Superesportes

SÉRIE A

Fluminense e Botafogo fazem confronto direto no Maracanã pelo Brasileirão

Dois rivais cariocas tentam se afastar da zona de rebaixamento

Gazeta Press
Técnico Marcelo Oliveira quer mais atenção dos jogadores do Fluminense contra o Botafogo - Foto: Mailson Santana/Fluminense
Em um confronto direto entre dois grandes clubes que precisam se distanciar da zona de rebaixamento, Fluminense e Botafogo fazem o clássico carioca da 24ª rodada do Campeonato Brasileiro neste domingo, às 16h(de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). O Tricolor completou o terceiro jogo sem triunfo ao empatar sem gols com o Vitória no meio de semana e tem 28 pontos, dois a mais que o Glorioso, que vem de empate por 1 a 1 com o Cruzeiro na capital carioca.

Os dois treinadores sabem a necessidade de vitória. “O nosso pensamento é sempre o de ganhar os jogos e sabemos que não podemos adiar a conquista de pontos. Contra o Grêmio (goleada por 4 a 0) fomos mal, perdemos. Evoluímos e jogamos muito bem com o Cruzeiro, mas só empatamos. Esta evolução precisa ser constante, mas precisamos de um grande resultado no clássico, mesmo sabendo como é complicado enfrentar o Fluminense”, disse Zé Ricardo.

Marcelo Oliveira, comandante do Fluminense, também cobra eficiência. “Temos que ser eficientes em alguns aspectos, como por exemplo, a capacidade de finalizarmos. Acho que é um pouco de ansiedade, não falo de competência.
As jogadas foram criadas. É o trabalho. O futebol por vezes é assim. Contra o Botafogo precisamos progredir neste aspecto”, disse Oliveira.

Os tricolores sabem que existe a pressão pela sequência de maus resultados. “Estamos chateados, pois a gente sempre quer a vitória e estamos lutando pelos resultados, que não acontecem. Contra o Botafogo vamos trabalhar para interromper esta sequência”, disse o volante Richard.

Já os botafoguenses pregam o poder de concentração como arma fundamental. “Em um clássico o equilíbrio é muito grande e por isso mesmo não podemos cometer erros. Precisamos de capacidade para pressionarmos o adversário, mas sem ficarmos expostos a contra-ataques. Tem tudo para ser um embate bem equilibrado”, disse o lateral-direito Marcinho.

Em termos de escalação, o Fluminense vai repetir o time que empatou com o Vitória, já que segue sem poder contar com o meia Junior Sornoza, servindo à seleção equatoriana em amistosos internacionais, e nem com o atacante Pedro, que continua tratando a lesão nos ligamentos do joelho direito.
Zé Ricardo busca recuperação do Botafogo no clássico contra o Fluminense neste domingo - Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo
Pelo lado do Botafogo, Zé Ricardo perdeu o zagueiro argentino Joel Carli e o volante Jean, ambos suspensos por terem recebido o terceiro cartão amarelo contra o Cruzeiro. O primeiro será substituído por Igor Rabello, que volta de suspensão. Com isso, Yago segue entre os titulares. A vaga de Jean ficará com Matheus Fernandes.

No primeiro turno do Campeonato Brasileiro as duas equipes se enfrentaram no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ), e naquela ocasião o Botafogo ganhou por 2 a 1. Rodrigo Lindoso e Kieza anotaram os gols do Alvinegro, com Pedro descontando.

FLUMINENSE X BOTAFOGO

FLUMINENSE
Júlio César, Léo, Gum, Digão e Ayrton Lucas; Richard, Dodi e Luciano; Everaldo, Matheus Alessandro e Kayke
Técnico: Marcelo Oliveira

BOTAFOGO
Saulo, Marcinho, Igor Rabello, Yago e Moisés; Rodrigo Lindoso, Gustavo Bochecha, Matheus Fernandes e Luiz Fernando; Erik e Kieza
Técnico: Zé Ricardo

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 9 de setembro de 2018 (Domingo)
Horário: 16h(de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Leirson Peng Martins (RS)

.