Superesportes

CRUZEIRO

Ainda sem acordo, reunião para votar afastamento de Wagner segue agendada; oposição do Cruzeiro faz pressão por renúncia

Perrella afirmou que só cancelaria encontro caso trio aceitasse renunciar

Tiago Mattar
Wagner Pires de Sá já aceitou renunciar ao cargo no fim deste ano - Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press
Como ainda não há acordo entre situação e oposição, segue agendada para o próximo dia 21 (segunda-feira), no auditório do Dayrell Hotel, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, a Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo do Cruzeiro

A pauta do encontro, marcado pelo presidente do Conselho Deliberativo e hoje gestor do futebol do clube, Zezé Perrella, é a votação de possível afastamento do presidente Wagner Pires de Sá e de seus vices, Hermínio Lemos e Ronaldo Granata. Além disso, está prevista a criação de um Comitê Gestor.

Na última sexta-feira, quando foi apresentado como parte da administração de Wagner, Perrella afirmou que o objetivo era cancelar a reunião caso o trio eleito em 2017 aceitasse antecipar a eleição presidencial do clube para o fim deste ano. Mas ainda não há acordo, conforme apurou o Superesportes

Segundo vice-presidente, Hermínio não aceita abandonar o mandato. Ele transferiu as negociações ao irmão, José Francisco Lemos, que explicou a situação à reportagem. "Estamos conversando, discutindo. É um conjunto de coisas, precisamos de um entendimento entre as correntes para buscar paz no Cruzeiro"

Perguntado se Hermínio estava disposto a renunciar caso a ‘paz’ do clube só fosse possível com essa atitude, José Francisco Lemos foi claro: "Isso não é paz. Se você obriga alguém a fazer algo que não quer, isso não é paz", ressaltou o irmão de Hermínio, que é o decano do Conselho Deliberativo do Cruzeiro. 

Zezé Perrella e Ronaldo Granata não atenderam aos contatos feitos pela reportagem. O segundo-vice presidente do Cruzeiro, porém, já teria aceitado a renunciar ao cargo para convocação de novas eleições. 

Oposição pressiona por renúncia

Enquanto tem esperança de que Perrella não cancelará a reunião, a oposição do Cruzeiro segue fazendo pressão pela renúncia coletiva de Wagner e seus vices.
Em grupos de Whatsapp, líderes da Cruzeiro Pró-Transparente, principal corrente de oposição do clube, insistem com o presidente do Conselho Deliberativo sobre importância da saída dos atuais dirigentes.

As cartas de renúncias de Wagner, Hermínio e Granata já estão prontas. Inicialmente, eles teriam até esta terça-feira para assiná-las, mas o período teria sido ampliado por Zezé para a noite desta quarta-feira. Nos documentos, obtidos pelo Superesportes, o trio precisaria abrir mão do último ano de mandato “em caráter irrevogável e irretratável”.

Outro documento que também já está pronto - esse assinado por Perrella - é a convocação das eleições para 16 de dezembro. Ele só terá validade, no entanto, se Wagner, Hermínio e Granata concordarem com as renúncias. O presidente eleito, de acordo com esse documento, teria mandato apenas até o fim de 2020 - para cumprir o triênio 2018/2019/2020 -, quando seriam convocadas novas eleições.
.