni como treinador.
Antes de dirigir o Fortaleza, ele esteve à frente do São Paulo por seis meses em 2017. Em 37 jogos, teve 14 vitórias, 14 empates e dez derrotas. O aproveitamento foi de 49,5%.

No comando do Tricolor, Ceni foi eliminado pelo Corinthians nas semifinais. Na Copa do Brasil, caiu para o Cruzeiro na quarta fase. Na Copa Sul-Americana, foi eliminado para o modesto Defensa y Justicia da Argentina na primeira fase.

No Cruzeiro, Rogério Ceni terá a missão de evitar o rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro e de classificar o time à final da Copa do Brasil. No jogo de ida da semifinal, contra o Internacional, no Mineirão, a Raposa perdeu por 1 a 0. O duelo de volta será em 4 de setembro, no Beira-Rio, em Porto Alegre. Para ir à decisão, os mineiros precisam de uma vitória por dois gols de diferença no tempo normal. Triunfo por um gol de vantagem leva a decisão para os pênaltis.
.