Superesportes

CRUZEIRO

Se CBF confirmar liberação, Cruzeiro voltará aos treinos em 1º de maio, garante dirigente

Presidente do Núcleo Dirigente Transitório revelou intenção do clube celeste

Tiago Mattar
Cruzeiro aguarda definição da CBF para confirmar retorno aos treinos - Foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sinalizou que autorizará os clubes a retornarem aos trabalhos a partir de 1º de maio, quando encerram as férias coletivas das principais equipes do país. Desta forma, o Cruzeiro já definiu que, caso exista confirmação da liberação, os treinos do elenco profissional serão retomados a partir da próxima sexta-feira, na Toca da Raposa II.


Presidente do Núcleo Dirigente Transitório, Saulo Fróes confirmou a informação ao Superesportes. O Cruzeiro espera oficializar, já nesta quarta-feira, o retorno das atividades para 1º de maio. 

Nos próximos dias, a CBF também deverá divulgar um protocolo para reinício dos campeonatos em meio à pandemia de coronavírus. Inicialmente, os clubes receberam a informação de que os Estaduais voltarão a ser disputados a partir de 17 de maio, com portões fechados. Isso só acontecerá, no entanto, caso não existam proibições de autoridades locais.

O departamento médico do Cruzeiro produziu um documento com protocolos a serem seguidos. Estão previstos questionários aos atletas, medição de temperatura no portão do CT, treinos com distância mínima entre os jogadores, além de outros pontos. O documento foi redigido pelos ortopedistas e cardiologista do clube e seguem padrões de equipes da Europa.



Em 1º de maio, portanto, o técnico Enderson Moreira, contratado em meados de março, terá a primeira oportunidade de encontrar seus comandados. Ele substitui Adilson Batista, que teve desempenho ruim no primeiro trimestre de 2020 - 12 jogos, quatro vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Caberá ao novo treinador a missão de conduzir a Raposa na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro

Campeonato Mineiro

Líder isolado do Campeonato Mineiro, com 21 pontos, o América é o único time já classificado para a próxima fase da competição. Tombense, 20, Atlético, 18, e Caldense, 17, completam o G4 do estadual. O Cruzeiro é o quinto colocado, com 14. Em meio à pandemia, alguns clubes do interior não conseguiram suportar as dificuldades financeiras e encerraram contratos de atletas antecipadamente, casos de Villa Nova, Patrocinense, URT e Caldense.