Superesportes

CRUZEIRO

Egídio de saída, Dodô sondado, volta de Marcelo Hermes e possível reforço: lateral esquerda do Cruzeiro passa por mudanças em 2020

Setor foi bastante questionado por torcedores na temporada 2019

Tiago Mattar Rafael Arruda
Cruzeiro não descarta manter Marcelo Hermes no elenco em 2020 - Foto: Ramon Lisboa/EM D.A Press
Com o objetivo de reduzir a folha salarial dos jogadores de R$ 15 para R$ 5 milhões, o Cruzeiro dá sequência ao processo de reformulação de seu elenco. Um setor que terá mudanças importantes é a lateral esquerda. O experiente Egídio, de 33 anos, acertou a rescisão contratual com a Raposa e defenderá o Fluminense em 2020.



Embora tenha sido questionado pelos torcedores por causa das atuações irregulares em 2019, Egídio participou ativamente de cinco conquistas celestes - estaduais de 2014 e 2018, Copa do Brasil de 2018 e Campeonatos Brasileiros de 2013 e 2014. Em 210 jogos, marcou cinco gols e deu 29 assistências.

Outro jogador da função pode sair da Toca II. Dodô, de 27 anos, entrou no radar do Internacional. O Cruzeiro passou as condições da transferência à diretoria gaúcha e aguarda o retorno.

Em entrevista à Rádio Itatiaia no dia 22 de dezembro, o ex-vice-presidente de futebol Márcio Rodrigues chegou a anunciar a ruptura do vínculo de Dodô, mas o lateral se reapresentou normalmente na última segunda-feira e participa dos trabalhos de pré-temporada.



Em 2019, Dodô disputou 28 partidas e marcou um gol. À época de sua contratação, a Raposa se comprometeu a adquirir os direitos econômicos junto à Sampdoria, da Itália. A diretoria atual tenta costurar um acordo para se livrar da obrigação acertada em janeiro pelo então dirigente Itair Machado.

Quem está de volta é Marcelo Hermes, de 25 anos, que jogou por empréstimo no Goiás em 2019. Em 2018, o lateral fez gol na estreia pelo Cruzeiro, na vitória por 2 a 0 sobre o Democrata de Governador Valadares, pelo Campeonato Mineiro. Em seguida, teve atuações discretas, a ponto de ficar na reserva do volante Lucas Romero na final da Copa do Brasil de 2018 - Egídio, suspenso, não enfrentou o Corinthians em São Paulo. Na ocasião, o argentino se mostrou seguro na marcação, e o time celeste conquistou o título ao vencer por 2 a 1.

Apesar da primeira passagem apagada de Hermes, o Cruzeiro não descarta aproveitá-lo em 2020. Outra alternativa no grupo é o jovem Rafael Santos, de 21 anos. A busca no mercado também é avaliada pelo departamento de futebol, conduzido pelo vice Pedro Lourenço, o consultor Alexandre Mattos e o diretor Ocimar Bolicenho.



Recentemente, houve uma consulta a João Lucas, lateral-esquerdo que se desligará do Ceará. A procura foi feita por Márcio Rodrigues, antes de o Núcleo Dirigente Transitório assumir a direção administrativa. Desde então, as conversas se estagnaram. O atleta de 28 anos atuou sob o comando de Adilson Batista no Vozão. Coritiba e Goiás estariam interessados em sua contratação.

Além da lateral esquerda, o Cruzeiro definiu saídas em outras posições. Henrique será emprestado ao Fluminense até dezembro, enquanto Marquinhos Gabriel defenderá o Athletico-PR pelo mesmo período. O lateral-direito Orejuela, o zagueiro Dedé e o atacante Fred interessam a clubes da Série A, mas até o momento nenhuma negociação foi oficialmente formalizada. Já o zagueiro Fabrício Bruno se transferirá para o Red Bull Bragantino, recém-promovido à primeira divisão nacional.

O Cruzeiro estreará no Campeonato Mineiro no dia 22 de janeiro (quarta-feira), às 21h30, contra o Boa, no Mineirão. A expectativa é que até lá o técnico Adilson Batista já tenha o grupo fechado para o estadual. Posteriormente, visando à Série B do Campeonato Brasileiro, a diretoria pode reforçar o elenco com peças pontuais.