Superesportes

CRUZEIRO

Conselho Gestor do Cruzeiro se reúne com Sérgio Rodrigues e propõe composição já pensando na eleição de outubro; candidato responde

Trio propôs que o candidato à presidência deixasse a disputa para ficar ao lado de Emílio Brandi

Lara Pereira Tiago Mattar
Cruzeiro terá eleições em maio e outubro de 2020 - Foto: Ramon Lisboa/EM/DAPress
Integrantes do Núcleo Dirigente Transitório do Cruzeiro, Gustavo Gatti, Saulo Fróes e Jarbas dos Reis se reuniram na manhã desta quarta-feira com o advogado Sérgio Santos Rodrigues. O trio propôs que o candidato à presidência deixasse a disputa para ficar ao lado de Emílio Brandi, outro postulante ao cargo e que também integra o Conselho Gestor. Em troca, Sérgio ganharia apoio para o pleito de outubro, que escolherá o mandatário para o triênio 2021-2023.



Em áudio enviado à reportagem, Gatti explicou como aconteceu o encontro, mas avaliou que não acredita que Sérgio aceitará a proposta feita pelo Conselho Gestor. Ele destacou a legitimidade da chapa criada pelo advogado, mas lamentou o fato de o Cruzeiro precisar viver novo embate nas urnas.

“Viemos com a proposta para o Sérgio que ele abdicasse da candidatura dele, que é legítima. Ele é um cara que nos ajudou muito, importante nesse processo de tirar essa turma que estava aqui no Cruzeiro, ele foi muito importante junto com outros cada um à sua maneira trabalhou de uma forma. Nós gostaríamos que que ele fosse o nosso candidato do Conselho Gestor e do Grupo Transparência, isso eu falo em nome do grupo também, que ele seria o nosso candidato para outubro”, disse. 

“Ele, pelo o que eu senti da posição dele, é que ele não abre mão da candidatura e ficou de estudar com os pares dele se renunciaria essa candidatura ou não. Porém, acho que nós vamos partir para o embate inútil e prejudicial ao Cruzeiro, que nós podemos ter o Cruzeiro parado os dois próximos meses”, complementou.



Gatti ainda explicou que Sérgio iniciaria, já neste mandato, um período de experiência ao lado do Conselho Gestor, para conhecer os números e detalhes da situação atual do Cruzeiro. “Convidamos para ele participar, sentar na mesa com a gente para ele já ir tomando consciência das coisas todas e chegar em outubro com uma candidatura que seria praticamente uma coisa natural do grupo”.

Sérgio Santos Rodrigues


Também por meio de uma mensagem compartilhada, Sérgio Rodrigues deu sua versão sobre o encontro realizado na manhã desta quarta-feira. Leia a seguir:
"Quanto à reunião de hoje, que foi feita realmente, eu estive reunido não com todo o Conselho Gestor, mas estavam alguns de seus membros. Na verdade, essa questão de composição começa um pouco antes. Foi feita uma reunião na semana passada, diretamente com o candidato, com o Emílio (Brandi), que eu e meu vice doutor Lidson (Potsch Magalhães) comparecemos junto de mais dois intermediários, eu vou poupar o nome porque eu acho que não tem necessidade de falar.

Nessa reunião com o Emílio eu fiz a pergunta ‘Emílio, por que você quer ser candidato à presidência do Cruzeiro hoje e não queria antes?’ e ele me explicou que foi uma decisão do Conselho Gestor, enfim, e deixou claro que eles gostariam de fazer a modernização do estatuto e que o Conselho Gestor terminasse de fazer o seu trabalho. Ali com ele eu fiz pela primeira vez também uma proposta e falei ‘Emílio, já que é assim, por que que você não aceita uma outra proposta? Eu proponho e concordo em modernizar o estatuto, a gente já até começou esse trabalho de modernizar com um grupo de conselheiros.Plural, na minha opinião é a forma que tem que ser feito, colaborativa. A gente mantém o Conselho Gestor e você vira nosso vice-presidente’.


