Fluminense
None

COPA SUL-AMERICANA

Flu encara altitude de 4.067 metros na Bolívia para avançar na Sul-Americana

Em busca da classificação, o tricolor enfrenta o Nacional Potosí e pode tomar até dois gols fora de casa e sair classificado

postado em 10/05/2018 14:40 / atualizado em 10/05/2018 16:09

MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC
Há quase um mês, o Fluminense vencia a equipe do Nacional Potosí por 3 x 0 no jogo de ida da primeira fase da Copa Sul-Americana, no Maracanã. Nesta quinta-feira (10/5), às 21h45, o tricolor estará na Bolívia para enfrentar não só o adversário em campo, mas também a altitude do Estádio Víctor Agustín Ugarte: 4.067 metros. O Flu já chegou perto do título da competição, mas nunca levantou a taça.
 
A atual edição ainda está no início, mas com o largo placar feito em casa, a equipe encaminhou bem a classificação para a segunda fase. O tricolor pode tomar até dois gols do adversário e ainda sairá classificado. Caso o placar do jogo no Maracanã se repita, a disputa vai para os pênaltis. Apesar da grande vantagem, a altitude da Bolívia é um obstáculo extra durante a partida. 
 
O ano em que o tricolor carioca chegou mais longe na competição foi 2009. O time brasileiro chegou perto do título, mas perdeu para a LDU. O time das Laranjeiras perdeu o jogo de ida por 5 x 1 na casa dos adversários. Em casa, o Flu conseguiu vencer por 3 x 0, mas o placar não foi o suficienter e quem levou o título foi a LDU.

No ano da Copa do Mundo no Brasil, o tricolor caiu logo na segunda fase da competição contra o Goiás. Ganhou em casa por 2 x 1, mas perdeu por um gol em Goiânia e foi eliminado pelo Verdão.

Em outras duas edições chegou até as quartas de final. Em 2005, caiu diante da Universidad Católica e em 2017 foi eliminado no clássico contra o Flamengo. Além das participações citadas, o time participou de outras três vezes, nas quais a equipe não teve uma campanha considerável.

Outra busca pela classificação

Além do Fluminense, outro time brasileiro tem compromisso pela Sul-Americana nesta quinta-feira. O Atlético-PR medirá forças com o Newell’s Old Boys, um pouco mais cedo, às 19h15, na Argentina. O jogo de ida terminou com saldo positivo para o Furacão, que também abriu vantagem com 3x0. Portanto, as possibilidades de classificação são as mesmas que a do Fluminense.
 
*Estagiária sob a supervisão de Maria Eduarda Cardim (Especial para o Correio)