Fluminense
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Na reestreia de Levir Culpi, Atlético enfrenta Fluminense por recuperação no Brasileiro

Alvinegro desafia Tricolor neste domingo, às 16h, no Rio de Janeiro

postado em 21/10/2018 06:30 / atualizado em 21/10/2018 19:17

Bruno Cantini / Atlético

Neste domingo, às 16h, no Rio de Janeiro, Levir Culpi inicia a quinta passagem pelo Atlético. A nove partidas do fim do Campeonato Brasileiro, o Galo demitiu Thiago Larghi e apostou no retorno do experiente treinador para não deixar escapar a classificação à Copa Libertadores da América. O desafio na reestreia do carismático técnico à frente do Alvinegro é contra o Fluminense, no estádio Nilton Santos, pela 31ª rodada da Série A.

Levir Culpi é o terceiro treinador com mais jogos na história do Atlético – está atrás de Procópio Cardoso e Telê Santana na lista. Em 288 partidas, ele acumula 154 vitórias, 60 empates e 74 derrotas. As passagens anteriores do curitibano pelo clube alvinegro foram em 1994/1995, 2001, 2006/2007 e 2014/2015.

Sincero e bem-humorado, Levir admitiu, em apresentação na Cidade do Galo, não conhecer perfeitamente o elenco do Atlético e prometeu usar  esquema tático simples na partida contra o Fluminense. O comandante teve apenas dois treinamentos antes do jogo.

“Eu, na verdade, tenho pouco conhecimento. Assisti a poucas partidas do Atlético. Tenho pouco conhecimento do elenco. Quero conhecê-los nos treinamentos e também nos jogos para ter a minha visão da capacidade deles, inclusive para definir plano tático. Não tem plano tático definido antes de vê-los. Às vezes, as coisas acontecem naturalmente. Quero observá-los primeiro para depois tomar uma decisão tática de escalação. A ideia é fazer um sistema mais simples: o 10-10. Ou seja: dez atacam e dez defendem”, declarou o treinador de 65 anos, que assinou contrato válido até dezembro de 2019.

Sem vencer há dois jogos, Atlético está na sexta colocação da tabela, no limite da zona de classificação para Libertadores, com 46 pontos. Na partida no Rio, o Alvinegro tem os desfalques de Leonardo Silva e Zé Welison. O zagueiro está suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e o volante sofreu entorse no joelho direito.  Gabriel e Adilson são os prováveis substitutos. O time titular para encarar o Fluminense não deve ter surpresas: Victor; Emerson, Maidana, Gabriel e Fábio Santos; Adilson e Elias; Luan, Cazares e Chará; Ricardo Oliveira.

MARCELO X LEVIR

LUCAS MERÇON / FLUMINENSE - BRUNO CANTINI/ATLÉTICO


O Fluminense ocupa a nona colocação do Brasileiro, com 37 pontos. O Tricolor busca a recuperação depois da derrota no clássico contra o Flamengo, por 3 a 0. O time do técnico Marcelo Oliveira terá os retornos do lateral-direito Leo, que estava suspenso, e do meia equatoriano Junior Sornoza. Ex-treinador do Atlético, Marcelo celebrou o reencontro com o amigo Levir.  “É um prazer reencontrá-lo. E uma dificuldade também. Ele é muito competente. Trabalhamos juntos no Atlético, primeiro na base, depois no profissional. Ele é uma referência para mim. Sempre gostei dele como técnico”, destacou.

FLUMINENSE X ATLÉTICO

 

Fluminense: Julio Cesar, Gum, Digão e Ibañez; Léo, Richard, Jadson, Junior Sornoza e Ayrton Lucas; Everaldo e Luciano. Técnico: Marcelo Oliveira.

 

Atlético: Victor; Emerson, Maidana, Gabriel e Fábio Santos; Adilson e Elias; Luan, Cazares e Chará; Ricardo Oliveira. Técnico: Levir Culpi.

 

Motivo: 30ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local
: estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e horário: 21 de outubro (domingo), às 16h
 
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Leirson Peng Martins (RS) e Lucio Beiersdorf Flor (RS)

Tags: atlético seriea fluminenserj