2

Cruzeiro marca nos acréscimos e vence a Caldense de virada pelo Mineiro

Time celeste sai atrás no placar no primeiro tempo, mas cresce de produção na etapa final e garante os três pontos em Poços de Caldas

05/02/2022 18:30 / atualizado em 06/02/2022 14:10
compartilhe
Jogadores do Cruzeiro comemoram no vestiário após vitória sobre a Caldense
foto: Marco Ferraz/Cruzeiro

Jogadores do Cruzeiro comemoram no vestiário após vitória sobre a Caldense


O Cruzeiro fez a sua torcida explodir de alegria ao vencer a Caldense de virada, por 2 a 1, pela quarta rodada do Campeonato Mineiro. Depois de um primeiro tempo muito ruim em que saiu atrás no placar - gol de João Diogo, aos 12 minutos -, o time celeste melhorou a produtividade na etapa final, especialmente com a entrada do lateral-esquerdo Rafael Santos, e batalhou pela vitória até os últimos instantes do confronto deste sábado, no estádio Dr. Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas. O empate veio com Giovanni, em cobrança de falta aos 28 minutos. A virada ocorreu aos 51, em finalização de Edu.

O resultado fora de casa fez o Cruzeiro assumir a vice-liderança do Campeonato Mineiro, com nove pontos, um a menos que o rival Atlético, primeiro colocado. O próximo compromisso é na quarta-feira, às 19h30, contra o Democrata de Governador Valadares, no Mineirão, em Belo Horizonte. O zagueiro Mateus Silva, advertido com o terceiro cartão amarelo, e o meia Giovanni, expulso, vão cumprir suspensão. Em compensação, Waguininho ficará novamente à disposição.

Caldense x Cruzeiro: fotos do jogo pela quarta rodada do Mineiro



O jogo

O técnico Paulo Pezzolano precisou modificar a formação do Cruzeiro em razão dos vários desfalques. Ele não contou com Rômulo e Willian Oliveira, em isolamento devido à COVID-19, e Sidnei, com lesão na coxa direita. Outras baixas foram no ataque: Waguininho tomou cartão vermelho na derrota por 2 a 0 para o América, quarta-feira, no Mineirão, e Vitor Leque está fora das atividades por causa de dores no tornozelo direito.

Ao definir a tática para enfrentar a Caldense, Pezzolano distribuiu a equipe em um 4-1-4-1, com Adriano à frente dos defensores Gabriel Dias, Maicon, Mateus Silva e Matheus Bidu; João Paulo, Giovanni, Pedro Castro e Marco Antônio em linha; e Thiago no ataque. Só que o gramado alto do estádio Ronaldão tornou o duelo truncado no meio-campo e deixou a saída de bola celeste bastante lenta.

Como se não bastasse a falta de criatividade ofensiva, a Raposa deu azar na retaguarda aos 12 minutos, quando João Diogo recebeu passe na ponta esquerda, levou a bola para o contrapé da marcação de Pedro Castro e finalizou rasteiro. A bola foi chutada sem tanta força, porém desviou no zagueiro Maicon no meio do caminho e enganou o goleiro Rafael Cabral, que não chegou a tempo de fazer a defesa: 1 a 0.

João Diogo abriu o placar para a Caldense no Ronaldão
foto: Wagner Sidney Silva/Caldense

João Diogo abriu o placar para a Caldense no Ronaldão



Em desvantagem, o Cruzeiro manteve uma posse de bola improdutiva e sem repertório para se livrar da retranca da Caldense. Mesmo com três armadores - Marco Antônio, João Paulo e Giovanni -, a bola não sobrou limpa uma vez sequer para Thiago. A equipe da capital insistiu em arremates de longa distância e cruzamentos da intermediária, além de calcular mal os passes em profundidade.

Defensivamente, o time também falhou bastante. Como aos 25 minutos, quando Mateus Silva ficou indeciso para tirar a bola de cabeça e permitiu que Douglas Skilo escapasse pela ponta direita. O zagueiro, que já tinha cartão amarelo, cometeu falta no atacante da Caldense. O árbitro Felipe Fernandes de Lima apenas assinalou a infração, o que gerou críticas da comissão técnica da Veterana.

Pezzolano percebeu a insegurança de Mateus Silva e colocou Eduardo Brock em seu lugar aos 29 minutos. Apesar do “alívio” por evitar o risco de uma expulsão, a equipe continuou estéril do meio para a frente. A única conclusão na etapa inicial foi nos acréscimos, aos 47 minutos, em tiro livre de Marco Antônio. A bola passou com perigo rente ao ângulo esquerdo de Renan Rinaldi.

