Futebol Internacional

Barcelona e Real Madrid empatam no jogo de ida das semifinais da Copa do Rei

Fàbregas abriu placar para Barça, mas Varane garantiu empate ao Real, no Bernabéu

Gazeta Press

Andrés Iniesta em disputa de bola com zagueiro português Ricardo Carvalho, em Madri

Com Kaká e Marcelo no banco de reservas, a defesa remendada e o técnico José Mourinho balançando no cargo, o Real Madrid não conseguiu tranquilizar seu torcedor nesta quarta-feira, mas evitou o pior, empatando por 1 a 1 e adiando o estouro de uma crise interna. Mesmo jogando no estádio de Santiago Bernabéu, o time da capital sofreu o primeiro gol no início do segundo tempo e só conseguiu reagir aos 36 minutos, com gol de cabeça do eficiente Varane.


Depois de um primeiro tempo equilibrado, o Barça construiu sua vantagem logo aos três minutos do segundo tempo, com Fábregas aproveitando uma falha defensiva do Real para concluir. Sem Casillas, Sérgio Ramos, Pepe e Coentrão, o time da casa tinha praticamente sua defesa reserva e, por isso, não conseguia evitar a ‘tragédia’ dentro de casa. Quando arriscou, alcançou o empate e evitou que o Barça diminuísse sua vantagem de duas partidas no histórico do confronto: 88 vitórias para o Real, 86 para o Barcelona e agora 48 empates.

As duas equipes voltam a se enfrentar apenas no próximo dia 23 de fevereiro, em Camp Nou, pela segunda partida de volta das semifinais da Copa do Rei. O adversário de quem vencer o confronto sairá do embate entre Atlético de Madrid e Sevilla. Pelo Campeonato Espanhol, Real e Barcelona jogam como visitantes contra Granada e Valladolid, respectivamente.

O Jogo – Apesar da iniciativa do Real Madrid desde os primeiros minutos de bola rolando ter sido sufocar o Barcelona no campo de defesa, o time culé não fugiu de suas características e logo reequilibrou o confronto, mesmo jogando na casa do adversário. Com troca de passes curtos no meio-campo, os visitantes criaram as melhores chances do primeiro tempo, mesmo que o maior volume de jogo tenha sido dos donos da casa.

Cesc Fàbregas aproveitou falha da zaga para marcar para Barcelona
Logo na primeira tentativa ofensiva do Real, Cristiano Ronaldo recebeu a bola para contra-atacar em velocidade e acabou derrubado por Piqué, que levou o cartão amarelo. Na cobrança de falta, o próprio português, capitão do time merengue nas ausências de Casillas, lesionado, e Sérgio Ramos, suspenso, chutou no meio do gol, mas viu a bola fazer curva e quase enganar o goleiro Pinto. Na Copa do Rei, Pinto substitui Valdés por opção da comissão técnica.

Improvisado na lateral direita, Essien foi o jogador mais perigoso do Real Madrid no primeiro tempo, recebendo lançamentos do campo de defesa para acionar Ozil e Callejón, que atuaram mais abertos tentando municiar Cristiano Ronaldo e Benzema. Com Essien e Arbeloa nas laterais (Marcelo estava no banco por opção de José Mourinho), a zaga do Real era formada por Varane e Ricardo Carvalho, que acabaram dando espaço para as tentativas do Barcelona mais de uma vez.

Aos 11 minutos, Iniesta tentou um passe de cavadinha para a entrada da área, onde Jordi Alba não conseguiu aproveitar o arremate. Retomando seu estilo de jogo tradicional, o Barcelona não teve pressa para criar boas oportunidades ainda no primeiro tempo. Não sem antes Xabi Alonso enfiar uma bola para Benzema, que adiantou e cruzou no meio da área para a chegada atrasada do mal posicionado Cristiano Ronaldo.

Varane comemora gol do Real Madrid com Essien
Após falta cometida por Ricardo Carvalho em Iniesta, Xavi quase aproveitou a chance na cobrança e carimbou a trave do goleiro estreante Diego López, que roubou a vaga de Ádan no primeiro jogo em que ficou à disposição. Com mais uma falha do zagueiro português no recuo para o goleiro, Messi se antecipou e conseguiu o passe fechado para Xavi, que finalizou com precisão. Antes de a bola tomar as redes do Real Madrid, Varane interceptou, afastou o perigo e segurou o empate parcial.

As duas equipes começaram o segundo tempo aparentando mais pressa do que na etapa inicial. Depois de Ozil desperdiçar uma chance pelo Real e Xavi perder outra para o Barça, Fábregas abriu o placar logo aos três minutos do primeiro tempo. Depois de Callejón errar em uma saída no meio-campo, a bola parou nos pés de Messi, que observou a movimentação defensiva do Real e lançou Fábregas, para concluir com força e estufar as redes de Diego López.

Quando resolveu arriscar, o Real Madrid não encontrou tanta resistência do Barcelona. Depois de Cristiano Ronaldo desperdiçar uma boa chance ao perder a dividida com Piqué, o time da casa alcançou o empate na bola parada: aos 35 minutos, Ozil fez cruzamento preciso pela esquerda e Varane subiu mais alto que os defensores para balançar as redes de Pinto e fechar a contagem em Santiago Bernabéu.