Superesportes

FLUMINENSE

Fluminense confirma cirurgia, e Pedro só voltará ao time em 2019

Operação foi confirmada por Michael Simoni, diretor de saúde do clube

Estadão Conteúdo
Pedro sofreu uma entorse com estiramento do ligamento do joelho direito durante partida contra o Cruzeiro - Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.
Apesar das expectativas dos médicos do Fluminense, o atacante Pedro terá mesmo que passar por cirurgia no joelho. A operação foi confirmada nesta terça-feira por Michael Simoni, diretor de saúde do clube carioca, que apontou o tempo de seis meses para a recuperação do jogador, um dos artilheiros do Brasileirão mesmo sem jogar desde o dia 25 de agosto.

Até então o Fluminense apostava num tratamento conservador, baseado em fisioterapia, na esperança de que o atleta não precisasse se submeter a cirurgia, o que aumentaria seu tempo de afastamento dos gramados. Mas uma nova avaliação dos médicos do clube acabou por definir a necessidade da operação.

"Havia uma esperança de que o atleta pudesse se recuperar sem a cirurgia. No entanto, no dia 10, o doutor Douglas Santos refez a ressonância magnética, reexaminou o atleta e definiu no dia 10 a necessidade do tratamento cirúrgico", afirmou Michael Simoni, nesta terça.

Segundo o diretor de saúde do Fluminense, Pedro também foi avaliado pelo médico Rodrigo Lasmar, da seleção brasileira - o atacante precisou ser dispensado logo em sua primeira convocação em razão do problema físico. "Optamos que o Rodrigo também avaliasse o jogador para dar um feed back à seleção. A avaliação do Lasmar foi feita ontem .
E ele também julgou necessária a cirurgia."

Pedro sofreu uma entorse com estiramento do ligamento do joelho direito no dia 25, durante a partida contra o Cruzeiro, ao tentar dominar a bola no campo de ataque, aos 46 minutos do segundo tempo, no Mineirão, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.

De acordo com Simoni, o prazo de recuperação para casos deste tipo é de seis meses. Ou seja, Pedro só deve retornar aos gramados em março de 2019. "Em geral o tempo de recuperação, é na faixa de seis meses. É uma lesão comum no futebol. Infelizmente, é o que temos. Mas o Pedro tem apenas 20 anos e tenho certeza de que ele vai se recuperar e voltar a sua atividade profissional o quanto antes."

O médico explicou que o clube não revelou mais informações sobre o caso nos últimos dias por pedido do próprio jogador. "Houve um pedido do jogador de que não se mencionasse publicamente as questões médicas", justificou.

Ele explicou também que o intervalo de tempo entre a constatação da lesão e a cirurgia, cuja data ainda não foi anunciada, é normal. "Cabe lembrar às pessoas que questionam esse tempo: cirurgia de ligamento cruzado anterior não deve ser feita de imediato. É necessário de 15 a 20 dias para se recuperar o arco do movimento e o tônus muscular, para evitar uma complicação chamada artrofibrose.".