Superesportes

BRASILEIRO FEMININO A2

Cruzeiro encara o São Paulo no Sesc e busca milagre na decisão do Brasileiro Feminino A2

No jogo de ida, no Pacaembu, as mineiras foram derrotadas por 4 a 0

Ivan Drummond
Diferentemente de outras sessões de treino, Cruzeiro fechou preparação com atividade na Toca II - Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro
Um time diferente, ofensivo, já que precisa golear. Mas com cautela defensiva, pois não pode sofrer um gol sequer. Esse será, segundo Hoffmann Túlio, técnico da equipe feminina do Cruzeiro, como o time deverá jogar, neste domingo, contra o São Paulo, no segundo e decisivo jogo da final da Série A2 do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. 

Na primeira partida, o time paulista goleou por 4 a 0, o que obriga o time celeste a, no mínimo, devolver o placar para forçar a decisão por pênaltis. Para sair campeão no tempo normal, a Raposa precisa ganhar por cinco gols de diferença. O jogo será às 14h, no Estádio das Alterosas, no Sesc Venda Nova, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

O time celeste sofreu duas derrotas em 12 jogos, ambas para equipes paulistas: Taubaté (2 a 1) e São Paulo (4 a 0). Isso, segundo o treinador, se explica pelo fato de as equipes paulistas terem um campeonato regional forte.

“No meio dessa semana, o São Paulo jogou contra o Santos. Na semana passada, antes do primeiro jogo da final, enfrentaram o Palmeiras.
Enquanto isso, nós estávamos só treinando. Não ter um Mineiro acontecendo, é prejudicial. A melhor maneira de ganhar ritmo é jogando. Enquanto nós disputamos 11 partidas esse ano, os times de São Paulo já jogaram 30”, disse. 

A derrota no primeiro confronto fez Hoffmann mudar a maneira de preparar a equipe. Além dos treinos, o treinador teve de trabalhar a parte psicológica das jogadoras. “No primeiro jogo, estávamos jogando de igual para igual, até que sofremos o primeiro gol. Isso baqueou o nosso time. Sete minutos depois, sofremos o segundo. Fomos para o intervalo com 2 a 0. No segundo tempo, isso se repetiu. Levamos mais um gol e sete minutos depois, outro. Isso não pode acontecer hoje”, complementou Túlio.

E a necessidade de vencer com um placar dilatado, fez Hoffmann mexer no time. No gol, Camila, que é das mais experientes do grupo, entra no lugar da jovem Renata, que falhou em São Paulo.
No ataque, ele escala uma centroavante de área, Kim. Falta definir apenas quem sai: Vanessa, Miriã ou Micaeli.

Reação

A atacante Miriã, uma das revelações do futebol feminino brasileiro esse ano, diz que o time tem de ter um comportamento bem diferente do que teve no primeiro jogo para vencer e buscar o título.

“Temos que impor nosso ritmo. Temos de estar concentradas, o que não aconteceu em São Paulo. Perder ou ganhar faz parte do jogo. Mas aprende-se mais com a derrota e acho que tivemos uma grande lição no domingo passado. Temos de colocar isso em prática hoje. E temos um grande aliado para a partida de hoje: a torcida.”

Casa cheia?

E para contar com o apoio dos torcedores, o Cruzeiro definiu entrada gratuita para o jogo no Sesc Venda Nova, que tem capacidade para 2.000 pessoas. Os portões serão abertos às 12h e o acesso será feito pela Portaria 2, localizada na Rua José Felix Martins, número 1246, no Bairro Mantiqueira.

A divisão no estádio será da seguinte forma: 1.200 cruzeirenses serão encaminhados às cadeiras e outros 600 às arquibancadas.
Os outros 200 ingressos serão destinados à torcida do São Paulo. O jogo decisivo também será transmitido em rede nacional, pela TV Bandeirantes.

CRUZEIRO X SÃO PAULO

Cruzeiro
Camila; Janaína, Pires, Lia (Jajá) e Isa Leone; Isabela, Natália e Duda; Vanessa, Kim e Miriã (Micaele). Técnico: Hoffmann Túlio

São Paulo
Carla; Rhais regina, Jacqueline, Andressa e Vitória; Cris, Chaiane e Ittilia; Dyne, Bruna e Valéria. Técnico: Lucas Piccinato

Motivo: segundo jogo da final do Brasileiro Feminino Série A2
Local: Estádio das Alterosas, no Sesc Venda Nova, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 24 de agosto de 2019 (domingo), às 14h
Árbitra: Francielly Fernanda Lima de Castro (MG)
Assistentes: Fernanda Nandréa Gomes Antunes e Carolina Costa Silva (MG)
.