Futebol Internacional
None

MUNDIAL SUB-17

Brasil luta pelo tetra do Mundial SUb-17, contra o México, no Bezerrão

Entre 16 e 17 anos, garotos da Seleção perderam o Enem, mas foram aprovados no vestibular da bola; veja cursos que jogadores tentariam no exame

postado em 17/11/2019 14:16

(Foto: CBF)
A maioria dos brasileiros entre 16 e 17 anos passou os dois últimos fins de semana focados em uma prova que pode ter impacto no futuro deles: o Exame Nacional do Ensino Médio, principal forma de ingresso no ensino superior do país. Nessa mesma faixa etária, os jogadores que defendem a Seleção Brasileira no Mundial Sub-17 perderam o Enem devido ao torneio, mas estão indo muito bem no vestibular da bola. Neste domingo (17/11), a partir das 19h, o Brasil busca o tetracampeonato mundial da categoria, diante do México, no Estádio Bezerrão, no Gama. Mais cedo, às 15h, Holanda e França disputam o terceiro lugar, no mesmo local.

Alguns dos jogadores do elenco brasileiro fariam o exame, não fosse a rotina que levam como atletas. O goleiro Cristian, por exemplo, teria feito para buscar vaga no curso de nutrição, assim como Talles Magno, que gostaria de ser veterinário se não seguisse carreira no futebol. “Gosto muito de bicho”, explica o atacante vascaíno, que marcou dois gols no torneio até desfalcar a equipe por causa de uma lesão na coxa direita, ainda nas oitavas de final.

Embora os garotos que vestem a amarelinha na categoria de base tenham perdido o principal exame feito pelos estudantes de todo o Brasil, não significa que não possam voltar a tentá-lo no futuro. E não faltam exemplos no futebol mundial de jogadores que ingressaram na faculdade. O craque Andrés Iniesta, campeão mundial com a Espanha em 2010, cursou biologia e ciência do esporte. O uruguaio “Loco” Abreu, saudoso entre os botafoguenses, fez jornalismo. E o zagueiro Giorgio Chiellini, capitão da seleção italiana, estudou economia.

A maioria dos jovens talentos brasileiros, porém, diz que buscaria trabalhar em algo ligado ao futebol, caso não se tornasse jogador profissional. O meia Matheus Araújo tentaria ser técnico, enquanto o arqueiro Marcelo Pitaluga escolheria ser preparador de goleiros, e o colega Matheus Donelli, que também tem a função de defender a meta brasileira, seria dirigente de futebol.

(Foto: CBF)
Já os atacantes Gabriel Veron e Lázaro, autores dos gols de empate e da virada sobre a França na semifinal, nunca pensaram em uma alternativa longe dos gramados. “Minha vida sempre foi e será futebol, tenho muita fé de que tudo dará certo”, afirma Lázaro, atleta do Flamengo. Um experiente lateral-direito, que defendeu a Inglaterra nas Copas de 2010 e 2014, já pensou assim. “Eu era bom em matemática na escola, mas não pensava em mais nada além de futebol”, revelou Glen Johnson, que depois cursou a matéria na The Open University.

Dos 21 convocados pelo Brasil no Mundial Sub-17, seis disseram que seriam professores de educação física. O meia Talles Costa optaria por ser bombeiro. Outros traçariam carreira em diferentes esportes. João Peglow, no skate; Kaio Jorge, no surfe; e Patryck, no automobilismo, para ser piloto de Fórmula 1. Segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os garotos dão sequência aos estudos nos respectivos clubes mesmo com as convocações.


Ingressos

 
A compra de ingressos para o Mundial Sub-17 é por meio do site oficial Fifa.com/Tickets. 
Os bilhetes estão indisponíveis no momento. A entidade organizadora indica ao torcedor que 
ainda deseja comprar a entrada que vale para a final e para a disputa de terceiro lugar, 
que cheque a disponibilidade no site, pois há ingressos que voltam a ficar disponíveis.
 
 

Se não fossem jogador de futebol, seriam... 


» Cristian (goleiro) 
nutricionista

» Gustavo Garcia (lateral) 
professor de educação física

» Henri (zagueiro) 
personal trainer ou professor de educação física

» João Peglow (atacante) 
skatista

» Kaio Jorge (atacante) 
surfista

» Patryck (lateral) 
piloto de Fórmula 1

» Pedro Lucas (meia) 
professor de educação física

» Talles Costa (meia) 
bombeiro

» Talles Magno (atacante) 
veterinário

» Sandry (meia) 
professor de educação física

» Yan Couto  (meia) 
professor de educação física

» Marcelo Pitaluga (goleiro) 
preparador de goleiros

» Matheus Araújo (meia) 
técnico de futebol

» Matheus Donelli (goleiro) 
dirigente de futebol

» Daniel Cabral (meia) 
não pensa em outra profissão

» Diego Rosa (meia) 
professor de educação física

» Gabriel Noga (zagueiro) 
algo no futebol

» Gabriel Veron (atacante)
não pensa em outra profissão

» Lázaro (atacante)
não pensa em outra profissão

» Luan Patrick (zagueiro)
algo no futebol

» Renan (zagueiro)
algo no futebol