Superesportes

SÉRIE A

Fluminense e Atlético-PR duelam por recuperação no Brasileiro no Maracanã

Os dois times vêm de derrota na última rodada da competição

Gazeta Press
Técnico Abel Braga sabe da dificuldade que terá diante do Atlético-PR - Foto: Lucas Merçon/Fluminense
O confronto entre Fluminense e Atlético-PR, neste domingo, no Maracanã, marca o encontro de duas equipes que precisam de um bom resultado no Campeonato Brasileiro. Os tricolores vêm de derrota no clássico contra o Botafogo. Já os paranaenses perderam seus últimos quatro compromissos, sendo dois pela Série A, um pela Copa do Brasil e outro pela Sul-Americana.

Do lado do Fluminense, o revés para o Botafogo não teve muita repercussão, principalmente pela atuação da equipe. Mesmo tendo dominado o clássico, os tricolores saíram derrotado de campo no Nilton Santos. No entanto, uma vitória sobre Atlético-PR virou uma obrigação para que os cariocas não se aproximem da zona de rebaixamento.

O técnico Abel Braga falou sobre a partida espera um duelo complicado contra os paranaenses, por conta do estilo de jogo da equipe comandada por Fernando Diniz. “O pior jogo para se jogar é esse do Atlético-PR. É uma maneira de jogar que dificulta o adversário. Se jogar só com alma não adianta.
Tem que ter inteligência. Não podemos deixar eles aproveitarem as chances. O time descansou bem, fez um trabalho tático com a equipe de baixo como joga o Atlético e foi muito bem. O torcedor tem que saber que a dificuldade vai existir”, disse.

Abel Braga comemorou o fato do Fluminense voltar a atuar no Maracanã, mas admitiu que somente isso não vai fazer os tricolores conquistarem os três pontos. “Jogar no Maracanã é sempre bom. O torcedor está valorizando esse time, que joga com alma e está bem na competição. Mas isso não influencia tanto no resultado”, declarou.

Sobre a escalação, o comandante não confirmou os titulares, mas revelou que pode mudar a equipe. Uma certeza é a ausência do zagueiro Ibañez, que ainda se recupera de lesão. “Temos duas possibilidades de mudança, mas não falo de time. O Ibañez não treinou conosco, não vai para o jogo”, falou.

Uma das mudanças é a entrada do lateral esquerdo Marlon na vaga do lesionado Ayrton Lucas. A outra pode ser na zaga, pois Luan Peres e Nathan ainda disputam o lugar de Ibañez no setor.

Já são sete jogos sem vencer, quatro derrotas consecutivas por três competições diferentes e, especificamente no Brasileirão, uma queda de despenho que tirou o time da liderança para a proximidade da zona de rebaixamento. É com essa pressão que o Furacão vai a campo, precisando fazer gols, quebrar o jejum e convencer o torcedor que a euforia inicial com o trabalho de Fernando Diniz não foi fogo de palha.

Os tropeços, entretanto, não devem provocar mudanças expressivas, conforme já adiantou o próprio treinador. “As coisas que eu penso não vão se diluindo.
Talvez seja o treinador mais questionado do Brasil desde que comecei minha carreira. A gente teve momentos bons nesses quatro jogos, poderíamos ter vencido os quatro e acabamos perdendo. Sou muito mais convicto quando perde. Não vou mudar por conta do resultado”, garantiu.

Em relação ao time, o meia Guilherme retorna após cumprir suspensão diante do Cruzeiro, pela Copa do Brasil. Já Raphael Veiga, que deslocou o ombro, deve ser poupado e se junta ao lateral-direito Jonathan, ao zagueiro Paulo André  e ao meia-atacante Nikão, todos vetados pelo departamento médico. Se optar por deixar Lucho de fora, o treinador pode escalar novamente Bruno Guimarães na posição.

FLUMINENSE X ATLÉTICO-PR


FLUMINENSE
Julio Cesar, Gum, Renato Chaves e Luan Peres (Nathan); Gilberto, Richard, Jadson, Junior Sornoza e Marlon; Marcos Júnior e Pedro
Técnico: Abel Braga


ATLÉTICO
-PR
Santos; Zé Ivaldo, Pavez e Thiago Heleno; Matheus Rossetto, Camacho, Bruno Guimarães e Carleto; Guilherme, Pablo e Bergson
Técnico: Fernando Diniz

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 20 de maio de 2018, domingo
Hora: 19h (de Brasília)
Árbitro: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Ricardo Junio de Souza (MG)

.