Futebol Internacional

Com gol brasileiro, Borussia Dortmund vence e avança na Liga dos Campeões

Borussia conhecerá seu adversário nas quartas de final somente no dia 15 de março

Agência Estado

Jogadores do Borussia comemoram classicação às quartas de final da Liga dos Campeões

Sem dificuldades, o Borussia Dortmund venceu por 3 a 0 nesta terça-feira e despachou o Shakhtar Donetsk nas oitavas de final da Liga dos Campeões, diante de sua torcida. O zagueiro brasileiro Felipe Santana marcou um dos gols da equipe alemã. Os dois times haviam empatado por 2 a 2 no jogo de ida, na Ucrânia.


Zagueiro brasileiro Felipe Santana marcou um dos gols do Borussia
O Borussia vai conhecer seu adversário nas quartas de final somente no dia 15 de março, data do sorteio dos confrontos da principal competição europeia. Na outra partida disputada nesta terça, o Real Madrid bateu o Manchester United, de virada, por 2 a 1, e também avançou às quartas.

Depois de enfrentar dificuldade em solo ucraniano, o Borussia não teve problemas para confirmar o favoritismo diante dos visitantes. Com apoio de sua fanática torcida, o time alemão dominou o confronto desde o início e praticamente não deu chances aos rivais.

Após criar boas chances no início, o time da casa abriu o placar aos 30 minutos. Felipe Santana, ex-Figueirense, subiu mais alto que a defesa no primeiro poste e cabeceou no canto esquerdo do goleiro.

Embalado, o Borussia buscou o segundo gol antes do intervalo. Lewandowski cruzou da direita e Götze aproveitou vacilo da zaga para completar com tranquilidade para as redes, aos 38.

Contando com os brasileiros Fernandinho, Taison, Alex Teixeira, Luiz Adriano entre os titulares, o Shakhtar quase não ameaçava o gol alemão. No segundo tempo, Taison deu lugar a Douglas Costa. Mas o time ucraniano pouco criou no ataque.

O Borussia, por sua vez, continuava a levar perigo sem fazer maior esforço. Aos 13, Kuba Blaszczykowski anotou o terceiro ao aproveitar rebote do goleiro. O gol deu ainda maior tranquilidade aos alemães, que souberam administrar a boa vantagem no placar até o apito final.

FICHA TÉCNICA
BORUSSIA DORTMUND 3 X 0 SHAKTAR DONETSK

Local: Borussia-Park, em Dortmund (ALE)
Data: 5 de março de 2013, terça-feira
Horário: 16h45 (de Brasília)
Árbitro: Damir Skomina (Eslovênia)
Assistentes: Matej Zunic (Eslovênia), Bojan UI (Eslovênia)
Cartões amarelos: Kucher (Shaktar)

GOLS: Felipe Santana aos 30 e Mario Gotze aos 37 do primeiro tempo; Kuba Blaszczykowski aos 14 do segundo

BORUSSIA DORTMUND: Weindenfeller; Subotic, Piszczek, Felipe Santana e Schmelzer; Bender (Kehl), Gundogan (Nuri Sahin), Mario Gotze, Marco Reus e Kuba Blaszczykowski (Grosskreutz); Lewandowski
Técnico: Jurgen Klopp

SHAKTAR DONETSK: Pyatov; Kucher, Rat, Rakitskiy e Hubschman (Stepanenko); Fernandinho, Alex Teixeira, Srna, Luiz Adriano e Mkhitaryan; Taison (Douglas Costa)
Técnico: Mircea Lucescu