Artilheiro do Cruzeiro na temporada 2022, Edu chegou a dez jogos sem marcar gol. O centroavante atingiu a marca ao passar em branco no empate do time celeste por 0 a 0 com o Brusque, nesse sábado, em Santa Catarina, pela 21ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Edu vive o maior jejum de gols desde que chegou à Toca da Raposa, em janeiro deste ano. O camisa 99 balançou a rede pela última vez na vitória por 2 a 0 sobre a Ponte Preta, em 16 de junho, no Mineirão, pela 13ª rodada da Série B.
Os outros nove jogos do jejum de Edu pelo Cruzeiro foram nos duelos de ida e volta das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Fluminense, e nas partidas contra Sport, Vila Nova, Ituano, Guarani, Novorizontino, CSA e Bahia, pela Segunda Divisão.
Edu tem 16 gols em 34 partidas pelo Cruzeiro. Na Série B, o atacante já balançou as redes cinco vezes. O artilheiro da competição é Gabriel Poveda, do Sampaio Corrêa, com 11.
Em 2021, Edu foi artilheiro da Série B pelo Brusque, com 17 gols. No reencontro com o ex-time, ele foi homenageado no Estádio Augusto Bauer e se emocionou. O jogador recebeu a camisa 38 em referência ao número de gols que fez pelo clube catarinense, do qual é o segundo maior goleador da história, atuando entre 2017 e 2018 e 2020 e 2021.