Superesportes

COPA LIBERTADORES

Flu enfrenta Barranquilla no Equador para seguir invicto na Libertadores

Jogo desta quinta foi transferido para Guayaquil devido aos protestos na Colômbia

Estadão Conteúdo
Fluminense busca segunda vitória no Grupo D - Foto: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC
Em meio a um cenário de incertezas desencadeado por protestos na Colômbia, o Fluminense enfrenta o Junior Barranquilla nesta quinta-feira, às 21h (horário de Brasília), para se manter invicto na Copa Libertadores, vencer a segunda e permanecer em situação confortável no Grupo D.



O jogo seria disputado às 19h na Colômbia, mas, na véspera da partida, a Conmebol alterou o horário e local devido às manifestações populares contra a reforma tributária do governo colombiano e também contra a violência policial. A partida foi transferida para Guayaquil, no Equador, com a intenção de evitar problemas na Colômbia. Os protestos começaram há uma semana em diversas cidades do país, com confrontos entre manifestantes e forças policiais. Há 19 mortes e mais de 800 feridos até o momento.

Quando soube da mudança, a delegação do Fluminense já estava em Barranquilla. Assim, teve de refazer seu planejamento e pegar um novo voo para chegar ao Equador. Todas as outras partidas de torneios organizados pela Conmebol que estavam marcadas para a Colômbia nesta semana foram retiradas do país.

A mudança de local causou indignação no Fluminense, que confiava que o local do jogo seria mantido e recebeu sinal verde da Conmebol para viajar à Colômbia. A cidade equatoriana fica a aproximadamente 2.200 km do município colombiano, um trajeto percorrido em cerca de cinco horas e meia de avião. Desta maneira, os jogadores e comissão técnica tiveram menos tempo para descansar.



O time carioca decidiu manter a programação e treinar no estádio Metropolitano em Barranquilla na tarde de quarta-feira para dar continuidade aos trabalhos físicos e técnicos de seus atletas. Depois, conseguiu um voo fretado para Guayaquil. Na semana passada, o clube já havia enfrentado uma odisseia para encarar o Santa Fe.

O Fluminense soma quatro pontos no Grupo D da Libertadores, fruto do empate com o River Plate na estreia e do triunfo sobre o Santa Fe na semana passada, fora de casa. O Barranquilla tem um ponto e ainda não venceu na competição.

"Poder voltar à Libertadores é sempre bom, ainda mais agora, mais adaptado, com mais confiança e vindo de bons resultados. Vai ser um jogo muito importante e espero fazer meu melhor para conquistarmos mais uma vitória", disse o zagueiro Luccas Claro, que vai completar nesta quinta 50 partidas pela equipe. Ele é um dos principais jogadores do elenco.



Hudson não será nem opção no banco de reservas. O volante teve constatada em exame ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito e precisará passar por uma cirurgia. O jogador de 33 anos se machucou no duelo contra a Portuguesa, no último domingo, pela ida da semifinal do Campeonato Carioca. O outro desfalque é Egídio, que cumpre suspensão pela expulsão no jogo diante do Santa Fe. Danilo Barcelos será o titular na lateral esquerda. Existe a possibilidade de Cazares começar entre os titulares.

O grande trunfo para o Flu conquistar mais uma vitória na Libertadores é o artilheiro Fred. O experiente atacante marcou os três gols do time até aqui no torneio e se tornou o segundo maior goleador da história do clube, com 185 gols.

APOIO AOS PROTESTOS - O Junior Barranquilla afirmou que todos estão focados somente na partida desta quinta. No entanto, os jogadores não estão alheios ao caos social no qual o país está imerso. Vários atletas se pronunciaram em suas redes sociais em apoio à manifestação popular, como o lateral-direito Viáfara, o meia Fredy Hinestroza e os atacantes Sandoval e Teo Gutiérrez. Eles também criticaram o governo.



Borja, que ainda pertence ao Palmeiras e está emprestado, é a aposta para a equipe desencantar a vencer a primeira no torneio. O atacante vive grande fase e já balançou as redes 12 vezes em 19 partidas neste ano.