O Cruzeiro voltou do intervalo com duas substituições: Gabriel Dias, que não foi bem na defesa, e Thiago, isolado entre os zagueiros da Caldense, deram lugar a Geovane Jesus e Edu. Entretanto, qem assustou primeiro foi a equipe da casa: Alemão carregou a bola em direção à área, soltou a bomba e obrigou Rafael Cabral a espalmar no canto direito.

Rafael Santos entrou muito bem na lateral esquerda do Cruzeiro
foto: Wagner Sidney Silva/Caldense

Rafael Santos entrou muito bem na lateral esquerda do Cruzeiro



Aos 13 minutos, Pezzolano acionou o aniversariante Rafael Santos (24 anos) na vaga de Marco Antônio e reposicionou Matheus Bidu como ponta. A partir desse instante, a equipe começou a encaixar. O lateral-esquerdo acertou cruzamentos com efeito para o centro da área. Em um deles, Pedro Castro apareceu sozinho, porém pegou de canela na bola e desperdiçou ótima chance.

Rafael Santos continuou sendo a válvula ofensiva do Cruzeiro. Aos 27 minutos, ele fez bom passe para Bidu, que protegeu a bola e sofreu a falta. Na cobrança, Giovanni optou por um chute baixo com efeito e mandou a redonda no canto esquerdo de Rinaldi: 1 a 1. Três minutos depois, quase veio a virada: Rafael tentou o cruzamento, a bola desviou em Yuri Ferraz e explodiu no travessão.

A última alteração feita por Paulo Pezzolano foi a troca de Bidu pelo jovem Daniel, do sub-20, que fez boa jogada no ataque que terminou em “furada” de Edu aos 42 minutos. Na sequência, aos 44, Rafael Santos bateu escanteio, e Eduardo Brock cabeceou com força no canto esquerdo para grande defesa de Rinaldi.

No fim, uma confusão resultou nas expulsões de Paulo Vitor, da Caldense, e Giovanni, do Cruzeiro. Isso fez com que a arbitragem adicionasse oito minutos além dos 45. Deu tempo para que Edu, aos 51, anotasse o gol da vitória azul. Ele mostrou o faro de artilheiro da Série B de 2021, com 17 gols em 33 jogos pelo Brusque, ao dominar a redonda na coxa após cabeceio de Maicon e encher o pé sem chances para Renan Rinaldi: 2 a 1.

CALDENSE 1X2 CRUZEIRO


CALDENSE
Renan Rinaldi; Yuri Ferraz, Jonathan, Lucas Mufalo e Mateus Müler (Michael, no intervalo); Guilherme Borges, Ikaro (Igor Pimenta, aos 32 do 2T) e Alemão (Paulo Vitor, aos 18 do 2T); Douglas Skilo (Marcos Aurélio, no intervalo), João Diogo (Pablo Pardal, aos 25 do 2T) e Neto Costa
Técnico: Gian Rodrigues

CRUZEIRO
Rafael Cabral; Gabriel Dias (Geovane Jesus, no intervalo), Maicon, Mateus Silva (Eduardo Brock, aos 29 do 1T) e Matheus Bidu (Daniel, aos 36 do 2T); Adriano, Pedro Castro e Giovanni;  João Paulo, Marco Antônio (Rafael Santos, aos 13 do 2T) e Thiago (Edu, no intervalo)
Técnico: Paulo Pezzolano

Gols: João Diogo, aos 12 minutos do 1T (Caldense); Giovanni, aos 28 minutos, Edu, aos 51 minutos do 2T (Cruzeiro)

Cartões amarelos: Mateus Silva, aos 15 minutos do 1T; Paulo Pezzolano, aos 29 do 2T (Cruzeiro); Alemão, aos 21 minutos, Mateus Müller, aos 47 do 1T; Pablo Pardal, aos 49, Renan Rinaldi, aos 52 do 2T (Caldense)

Cartões vermelhos: Paulo Vitor, aos 48 do 2T (Caldense); Giovanni, aos 48 do 2T (Cruzeiro)

Motivo: 4ª rodada do Campeonato Mineiro

Estádio: Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas-MG

Data: sábado, 5 de fevereiro de 2022

Árbitro: Felipe Fernandes de Lima

Assistentes: Celso Luiz da Silva e Fernanda Nandrea Gomes Antunes

Público pagante: 2.848

Público total: 3.436

Renda: R$ 102.225,00

Compartilhe