Futebol Internacional
None

COPA AMÉRICA

Carlos Queiroz: ''Futebol no PlayStation é mais fácil''

Na véspera do duelo com o Catar, técnico da Colômbia critica prepotência da América do Sul ao menosprezar potencial das seleções asiáticas e chama o país-sede da Copa-2022 de Disney

postado em 18/06/2019 19:02 / atualizado em 18/06/2019 19:16

<i>(Foto:  AFP / Miguel Schincariol)</i>
 

São Paulo — Andarilho do futebol, o técnico português Carlos Queiroz criticou nesta terça-feira (18/6) a prepotência de quem menospreza o Japão e o Catar, seleções convidadas para a Copa América. “Futebol no PlayStation é mais fácil. Dentro do campo é bem complicado. Na América do Sul, não sabem muito o que acontece na Ásia. Nós nos enxergamos muito grandes, maiores, mas fora do nosso continente também existe futebol. O Catar está aqui para mostrar isso. Vejam o que aconteceu com o Paraguai. O jogo parecia definido (vencia por 2 x 0). Aprendemos bem a lição. Nada é de graça”, argumentou o comandante da Colômbia.


Carlos Queiroz chegou a dar uma aula sobre o futebol asiático para sustentar a tese. “Chegaram ótimos treinadores com experiência na China, Arábia Saudita, mas tenho uma opinião muito clara: o futebol está se desenvolvendo mais dentro do campo do que fora. Eles precisam achar o equilíbrio”, criticou, referindo-se aos dirigentes.


Sensação da primeira rodada da Copa América ao vencer a Argentina por 2 x 0, em Salvador, a Colômbia enfrentará o Catar nesta quarta-feira (19/6), às 18h30. Exigente, o discípulo de Alex Ferguson no Manchester United, com passagem pelo Real Madrid e responsável pelas classificações consecutivas do Irã para as últimas duas Copas, Carlos Queiroz cobra uma exibição melhor do que a do último sábado contra a trupe de Messi.

“Quero o melhor sempre. Quero que o time jogue melhor do que contra a Argentina, mas com muita humildade, respeito. Quero que os jogadores tenham compromisso, pacto com o sonho da seleção de conquistar o bicampeonato da Copa América (o outro título foi em 2001)”, disse.


Comandante do Irã na última edição da Copa da Ásia, no início do ano, Carlos Queiroz conhece bem o Catar. Só não decidiu o título do torneio disputado nos Emirados Árabes Unidos porque foi eliminado pelo Japão nas semifinais. Ciente do potencial do adversário desta quarta-feira, o treinador chegou a comparar a evolução do país-sede da Copa-2022 a um dos maiores destinos turísticos do mundo. “Vocês não imaginam a qualidade dos gramados no Catar. Os estádios são maravilhosos, os centros de treinamento. É a Disney do futebol”, brincou.


A Colômbia não poderá contar com Luis Muriel. O atacante sofreu lesão nos ligamentos colaterais do joelho esquerdo e está fora da Copa América. Carbonero, destaque do Mundial Sub-20 disputado na Polônia, é o escolhido para substituí-lo. “É um azar imenso perder Luis Muriel. Um grande amigo, um membro da família. Que ele ache novamente o caminho da saúde”, desejou. “Agora, costumamos dizer em português que o que não mata engorda. Eu estou confiante de que essa perda nos deixará mais fortes e determinados”, comentou.


O treinador da Colômbia encerrou a coletiva lembrando que o meia James Rodríguez explodiu para o futebol na Copa do Brasil, em 2014, e desafiou o craque a repetir as atuações na Copa América. “Ele teve temporada atribulada. Fomos recuperando a forma dele aos poucos. Espero que os ares de São Paulo, de Salvador, quem sabe do Maracanã na final, façam bem a ele”.