2

Como Lincoln pode se encaixar no esquema do Cruzeiro? Analistas respondem

Atacante do Vissel Kobe, do Japão, negocia para defender a camisa celeste até o fim da Série B do Campeonato Brasileiro; jogador terá o passe fixado

09/08/2022 07:00 / atualizado em 09/08/2022 11:38
compartilhe
Lincoln disputou 31 partidas pelo Vissel Kobe e marcou quatro gols
foto: Asian Football Confederation/AFP

Lincoln disputou 31 partidas pelo Vissel Kobe e marcou quatro gols

Em fase final de negociação com o Cruzeiro, o atacante Lincoln, do Vissel Kobe, do Japão, deverá ser confirmado oficialmente nos próximos dias. O jogador de 21 anos será o sétimo reforço da Raposa para a sequência da Série B do Campeonato Brasileiro. 

No modelo do negócio, a tendência é que o atleta seja emprestado ao clube celeste até dezembro deste ano, com valor de passe fixado ao término do contrato. Durante esse período, o time japonês arcará com um percentual do salário
 
Mas como Lincoln poderá se encaixar no esquema tático do técnico Paulo Pezzolano? O Superesportes ouviu a opinião de três jornalistas do Rio de Janeiro sobre a chegada do atacante ao Cruzeiro. Os profissionais acompanharam de perto o início da carreira do jogador no Flamengo, em 2017. 
 
No Cruzeiro, Lincoln terá as concorrências diretas de Edu, Rafa Silva e Rodolfo - jogadores que atuam na função de centroavante. No entanto, na avaliação de Marcello Neves, setorista do Flamengo no jornal O Globo, o jovem também pode atuar em outras posições do ataque. 
 
"O Lincoln é um atacante que se movimenta muito na área. Ele não é um centravantão, é quase um segundo atacante, pode jogar até como ponta. Hoje, não sei como ele está fisicamente no Japão, mas pelo que foi visto no Flamengo, na época, ele pode jogar nessa função. Talvez seja possível fazer uma parceria com Edu", projetou. 
 

Queima de etapas no Flamengo

 
Lincoln surgiu como uma promessa da base do Flamengo na mesma época em que Vinícius Júnior - hoje no Real Madrid - despontou para o futebol. Ele ganhou sua primeira chance no profissional ainda com 17 anos. Ao se destacar na categoria sub-17, o atacante foi promovido direto ao profissional, sem sequer passar pelo sub-20. 
 
Lincoln disputou 63 jogos pelo Flamengo e marcou oito gols
foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Lincoln disputou 63 jogos pelo Flamengo e marcou oito gols

 
Para o jornalista Venê Casagrande, do SBT Rio, muito do 'insucesso' de Lincoln no Flamengo tem relação com a queima de etapas importantes na formação do atleta da base.
 
"Quando o Vinícius Júnior foi vendido para o Real Madrid ficou aquela expectativa dos dirigentes em torno do Lincoln e do futuro dele. A visão que eu tenho é que ele claramente pulou etapas. No profissional, ele não correspondeu às expectativas. O tempo foi passando, o Flamengo fez grandes contratações e ele acabou ficando para trás", opinou. 
 
Setorista do Rubro-Negro no Lance!, Matheus Dantas lembrou que Lincoln recebeu poucas oportunidades no time comandado por Jorge Jesus - campeão da Copa Libertadores e Campeonato Brasileiro de 2019.
 
"A maioria absoluta das vezes em que foi acionado foi já na parte final dos jogos, a menos de 30 minutos do fim e com o time perdendo ou precisando de gols", disse.
 

Características de Lincoln

 
Ainda na avaliação de Dantas, Lincoln tinha características bem peculiares no Flamengo. "O que chamava atenção no então jovem atacante era a explosão, a velocidade e o posicionamento. Ele 'atropelava' os adversários", elogiou. 
 
Lincoln deixou a equipe carioca após ficar marcado por um gol perdido nos minutos finais da derrota por 1 a 0 para o Liverpool, da Inglaterra, na final do Mundial de Clubes de 2021. Ele foi vendido ao Vissel Kobe por cerca de R$ 15,6 milhões, em janeiro do ano passado. 
 

Contratações confirmadas do Cruzeiro em 2022

Lincoln deve ser o sétimo reforço do Cruzeiro para a sequência da Série B. Antes, foram contratados o zagueiro Luís Felipe, o lateral-esquerdo Marquinhos Cipriano, o lateral-direito Wesley Gasolina, o volante Pablo Siles, o meia Chay e o atacante Bruno Rodrigues. 

Compartilhe