Superesportes

SÉRIE A

'Reforçado' com trio, Flamengo encara Vitória, em reencontro com Carpegiani

Time carioca tenta se manter na parte de cima da tabela do Brasileiro

Estadão Conteúdo
Diego, poupado na última rodada, está de volta ao time do Flamengo nesta quinta-feira - Foto: Gilvan de Souza / Flamengo
De volta ao Maracanã, no Rio, o Flamengo vai receber o Vitória às 19h30 desta quinta-feira, no estádio em conquistou 25 dos 37 pontos que ganhou no Campeonato Brasileiro. No primeiro turno, foram oito vitórias, um empate e só uma derrota em dez jogos como mandante.

Por outro lado, o desempenho fora de casa vem sendo o calcanhar de Aquiles do time carioca, que não vence como visitante desde 7 de junho, quando bateu o Fluminense por 2 a 0, no Mané Garrincha, em Brasília. E, naquela ocasião, a torcida flamenguista era maioria.

Contra um time de outro Estado, a última vitória fora de casa aconteceu apenas em 26 de maio, em Belo Horizonte, por 1 a 0 contra o Atlético. O Flamengo era líder antes do início da 17ª rodada, na qual perdeu por 2 a 0 para o Grêmio, em Porto Alegre. Quando foi visitante de novo, no domingo, perdeu por 3 a 0 para o Atlético Paranaense, em Curitiba.

Além do "reforço" do Maracanã na rodada de abertura do returno, o Flamengo vai contar com as voltas de Réver e Diego, poupados na rodada passada por causa do desgaste físico, e Diego Alves, vetado antes da partida porque sentiu dores no joelho.

Assim, o técnico Maurício Barbieri está livre de desfalques para escalar a equipe, que reencontrará Paulo César Carpegiani, o seu treinador no início da temporada. "É um cara que nos ensinou bastante. Acabou saindo por coisas do futebol.
Vai ser bom revê-lo. Espero que a gente possa vencer", afirmou Éverton Ribeiro.

Um Vitória "diferente", ainda que sem alterações drásticas. Será assim que o técnico Paulo César Carpegiani espera reencontrar o Flamengo. E foi o que ele preparou em atividade fechada à imprensa, na terça-feira, esperançoso em fazer a equipe reagir. "Não há muito o que esconder, mas vivemos um momento delicado onde é importante a privacidade. Precisamos acertar alguns detalhes entre a gente, dentro do grupo. Além disso, trabalhamos algumas situações de jogo para tentar aplicar diante do Flamengo", justificou Carpegiani.

O grande problema do treinador é o sistema defensivo, o mais vazado da competição com 39 gols sofridos. Nos últimos quatro jogos, o clube sofreu 12 gols, uma média de três por partida, números que explicam a queda livre na classificação. Estacionado nos 19 pontos, abre a zona de rebaixamento, com apenas 33,3% de aproveitamento.

A ideia de Carpegiani é não mexer em nenhuma peça no time que perdeu por 3 a 0 para o Palmeiras no último domingo. O zagueiro Kanu sentiu um desconforto muscular e nem viajou para o Rio. Juninho, Walisson Maia e Júnior Todinho ainda estão na etapa de transição e são desfalques certos.

Um dos pontos mais cobrados pelo treinador é a pressão ofensiva, para tentar segurar o Flamengo, um dos adversários que mais retém a posse de bola no campeonato. Além disso, Carpegiani tentou acertar o posicionamento dos volantes à frente da grande área, para dar mais segurança para Ruan Renato e Aderllan.

FLAMENGO X VITÓRIA

FLAMENGO
Diego Alves, Rodinei, Réver, Léo Duarte e Renê; Gustavo Cuéllar, Lucas Paquetá, Diego, Everton Ribeiro e Vitinho; Henrique Dourado
Técnico: Maurício Barbieri


VITÓRIA
Ronaldo, Jeferson, Aderllan, Ruan Renato e Nicolás Benitez; Arouca, Rodrigo Andrade e Yago; Neilton, Erick e André Lima (Walter Bou)
Técnico: Paulo César Carpegiani

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 23 de agosto de 2018 (Quinta-feira)
Horário: 19h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Bruno Boschilia (Fifa-PR)

.