Cruzeiro
None

SÉRIE B

Cruzeiro marca no início, bate Sampaio Corrêa e volta a vencer na Série B

Time celeste jogou praticamente todo o segundo tempo com um a menos em função da expulsão de William Pottker

postado em 08/01/2021 23:29 / atualizado em 09/01/2021 01:16

(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)
O Cruzeiro marcou logo aos 3’ e venceu o Sampaio Corrêa por 1 a 0 na noite desta sexta-feira, no Castelão, em São Luís (MA). Apesar do resultado, o time celeste voltou a encontrar muitas dificuldades na maior parte do jogo. No início do segundo tempo, ainda precisou de nova organização após a expulsão de William Pottker, autor do único gol da partida válida pela 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.


Com o resultado, o Cruzeiro volta a vencer após quatro jogos e alcança a 11ª colocação da tabela, com 44 pontos. O time de Felipão tem oito a mais que o Figueirense, primeiro clube da zona de rebaixamento. O CSA abre o G4 da Série B, com 52 pontos. 

Sem muito tempo para descanso, o Cruzeiro já retorna a Belo Horizonte neste sábado. No domingo pela manhã, o grupo se reapresenta na Toca II para iniciar a preparação para o duelo diante do Oeste, na próxima quarta-feira, às 21h30, no Independência. O Sampaio Corrêa, por sua vez, medirá forças com o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto, às 19h15 de terça-feira.


O jogo

Logo aos 3’, o Cruzeiro abriu o placar do Castelão. A equipe celeste recuperou a bola no meio-campo, e Giovanni, em passe preciso, encontrou Airton infiltrando pelo lado esquerdo. Novidade na escalação celeste, ele cruzou rasteiro para William Pottker, que após movimentação decisiva só teve o trabalho de balançar a rede. 1 a 0.

Como de costume, o Cruzeiro recuou aos poucos após o gol marcado. Entregou a bola ao Sampaio Corrêa - que teve 63% de posse na etapa inicial - e passou a buscar os contra-ataques. Sem repertório ofensivo, no entanto, os donos da casa não conseguiram criar volume. As únicas chances foram aos 33’, quando Fábio operou milagre em tentativa de Robson, e aos 44’, com Caio Dantas pelo alto. Matheus Pereira salvou na linha do gol.

Reforçando a estratégia de resguardar o setor defensivo, Luiz Felipe Scolari mudou a formação na volta do intervalo. Na vaga de Giovanni, ele optou pela entrada de Jadsom Silva, preenchendo uma linha de três volantes. A ideia do treinador, no entanto, foi prejudicada pela atitude infantil do atacante William Pottker. 

Aos 4', o atacante levou cartão amarelo por isolar a bola quando o jogo estava paralisado. No minuto seguinte, foi novamente advertido por reclamação e acabou expulso pelo árbitro Paulo Henrique Schleich Vollkopf. Felipão a estratégia imediatamente e mandou seus jogadores se organizarem no esquema 4-1-3-1. Wellinton entrou na vaga de Rafael Sobis.

Como se não bastasse a expulsão de Pottker, o Cruzeiro ainda teve dois problemas de lesão. O zagueiro Cacá e o lateral-esquerdo Matheus Pereira deixaram a partida sentindo dores e deram lugar para Paulo e Patrick Brey. O time celeste ficou totalmente recuado na parte final do jogo.

Muito pobre ofensivamente, o Sampaio Corrêa, mesmo com um jogador a mais e maior posse de bola, não conseguiu criar chances claras de empatar a partida. Fábio precisou trabalhar em apenas uma oportunidade, aos 43', quando Caio Dantas finalizou da meia-lua. A pressão desorganizada na reta final não foi traduzida em gols. Assim, o Cruzeiro voltou a vencer na Série B após quatro jogos sem resultados positivos. 
 
SAMPAIO CORRÊA 0X1 CRUZEIRO

Sampaio Corrêa
Gustavo; Joazi (Roni), Joécio, Daniel Felipe e João Victor (Eloir); André Luiz, Vinícius Kiss (Jackson) e Marcinho; Roney, Caio Dantas e Robson Duarte (Diego Tavares). Técnico: Leonardo Condé

Cruzeiro
Fábio; Cáceres, Cacá (Paulo), Ramon e Matheus Pereira (Patrick Brey); Adriano e Filipe Machado; Airton (Marcelo Moreno), Giovanni (Jadsom) e William Pottker; Rafael Sobis (Welinton). Técnico: Luiz Felipe Scolari

Gol: William Pottker (aos 3’1ºT)
Cartões amarelos: William Pottker (2), Filipe Machado, Fábio (Cruzeiro); Eloir (Sampaio Corrêa)
Cartões vermelhos: William Pottker e Giovanni 

Motivo: 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Estádio: Castelão, em São Luís (MA)
Data e horário: 8 de janeiro de 2021 (sexta-feira), às 21h30
Árbitro: Paulo Henrique Schleich Vollkopf (MS)
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz e Cícero Alessandro de Souza (MS)