Futebol Internacional
None

FIFA THE BEST

Injustiçado? Veja três motivos que credenciariam Van Dijk a ser o melhor do mundo

Com uma temporada irretocável, Van Dijk ficou em segundo lugar, atrás de Lionel Messi (seis vezes melhor do Mundo)

postado em 23/09/2019 17:35 / atualizado em 24/09/2019 12:52

<i>(Foto: Reprodução/Instagram)</i>

Campeão da Liga dos Campeões, sendo o melhor jogador da final. Vice-campeão do Campeonato Inglês e craque do torneio. Melhor jogador da Uefa. Assim foi resumida a temporada de Virgil Van Dijk. Apesar de todos os prêmios individuais, coletivos e atuações excelentes, o zagueiro holandês ficou atrás do argentino Lionel Messi na disputa de melhor do mundo.
 
Aos 28 anos, o beque holândes chegou ao Liverpool em 2017 por 75 milhões de libras, sendo o zagueiro mais caro da história à época. O astro poderia ser o azarão da disputa contra os maiores vencedores do troféu: Messi e Cristiano Ronaldo. Mas quem acompanhou a temporada do zagueiro do Liverpool via nele uma esperança de quebrar, mais uma vez, a hegemonia da dupla CR7 e Messi, repetindo o feito de Modric no ano passado. 

Há 11 anos, desde 2008, apenas um troféu de melhor do mundo não foi conquistado por Messi ou Cristiano Ronaldo. O argentino ultrapassou o gajo na contagem individual nesta edição. São seis para o atacante do Barcelona e cinco para o centroavante da Juventus. A temporada de Messi foi, mais uma vez, de encher os olhos: 51 gols em 50 partidas, além de conquistar o 10º título do Campeonato Espanhol. 


Confira os três motivos que poderiam levar Virgil Van Dijk a ser o melhor do mundo


1- Títulos 

Van Dijk foi o principal jogador do campeão Liverpool na final e em toda a competição europeia. Os prêmios relativos à temporada passada indicavam que ele deveria levar a premiação da Fifa. Foi o craque do Campeonato Inglês, no qual foi vice-campeão, e eleito o melhor jogador da Europa em 2018/19, superando os dois adversários do prêmio da Fifa. Também foi o craque da final da Liga dos Campeões contra o Tottenham.

Tantas conquistas individuais credenciaram o zagueiro de 28 anos para ser um dos três finalistas. Poderia ser o segundo zagueiro da história e o segundo holandês a ser eleito o melhor da temporada (o primeiro foi Marco Van Basten, em 1992). Pela Seleção holandesa, o beque foi vice-campeão da Liga das Nações. 
 

2- O intransponível

O zagueiro passou a última temporada sem ser driblado por nenhum adversário. O holandês foi superado pelo espanhol Mikel Merino (Newcastle), em março de 2018, e só foi driblado novamente na Supercopa da Inglaterra, pelo atacante brasileiro Gabriel Jesus (Manchester City), em agosto de 2019. Foram 519 dias e 65 jogos sem ser deixado para trás por um adversário. A imposição física, velocidade, bom posicionamento, força na bola aérea e o poder de recuperação são os pontos mais fortes do beque. Destacado pela lealdade, o zagueiro não cometeu nenhuma falta por 65 jogos consecutivos. 
 

3- O time

O time comandado pelo alemão Jurgen Kloop é muito forte defensivamente, mas a chegade de Van Dijk colocou o Liverpool em outra 'prateleira'. Em 2018/19, o Liverpool sofreu 38 gols em 53 partidas (média de 0,72 por jogo). Em 2016/17, a última temporada sem o holandês, a média de gols sofridos era de um por jogo (47 tentos em 47 apresentações). Além de ser um exímio marcador, o holandês chegou bem à frente e balançou as redes seis vezes em 50 jogos.
 
Do outro lado do campo, o ataque formado por Firmino, Salah e Mané somou 79 gols dos 115 marcados pelo Liverpool na última jornada. O meio-campo marcador, com o brasileiro Fabinho, o holandês Wijnaldum e o inglês Henderson, evita a chegada do time adversário à área de Alisson (eleito o melhor goleiro do mundo).