Nós falamos com ele, inclusive com o Lidson do lado na hora concordando. E ainda falei ‘Emílio, você pode até não me conhecer, mas para te dar uma tranquilidade de ser vice-presidente na chapa, eu me proponho via estatuto, via compromisso em cartório, o que for, que eu só assino documentos que tiver sua assinatura. Ou seja, você não pode nem ser surpreendido depois falando que eu fiz coisas pelas suas costas’.

Então, eu acho que foi uma proposta até muito melhor, porque até então ele iria compor a chapa e a gente ia manter os dois compromissos dele, naquele momento ele recusou e a conversa não caminhou. Ali a proposta que ele tinha feito para mim era de eu retirar a minha candidatura e ele falou que não seria candidato na reeleição, e os membros do Conselho Gestor eu deveria procurar o apoio de cada um.

Então, de fato hoje teve essa reunião e eu fui com alguns desses membros e a proposta era basicamente a mesma. Era eu desistir da candidatura, novamente eles falaram que não seriam apoio do Conselho Gestor formal, essa que é a diferença. Eles falaram que eles, em princípio, não teriam interesse de ser candidato, ninguém teria e naturalmente eles me apoiariam. Mas inclusive um dos que estavam lá hoje, mais uma vez eu vou poupar os nomes, mas quem estava lá ouviu, falou ‘Sérgio, eu tendo a te apoiar em outubro’.


Não sei o que até lá pode acontecer, se não acontecer nada. Enfim, na minha opinião hora nenhuma esse apoio foi colocado assim, sempre para daqui há três meses. Novamente, eu reiterei para o Conselho Gestor da mesma forma, inclusive fazendo questão de deixar claro para eles o primeiro que eu perguntei. Vamos só esclarecer as coisas: ‘Vocês reconhecem que vocês lançaram a candidatura em cima da nossa? Porque foi feito uma reunião com 10 membros do Grupo Transparência, dentro do meu escritório, inclusive com membros do Conselho Gestor nessa reunião e nessa reunião saiu definido que eu seria o candidato a presidente do grupo, e aí quatro dias depois, estes mesmos membros lançam outra pessoa candidata’.

Então, ficou claro que foi lançada uma candidatura em cima da nossa, não fomos nós que concorremos. E novamente eu repeti hoje: ‘Olha, se vocês têm o interesse de trabalhar só pelo Cruzeiro e falam que não querem fazer política, só gestão, repeti a proposta de acordo. A gente se propõe a manter o Conselho Gestor até o fim do ano, que é o que vocês querem, e propõe uma vice seja para o Emílio ou seja para o Anísio, que agora aceitou, para o Conselho Gestor está na nossa chapa’, mas aí imediatamente eles recusaram. Então, eu acho que é importante mostrar a verdade de tudo.

Acho que a nossa proposta é muito melhor para poder abraçar o Cruzeiro, porque voltando, nós estamos dando uma vaga na chapa, estamos mantendo o Conselho Gestor até o fim do ano, que é o que eles querem e estamos comprometendo com a modernização do estatuto. Por outro lado, a proposta que foi feita nós envolvemos um grupo muito grande e a gente não concordou por isso. Em nenhum momento foi uma proposta, na nossa opinião, firme de que todos vão apoiar formalmente em outubro, porque sempre há algum tipo de condicionante e, repetindo, eles mesmos falam que não tem como falar por todos até porque não estavam todos lá.


Aí você tem Conselho Gestor, vice-presidente, atual presidente e vários outros atores envolvidos que nada impede que eles sejam candidatos em outubro. Como a gente está caminhando bem, o Grupo Transparência entendeu que a nossa candidatura veio primeiro, é legítima, ninguém do Conselho Gestor queria ser candidato, o Grupo está firme com a gente e por isso que não caminhou.

Eu acho que é muito importante ter claro aí a nossa proposta da forma como foi feita. Então,  repito, a gente deu lugar na chapa e mantivemos tudo o que eles quiseram, inclusive o Conselho Gestor até o fim do ano, que quer fazer um trabalho de gestão igual eles falaram e a gente se propôs a ter um trabalho de gestão em conjunto. Desculpe o áudio longo, mas tinha que ficar claro que a nossa candidatura é a primeira e que também fizemos uma proposta, na nossa visão muito melhor de composição que foi recusada".