Futebol Internacional
None

MUNDIAL SUB-17

Com o México engasgado, Holanda espera chegar à final pela primeira vez

Atual campeã europeia, Holanda é a única semifinalista que nunca venceu o Mundial da categoria

postado em 13/11/2019 15:33 / atualizado em 13/11/2019 17:59

(Foto: Fifa/Divulgação )
O tabu holandês em conquistar o Mundial não é exclusividade da seleção principal. No Sub-17, a equipe sequer chegou às finais. A melhor campanha da seleção laranja na categoria foi em 2005, quando ficou com a terceira colocação. Na ocasião, caiu nas semifinais para o mesmo México que enfrentará amanhã. Em clima de revanche e embalada pelo crescimento no mata-mata, a Holanda continua a caminhada em busca do tão sonhado Mundial, às 16h30, no Bezerrão.

 

Atual campeã europeia e semifinalista do Mundial Sub-17, a Holanda teve que se superar na Copa do Mundo para continuar viva e sonhando com o título. Classificada em terceiro lugar no grupo D, com duas derrotas e uma vitória, chegou à fase final do torneio desacreditada, mas provou a qualidade da equipe nas oitavas e quartas de finais.

 
Na primeira fase, perdeu para o Japão por 3 a 0 e sofreu mais um revés contra Senegal. Para sobreviver na competição, goleou os Estados Unidos e se classificou como uma das quatro melhores terceiras colocadas. Na fase mata-mata, porém, mostrou que não ganhou a Europa por acaso. Eliminou a maior campeã do torneio, Nigéria, vencendo a partida por 3 a 1, e goleou o Paraguai por 4 a 1. 

 

O técnico holandês, Peter Van Der Veen, destacou a evolução holandesa durante o torneio e explicou o segredo para a mudança dentro de campo. “Eu fiquei muito feliz pela recuperação da equipe. Mostramos a gravação dos jogos e vimos como poderíamos melhorar nas partidas. Sempre confiei na qualidade dos jogadores, mas eles precisavam acordar para a vida”, brincou. “Estamos na semi e não queremos que acabe agora.”

 

O crescimento holandês também passa pelos pés de Sontje Hansen, artilheiro da Copa do Mundo até aqui, com seis gols em cinco jogos. Além de finalizador, o atacante distribuiu três assistências para os companheiros e é o grande condutor da esquadra laranja. 

 

Apesar do protagonismo, o treinador da Holanda se diz feliz pelo sucesso do atacante, mas exalta a qualidade de todo o elenco. “Ele é muito importante, mas é tão importante quanto todos os outros jogadores. Eles estão trabalhando forte todos os dias, e alguns nem têm tantas oportunidades de entrar em campo. Estou feliz com o Hansen jogando bem. Ele é um atacante inteligente e esperamos que ele mantenha a boa forma.”

 
Para o confronto de amanhã, contra os mexicanos, que passaram por Japão e Coreia na fase final, o foco dos holandeses é parar o contra-ataque e o atacante Efrain Alvarez, que conta com cinco participações diretas em gols em cinco partidas disputadas. “São um time muito imprevisível pela qualidade do contra-ataque. Esperamos contra-atacar os contra-ataques deles”, explicou Van Der Veen.

 
Além de México e Holanda, Brasil e França disputam a outra semifinal, sonhando com o título Mundial. Dentre as concorrentes, somente a Holanda nunca teve o privilégio de erguer a taça mais importante da categoria. O Brasil, anfitrião do torneio, conquistou o torneio em três oportunidades, o México, em duas, e a França conquistou a Copa do Mundo uma vez.