Superesportes

SÉRIE A

Na sua despedida do Maracanã, Flamengo vence Santos e assume a vice-liderança do Brasileiro

Com os três pontos conquistados no Maracanã, os cariocas pularam para 70 na tabela

Agência Estado
Diego, revelado pelo Santos, comemora segundo gol da vitória do Flamengo no Maracanã - Foto: Givan de Souza/Flamengo

O Flamengo levou a melhor na disputa pela vice-liderança no Campeonato BrasileiroEm partida disputada no estádio do Maracanã, no Rio, o rubro-negro venceu o Santos por 2 a 0 neste domingo, e abriu dois pontos de diferença sobre o adversário ao final da 37ª e penúltima rodada da competição.

O jogo marcou a despedida do Flamengo como mandante e a primeira vitória no Maracanã, na temporadaPor conta da Olimpíada, o estádio recebeu jogo da equipe somente em outubro e não trouxe sorteNas primeiras três partidas, foram três empates contra Corinthians, Botafogo e CoritibaJá o Santos viu o fim de uma série invicta de nove jogos e deu adeus ao sonho de título nacional.

Com os três pontos conquistados no Maracanã, os cariocas pularam para 70 pontos, enquanto o Santos permanece com 68, na terceira colocaçãoNa última rodada, no próximo domingo, o rubro-negro joga contra o Atlético Paranaense na Arena da Baixada, em Curitiba, enquanto o Santos pega o América-MG na Vila Belmiro.



Caso os dois times terminem o Brasileirão com a mesma pontuação, os santistas ficam na segunda colocação por terem vantagem no número de vitórias (21 a 20)Além da pontuação, a segunda colocação também prevê um acréscimo de R$ 3,4 milhões na premiação em relação ao terceiro colocado.

O jogo foi no Maracanã, no Rio, mas foi o Santos quem se impôs no início em campo, com posse de bola e fiel ao seu estilo de jogoNo primeiro minuto, Thiago Maia recebeu na entrada da área e quase fez 1 a 0, em chute que assustou o goleiro Alex Muralha.

O Flamengo não se intimidou e seguiu com uma postura mais cautelosa, porém atenta aos erros do adversárioQuando teve a oportunidade, não falhouAos 4 minutos, Guerrero aproveitou o vacilo da defesa, roubou a bola e chutou forte para abrir o placar no Maracanã: 1 a 0.

Criticada pelo desempenho nos últimos jogos, a retaguarda rubro-negra fazia partida segura, com raras ações do lado santistaDiscreto em campo, Ricardo Oliveira teve a chance de empatar, mas finalizou mal
Por outro lado, a defesa santista seguia com problemasAos 25, Guerrero arriscou novamenteDessa vez o chute foi para fora.

Na sequência, nova oportunidade, com o franzino Gabriel, de cabeçaA tentativa esbarrou no travessãoAinda no primeiro tempo, o Flamengo voltou a assustar, com Guerrero, em chute para fora, após boa jogada de Pará.

A defesa santista seguiu com problemas no segundo tempoAos cinco minutos, Éverton fez boa jogada pela esquerda e passou para Guerrero errar o alvoA posse de bola, que na primeira etapa era do Santos, mudou de ladoFoi a vez de o Santos explorar o contra-ataque e a bola aéreaFoi assim que Ricardo Oliveira, aos nove, quase empatouO atacante subiu livre na área e viu Alex Muralha fazer excelente defesa.

Guerrero tinha boa movimentação e causava problemas para a defesa
Porém, apesar do gol marcado no início da partida, o atacante teve fraco rendimento nas finalizaçõesAos 25 minutos, o atacante teve nova chance, após falha de David Braz, e errou o alvoA chance desperdiçada fez com que o jogador deixasse o campo para a entrada de Leandro Damião.

O Santos tentava pressionar o adversário, mas não tinha sucessoPara piorar, sofreu o segundo golPará levantou na área e Diego, revelado pelo time paulista, completou de primeira para fazer 2 a 0Com a vantagem larga no placar, o Flamengo apenas aguardou o apito final para assegurar a vice-liderança do Campeonato Brasileiro.

FLAMENGO 2 x 0 SANTOS

FLAMENGO - Alex Muralha; Pará, Réver, Rafael Vaz (Juan) e Jorge; Márcio Araújo, Willian Arão e Diego; Gabriel (Fernandinho, Éverton e GuerreroTécnico: Zé Ricardo.

SANTOS - Vanderlei; VIctor Ferraz, David Braz, Yuri e Zeca; Renato (Arthur Gomes), Thiago Maia, Lucas Lima e Victor Bueno (Léo Cittadini); Copete e Ricardo Oliveira (Leandro DamiãoTécnico: Dorival Júnior.

GOLS - Guerrero, aos 4 minutos do primeiro tempo; Diego, aos 39 do segundo.

ÁRBITRO - Eduardo Tomáz de Aquino Valadão (GO).

CARTÕES AMARELOS
- Diego (Flamengo).

RENDA - R$ 1.601.972,00.

PÚBLICO
- 33.924 pagantes (37.615 no total).

LOCAL - Estádio do Maracanã, no Rio.