Futebol Internacional

Gana e Mali garantidos

África do Sul e Cabo verde estão fora. Hoje saem mais dois semifinalistas entre Burkina Faso e Togo e Nigéria e Costa do Marfim

Estado de Minas

Gana bateu Cabo Verde por 2 a 0 no Estádio Nelson Mandela Bay, em Porto Elizabeth

Os dois últimos classificados para as semifinais da Copa Africana de Nações serão decididos hoje, quando entram em campo, às 13h (de Brasília) Costa do Marfim, do atacante Drogba, e Nigéria, em Rustemburgo, e Burkina Faso e Togo, que se enfrentam em Nelspruit, às 16h30 (de Brasília). O campeão africano estará em Belo Horizonte em junho, para disputar uma partida pelo Grupo B da Copa das Confederações’2013 contra o Taiti, no Mineirão. Esta seleção, juntamente com o Taiti, completa a chave, que tem ainda Espanha e Uruguai. No Grupo A, além dos brasileiros, estão Itália, México e Japão. A final da competição africana será no Estádio Soccer City (palco da decisão do Mundial’2010), em Joanesburgo, dia 10.


O sonho de ser bicampeã da Copa Africana de Nações em casa acabou para a África do Sul de maneira dura. Os Bafana Bafana perderam três pênaltis na disputa contra Mali, depois do empate por 1 a 1 no tempo normal, e foram eliminados nas oitavas de final no Estádio Moses Mabhida, em Durban, com todo o apoio da torcida.

O gol dos donos da casa foi marcado por Tokelo Rantie, aos 31min do primeiro tempo. Em contra-ataque rápido, May Mahlangu arrancou pelo meio e tocou na área para Thuso Phala, que tentou o chute cruzado, pegou mal na bola e acabou dando uma assistência para Rantie, sozinho na pequena área, chutar para marcar 1 a 0 no placar. Na segunda etapa, Mali chegou ao empate com Seydou Keita (ex-Barcelona e atualmente no Dalian Aerbin, da China), de cabeça, aos 13min, depois de falha da defesa sul-africana, que deixou o rival sozinho na área para receber cruzamento da esquerda.

Em 2002, os dois países também se enfrentaram nas quartas de final, e Mali, então anfitriã, se classificou com vitória de 2 a 0 (depois caiu na semifinal para o campeão Camarões). A África do Sul só ganhou a competição uma vez, no ano em que também sediou o torneio: 1996, com vitória de 2 a 0 sobre a Tunísia na decisão. Dois anos depois, os Bafana Bafana caíram por 2 a 0 para o Egito na final em Burkina Faso e ficaram com o vice.

AZARÃO


Não foi desta vez. Gana bateu Cabo Verde por 2 a 0 no Estádio Nelson Mandela Bay, em Porto Elizabeth, e garantiu sua vaga diante do azarão da competição. Melhor para a velha guarda. As Estrelas Negras derrotaram os Tubarões Azuis por 2 a 0, graças a dois gols do armador Wakaso, e avançaram. O duelo foi equilibrado. Apesar do favoritismo dos ganeses, Cabo Verde mostrou boa organização no primeiro tempo, soube neutralizar as principais jogadas adversárias, levando perigo nos contragolpes. Do lado adversário, o armador Kwadwo Asamoah jogou adiantado e pouco criou. Como a situação não mudou muito na segunda etapa, um gol só sairia em lance isolado. Foi o que ocorreu. Aos 9min, Carlitos derrubou Asamoah Gyan dentro da área, e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Wakaso bateu firme, no meio do gol.

Com a desvantagem, Cabo Verde abandonou a postura defensiva e foi buscar o empate. Entretanto, ia mais na raça do que na organização. Ainda assim, obrigaram o arqueiro Dauda a fazer duas boas defesas, em chutes de Djaniny e Heldon. No fim, Gana fechou o placar. Depois de cobrança de escanteio em que até o goleiro dos Tubarões Azuis, Vozinha, foi para a área, Wakaso arrancou desde seu campo de defesa e, com o gol vazio, só empurrou para as redes, decretando a classificação das Estrelas Negras.