Fluminense
None

SÉRIE A

'Contra tudo e contra todos': América joga o futuro na Série A diante do Fluminense

Duelo no Maracanã vale para os dois clubes a permanência na elite

postado em 02/12/2018 06:01 / atualizado em 01/12/2018 20:12

Daniel Hott / América
O América entra em campo neste domingo, às 17h, no Maracanã, para decidir o seu futuro na próxima temporada. Uma vitória contra o Fluminense garante o time mineiro na Série A do Campeonato Brasileiro em 2019. Porém, o Tricolor Carioca também luta contra o rebaixamento e não dará vida fácil ao Coelho.

Além disso, fatores fora do campo de jogo também podem ser obstáculos para o Alviverde na última rodada do Brasileiro. O primeiro deles é o fato de atuar em campo ‘inimigo’. O América terá que encarar, além do Fluminense, o apoio da torcida, que deverá comparecer em grande número para incentivar os cariocas no Maracanã.

O próprio estádio, principal palco do futebol brasileiro, por toda sua história e mística, pode influenciar o aspecto psicológico dos jogadores americanos e ser um entrave ao bom desempenho do time. O goleiro João Ricardo, por exemplo, apesar da experiência, nunca atuou no Maracanã.

Além de estar longe de casa, o Coelho enfrentará um adversário em crise e que também encara a partida como o ‘jogo do ano’. Caso seja derrotado em casa, o Fluminense sofrerá o seu terceiro rebaixamento no Brasileiro. O time carioca está há um mês (nove jogos) sem balançar as redes. O último gol da equipe foi no dia 31 de outubro, na vitória por 1 a 0 fora de casa contra o Nacional-URU, pelas quartas de final da Sul-Americana.

A eliminação na semifinal da Copa Sul-Americana, para o Atlético-PR, após duas derrotas por 2 a 0 ajudam a pesar ainda mais o clima nas Laranjeiras. O revés ante o Furacão foi a gota d’água para a demissão do técnico Marcelo Oliveira, após 33 jogos (12 vitórias, oito empates e 13 derrotas; 26 gols a favor e 34 contra; aproveitamento de 44%.). Contra o América, o Fluminense será dirigido pelo auxiliar-técnico permanente Fábio Moreno.

Neutralidade

O América também se preocupa com a força do Fluminense nos bastidores e sua relação de proximidade com a CBF. Isso levou o presidente Marcus Salum a se reunir com Rogério Caboclo e Manoel Flores, mandatário e diretor de competições da CBF, na sede da entidade, no Rio de Janeiro. O dirigente do Coelho, acompanhado do comandante da Federação Mineira de Futebol (FMF), Adriano Aro, cobrou “um tratamento de neutralidade” na partida deste domingo.
 
Os jogadores do América estão cientes das dificuldades que enfrentarão no domingo e estarão atentos a esses detalhes. O goleiro João Ricardo analisou os fatores extracampo, inclusive a arbitragem. O camisa 1 do Coelho disse que espera que o árbitro Rafael Traci (Paraná) tenha uma boa atuação e não prejudique nenhuma das equipes.

“É até difícil falar de arbitragem. Esperamos que nada atrapalhe, que o juiz vá para apitar o jogo para os dois lados e sem tentar favorecer um ou outro. Quero que ela seja neutra e apite a partida da melhor maneira possível e sem prejudicar ninguém. Lógico que terá casa cheia e isso é uma pressão a mais, mas não vamos ficar pensando muito nisso. Queremos que seja um campo neutro e que arbitragem não favoreça ninguém. Porém, também estaremos preparados caso aconteça alguma coisa. Será contra tudo e contra todos. Por ser uma partida tão decisiva, a camisa pode pesar um pouco. Mas temos de jogar, dar nosso melhor e tentar buscar a vitória”, receitou.

Já o experiente técnico Givanildo Oliveira sugere que o Coelho deixe de lado qualquer circunstância fora das quatro linhas e foque apenas no jogo. “Vamos jogar contra o Fluminense. Não podemos julgar o juiz, se o jogo nem começou. Deixa o juiz tranquilo, espero que ele apite bem e tenha uma boa sorte de não errar. Erro grave, principalmente. Mas o nosso adversário é o Fluminense, e é com esse pensamento que nós vamos lá”, afirmou.

Dúvidas nos dois lados

Givanildo Oliveira tem dúvidas para escalar os titulares. Sem o lateral-direito Norberto, suspenso, a opção é Aderlan. Na zaga, Messias, com dor na coxa esquerda, pode ceder lugar a Paulão. No setor ofensivo, Luan disputa presença com Ademir como parceiro de Rafael Moura.
Mudanças no Tricolor

O Fluminense terá mudanças para encarar o Coelho e a pressão da torcida por vitória no Maracanã. O comandante interino Fábio Moreno vai desfazer o esquema tático com três zagueiros, optando pela dupla Gum e Digão. Sem o lateral-direito Léo, suspenso, Igor Julião está confirmado. Na esquerda, Marlon é opção para o lugar de Ayrton Lucas, muito criticado pela torcida. No setor ofensivo, Sornoza foi barrado para entrada de Marcos Júnior, que terá a companhia de Luciano e Kayke.

FLUMINENSE X AMÉRICA

Motivo: 38ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro
Data: domingo, 2 de dezembro
Horário: 17h
Árbitro: Rafael Traci (PR)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn (PR) e Rafael Trombeta (PR)

FLUMINENSE
Júlio César; Igor Julioão, Gum, Digão e Marlon (Ayrton Lucas); Airton, Richard e Jadson; Marcos Júnior, Junior Dutra, Luciano e Kayke
Técnico: Fábio Moreno

AMÉRICA
João Ricardo; Aderlan, Paulão (Messias), Matheus Ferraz e Carlinhos; Zé Ricardo, Juninho, Marquinhos e Matheusinho; Luan (Ademir) e Rafael Moura
Técnico: Givanildo Oliveira

Tags: seriea américa fluminenserj maracanã brasileiro coelho flu