2

Novo auxiliar do Cruzeiro jogou com Arrascaeta e tem marca na Libertadores

Aos 30 anos, Martín Varini foi convidado por Pezzolano para integrar comissão técnica do clube celeste

10/01/2022 06:00 / atualizado em 10/01/2022 00:47
compartilhe
Após treinar o Rentistas, Varini aceitou o convite de Pezzolano para ser auxiliar-técnico do Cruzeiro
foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Após treinar o Rentistas, Varini aceitou o convite de Pezzolano para ser auxiliar-técnico do Cruzeiro

Como não poderia deixar de ser, os holofotes no Cruzeiro estão voltados ao trabalho de Paulo Pezzolano, anunciado como treinador do clube na última semana. Mas o uruguaio não veio sozinho a Belo Horizonte. Um dos integrantes de sua comissão, o auxiliar-técnico Martín Varini, inclusive, tem uma história curiosa no futebol.

Aos 30 anos, o profissional já jogou ao lado do meia Arrascaeta - segundo estrangeiro com maior número de gols pelo Cruzeiro - e, até o fim do ano passado, ocupou o posto de treinador do Rentistas, do Uruguai. Varini se tornou, em 2021, aos 29 anos, o técnico mais novo a comandar uma equipe na Copa Libertadores.

Clube modesto do Uruguai, do bairro montevideano de Cerrito de La Victoria, o Rentistas não teve tanto brilho em sua primeira participação no principal torneio sul-americano. Sob comando de Varini, a equipe somou apenas três pontos no grupo E - o mesmo do São Paulo - e acabou eliminada.

Até chegar ao Rentistas, o atual auxiliar-técnico do Cruzeiro quase desistiu do futebol. Ex-jogador, ele abandonou a carreira recém-iniciada nas categorias de base do Defensor, também do Uruguai, aos 22 anos. 

Como técnico do Rentistas-URU, Martín Varini cumprimenta Crespo, então treinador do São Paulo, durante jogo pela Libertadores de 2021
foto: AFP PHOTO

Como técnico do Rentistas-URU, Martín Varini cumprimenta Crespo, então treinador do São Paulo, durante jogo pela Libertadores de 2021

"Eu queria conhecer outras realidades comuns na sociedade, trabalho de escritório, digamos assim, depois que me formei em administração de empresas. Eu trabalhei em duas empresas. Foi aí que me dei conta que essa não era a minha paixão. Não era o que eu queria para a minha vida. Eu queria mesmo era estar dentro de campo, respirar a grama, como dizemos no Uruguai", disse Varini em entrevista à ESPN no ano passado.

Na curta trajetória como atleta, Varini teve a oportunidade de disputar uma competição ao lado de Arrascaeta. Pelo time sub-20 do Defensor, eles foram vice-campeões da Libertadores da categoria, em 2012. Martin chegou a treinar com o profissional por cerca de dois anos, mas nunca foi aproveitado em uma partida oficial pelo time principal.

Além de Varini, Pezzolano trouxe para o Cruzeiro o preparador físico Gonzalo Álvarez e o analista de desempenho Matias Filippini. O quarteto iniciou os trabalhos na Toca da Raposa II na última terça-feira e terão tempo para conhecer seus novos comandados até o fim do mês. A estreia da Raposa na temporada será em 26 de janeiro (quarta-feira), contra a URT, no Mineirão.

Compartilhe