Superesportes

FLAMENGO

Flamengo anuncia contratação do técnico Rogério Ceni até o fim de 2021

Ex-técnico do Fortaleza e do Cruzeiro assume clube carioca menos de 24 horas depois da demissão de Domènec Torrent

Redação
Rogério Ceni troca o Fortaleza por um adversário direto do Brasileirão pela segunda vez - Foto: Divulgação/Fortaleza
Menos de 24 horas depois da demissão de Domènec Torrent, o Flamengo anunciou a contratação do técnico Rogério Ceni. O comandante deixou o Fortaleza para acertar com o rubro-negro carioca até dezembro de 2021.


Ceni deixa o Fortaleza na 11ª colocação do Campeonato Brasileiro, com a melhor defesa da torneio - 14 gols sofridos em 18 partidas disputadas - para acertar com o Flamengo, atual terceiro colocado da competição. Ele será o terceiro treinador da equipe da Gávea em 2020, depois do português Jorge Jesus e do espanhol Dome Torrent. 

Com a equipe carioca, o técnico também disputará a Copa do Brasil - torneio no qual o Fortaleza foi eliminado nas oitavas de final - e cruzará com o São Paulo, equipe em que é ídolo pela passagem como goleiro e, além disso, eliminou o Leão do Píci na etapa anterior do mata-mata nacional em 2020. Por fim, Ceni comandará o Fla nas oitavas de final da Copa Libertadores, diante do Racing-ARG. Será a primeira vez que Ceni participa da competição enquanto treinador. 


Rápido trabalho no Cruzeiro


Com a troca do Fortaleza pelo Flamengo com o Campeonato Brasileiro em andamento, Ceni repete o processo de 2019, quando deixou a equipe nordestina para assinar contrato com o Cruzeiro em meio ao Brasileirão do ano anterior.


Na ocasião, o comandante chegou na Toca da Raposa em 11 de agosto e foi demitido em 26 de setembro. Nos 46 dias de trabalho à frente do Cruzeiro, foram apenas oito partidas - duas vitórias, dois empates e quatro derrotas. Além disso, o desentendimento do treinador com referências do elenco em 2019 fez com que Ceni acabasse demitido rapidamente.

Passagens pelo Fortaleza


No Fortaleza, Ceni deixa o clube após duas passagens vitoriosas: a primeira entre novembro de 2017 e agosto de 2019; a segunda entre outubro de 2019 e novembro de 2020. Ao todo, foram quatro títulos - dois Campeonatos Cearenses (2019 e 2020), uma Copa do Nordeste (2019) e uma Série B do Campeonato Brasileiro (2018). Além disso, o treinador estruturou um grande crescimento do Leão do Píci em seu retorno à primeira divisão nacional.

Em dois anos e 11 meses no Fortaleza, Ceni comandou a equipe em 153 partidas, com 81 vitórias, 33 empates e 39 derrotas (53,2% de aproveitamento).