Futebol Internacional

'Elegante', The Strongest descarta receio por caso Kevin em São Paulo

Treinador da equipe boliviana disse que futebol serve para unir todas as nações

Gazeta Press

De terno cinza e gravata rosa, figurino incomum no futebol, a delegação do Strongest desembarcou em Guarulhos na tarde desta quarta-feira. Elegante, o primeiro time boliviano a visitar o Brasil após a morte de Kevin Beltrán Espada descartou qualquer tipo de receio antes do encontro com o São Paulo, marcado para quinta-feira.


“Não devemos misturar esse tipo de coisa. Foi um acidente terrível para o futebol, que envolve a nós e a vocês. Mas eu digo que o futebol, acima desse inconveniente, é para unir os povos, para que haja unidade e relação futebolística”, declarou o técnico Eduardo Villegas.

Com apenas 14 anos, Kevin Beltrán foi morto por um sinalizador atirado da torcida do Corinthians durante o duelo com o San José, disputado na quarta-feira passada, em Oruro. Carlos Casso, presidente do Comitê de Futebol do Strongest, também procurou desvincular seu clube da situação.

“Esse é um tema extra-futebolístico e temos que saber dividir as coisas. Aconteceu algo que não queríamos que acontecesse, não é um tema futebolístico. Nós viemos para jogar futebol e dar espetáculo. O que aconteceu em Oruro deixou o futebol em segundo plano”, afirmou.

Doze torcedores do Corinthians foram indiciados e estão presos na Bolívia. Em São Paulo, um menor de 17 anos se apresentou como responsável por disparar o sinalizador que atingiu Kevin. Punido, o time será obrigado a mandar seus jogos com portões fechados na Libertadores.

Apesar da situação complexa, Carlos Casso acredita em uma solução para o problema. “O povo boliviano continua muito triste. Imagine o que significa perder uma vida. Mas sabemos que tudo vai se resolver. Temos que aprender com isso para que não se repita”, declarou.

Na primeira rodada da Copa Libertadores, o Strongest venceu o Arsenal e o São Paulo perdeu do Atlético-MG. Em um confronto importante para as pretensões das duas equipes na Copa Libertadores, brasileiros e bolivianos duelam às 21h30 desta quinta-feira, no Morumbi.